Educação Física

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A idealização do corpo perfeito nas redes sociais e sua influência acerca da qualidade de vida.
    (2021-12-01) Silva, Maria Isbela Conceição
    O estudo implica acerca do corpo perfeito que as redes sociais compartilha e defende, impondo que qualidade de vida é vista na construção do corpo belo.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Nível de atividade física e índice de massa corporal em adolescentes
    (2021-12-06) Sousa, Lucas Rodrigues de; Oliveira, João Victor Dias de Carvalho
    O nível de atividade física e índice de massa corporal em adolescentes tem se tornado um dado importante nos dias de hoje. Devido ao grande avanço tecnológico e a facilidade de comidas preparadas de forma rápida e com alto índice calórico, vemos como consequência uma drástica diminuição da prática de atividade física que como consequência ocasionando um aumento no sedentarismo entre adolescente. Sendo uma questão em ascendência em nossa sociedade e que tem despertado a atenção de muitos pesquisadores, pois é observado que temos uma carência em nossas escolas referente a importância da prática de atividade física e como o sedentarismo pode levar há doenças crônicas. Porém, em contrapartida, a forma de mudar esses dados drasticamente em relação ao aumento de peso em adolescentes versus o aumento do sedentarismo seria a criação de programas de incentivo em escolas e ambientes abertos, para mostrar como jovens acima do peso podem melhorar seu IMC a partir da prática de exercícios e com isso criar a conscientização da importância desses hábitos para a saúde. No que se refere à prática de atividade física na adolescência, esta pode estimular o crescimento físico, melhor a autoestima, relaxamento, gasto de energia, percepção do próprio corpo, colaborar com o desenvolvimento social além de propiciar uma série de benefícios pra a saúde e bem-estar. Uma que vez que esses jovens tenham consciência que uma boa alimentação e exercícios trazem muitos benefícios a saúde e que isso pode ser incorporado a vida adulta, eles terão o hábito de perpetuar esse método ao longo de sua vida.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    Treinamento resistido e lesões no Brasil: uma revisão da literatura
    (2021-12-05) Alves, Jackson Souza; Rodrigues, Tiago Antônio Alves
    Com um aumento significativo nos praticantes do treinamento resistido, houve também um aumento no numero de lesões. Estudos indicam um elevado número de lesões em decorrência do treinamento resistido, sugerindo a relação destas lesões com exercícios realizados incorretamente, métodos de treino inadequados, utilização de cargas demasiadamente elevadas e falta de acompanhamento profissional.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    A relevância do profissional de educação física no acompanhamento da musculação e prescrição de exercícios retratada pela literatura
    (2021-12-05) Pimentel, Philipe Vieira; Alves, José Antônio Cardoso Fagundes
    Esse trabalho tem a intenção de apresentar a relevância do profissional de Educação Física no acompanhamento da musculação e prescrição de exercícios em academias, além de abordar a necessidade de uma prática correta e de um acompanhamento profissional. A pesquisa foi realizada através de uma revisão bibliográfica. Conclui-se que a relevância e atuação desse profissional é uma ação necessária e que não pode ser ignorada, dado que esses profissionais são conhecedores das atividades exercidas nesses ambientes, pois consideram princípios e aplicam a maneira correta da prática de exercícios, visando a busca dos objetivos de cada indivíduo.
  • Artigo Científico Acesso fechado
    O impacto da pandemia na obesidade e nos níveis de atividade física
    (2021-12-05) Silva Junior, Genevaldo Alves da; Pimentel, Wenderson Domingues
    A diminuição dos níveis de atividade física atinge todas as classes econômicas no mundo, levando à obesidade e contribuindo com o aumento dos óbitos pelo novo coronavírus (COV-19). Desta forma, O presente artigo teve como objetivo analisar o impacto da pandemia do COVID-19 no aumento da obesidade e redução dos níveis de atividade física da população, descrever as consequências advindas da pandemia do COVID-19, verificar o impacto no aumento da obesidade da população e da redução dos níveis de atividade física da população. Este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, para a realização da pesquisa foi necessário a elaboração de oito fases, sendo compostas por escolha do tema, elaboração do plano de estudo, identificação, localização, compilação, fixamente, análise e interpretação e redação. Com tudo, o resultado desta analise evidenciou que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), à obesidade, entre 1975 e 2016, teve um aumento significativo em países com baixa renda. Pode se concluir então o que antes era problema somente dos países sub desenvolvidos, hoje se tornou um problema mundial. Mais de 1,9 bilhões de adultos estavam com sobrepeso e 650 milhões eram obesos em 2016, apontando a obesidade como um cooperante fortíssimo para o agravamento da COVID-19, contabilizando no total, mais 13% da população mundial.