Abordagens terapêuticas no desenvolvimento motor, cognitivo e de linguagem do paciente pediátrico com transtorno do espectro autista: Uma revisão integrativa

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Data

2022-06-21

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências da Saúde

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Beatriz Fonseca Kovalski

Orientador

Luana Silva Borba

Coorientador

Resumo

Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação, comportamentos repetitivos e restritos. O comprometimento do desenvolvimento neurológico tem como consequências o atraso na fala, nas habilidades motoras e na aprendizagem. O fisioterapeuta através de estímulos e experiências sensório-motoras, pode beneficiar este indivíduo, melhorando sua coordenação motora, equilíbrio, cognição, praxia e consequentemente, melhora sua comunicação e o convívio social. Objetivo: O presente estudo, teve como objetivo revisar a literatura sobre as possibilidades de abordagens terapêuticas no tratamento de crianças diagnosticadas com TEA e os efeitos destas terapias no desenvolvimento motor, cognitivo e de linguagem. Métodos: As buscam foram realizadas nas bases de dados eletrônicas Pedro, Crochane, Pubmed, Scielo/BVS. Foram incluídos estudos que avaliaram as habilidades motoras, cognitivas e/ou de linguagem de crianças com diagnóstico de TEA após serem submetidas a alguma abordagem terapêutica relevante para o tratamento e seu desenvolvimento. A avaliação do risco de viés foi realizada através da Escala Downs and Black. Resultados: Foram identificados 474 estudos na pesquisa. Após leitura, foram selecionados 60 estudos para a leitura na íntegra. Destes, 30 estudos eram duplicados, e outros 20 estudos foram excluídos por não corresponder aos critérios estabelecidos para a pesquisa. Por fim, foram selecionados 10 estudos para serem analisados nesta revisão. Conclusão: As abordagens apresentadas confirmam que é preciso integrar tratamentos motores, cognitivos e de linguagem para um desenvolvimento adequado destes pacientes pediátricos com TEA. A Fisioterapia tem um importante papel, podendo oportunizar experiências de meios diversificados de tratamento. Palavras-chave: Condutas terapêuticas, Transtorno do Espectro Autista, Fisioterapia, Crianças.

Palavras-chave

transtorno do espectro autista, desenvolvimento, abordagens terapeuticas

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