Análise sobre CRM (corporate resource management) na aviação civil
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Data
2022-06-20
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
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Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Carvalho de Souza, João Victor
Orientador
Silva, Orlando Flávio
Coorientador
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar o histórico, o desenvolvimento, a implementação, a eficiência e a validade, em escala global, do Corporate Resource Management (CRM) no ideário aviatório. O CRM se trata de um método para melhorar, através de treinamento, o gerenciamento de aspectos interpessoais, tais como: consciência situacional, assertividade, comunicação, liderança, resolução de problemas, tomada de decisão e trabalho em equipe. O estudo do CRM é importante no treinamento dos pilotos porque estas mesmas características tendem a degradar em situações críticas no cockpit. Historicamente, a partir da análise de dados e estudos realizados por diversas entidades, tais como a NASA (National Aeronautics and Space Administration) e o CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), percebeu-se que a maior causa de um acidente aéreo é a falha humana (ficando com cerca de 67%), sendo seguida pela falha técnica (cerca de 21%) e o mau tempo com (cerca 6%). O CRM, portanto, tem importância significativa no aprimoramento da segurança operacional da aviação e na eficiência das operações, mitigando substancialmente os riscos associados à um acidente ou incidente causado por falha humana, que é a causa mais comum de acidente na aviação. Este estudo se utilizou de pesquisas bibliográficas, de caráter qualitativo e quantitativo, através de uma série de documentos, tais como: a) livros, artigos e periódicos especializados; b) revistas aeronáuticas; c) sites oficiais ou com boa credibilidade no cenário da aviação.
Palavras-chave
Levantamento de dados, Eficiência do CRM, Ferramenta de mitigação de erros, Redução de acidentes, Segurança de voo, Aviação