Análise de emissões de HCT e CO de motor a diesel usando biodiesel produzido de resíduos de óleo de fritura a partir da tecnologia de plasma não térmico
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Data
2020
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Agrárias
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Osório, Fernando da Silva
Orientador
Cubas, Anelise Leal Vieira
Coorientador
Moecke, Elisa Helena Siegel
Resumo
Researches for new fuel replacements petroleum diesel (petrodiesel), used in
compression combustion engines, indicate biodiesel as main applicant, due his sustainability
and usage possibility in energetic matrices. In this work an analysis for gases emission from a
diesel compressor combustion engine (CCE) was formulate, regarding HCT emissions (%, v/v)
and CO (ppm). Is applied biodiesel (B100) derivate from frying oil transesterification produced
in two ways – conventional chemical catalysis and non-thermal plasma technology (PNT). By
this way, three engine rotation series had emission investigated – 900, 1500 and 2500 rpm,
comparing equal tests realized using biodiesel obtained for chemical transesterification
catalysis of frying residual oil and conventional road diesel S-500, acquired from gas station
without biodiesel adds. The blends (proportion mixes) uses as base S-500 and B100 prepared
by 15 and 30 PNT minutes at 2, 12, 20 and 50% biodiesel volume with S-500. Those diesel
engine application mixes of S-500 and biodiesel with 15 and 30 minutes of PNT showed
reduction efficiency in HCT and CO indexes allied 62% and 80% reductions, respectively,
comparing emissions taking only S-500. Frying biodiesel oil shown his emissions efficiency
with low CO and HCT levels, emphasizing reductions in biodiesel from PNT technology
produced.
A procura de combustíveis substitutos do diesel originário do petróleo, ou petrodiesel, para uso em motores de combustão por compressão, aponta o biodiesel como principal candidato devido a sustentabilidade e possibilidade de expansão em matrizes energéticas. Neste trabalho foi realizada a análise de emissões de gases de escape de um motor de combustão por compressão (MMC) a diesel, em relação a emissões de HCT (%, v/v) e CO (ppm). Foi usado biodiesel (B100) da transesterificação de óleo de fritura produzido de duas formas – catálise química convencional e pela tecnologia de plasma não térmico (PNT). Foram investigadas as emissões em três regimes de rotação do motor - 900, 1500 e 2500 rpm, a nível de comparação os mesmos testes foram realizados com o biodiesel obtido pelo processo de catálise química de transesterificação do óleo de fritura residual e com diesel rodoviário S-500 adquirido em postos de combustíveis e sem adição de biodiesel. As proporções de misturas ou blends usam como base o S-500 e B100 tratado com 15 e 30 minutos de PNT em 2, 12, 20 e 50% de biodiesel em volume com S-500. A aplicação de misturas de S-500 com biodiesel produzido com 15 e 30 minutos de PNT no motor a diesel mostrou eficácia na redução dos índices de HCT e CO com reduções de 62% a 80%, respectivamente, em comparação às emissões usando apenas o S-500. O biodiesel de óleo de fritura usado mostrou-se eficiente nas emissões com baixos índices de CO e HCT acentuando reduções no uso do biodiesel produzido pela tecnologia do PNT.
A procura de combustíveis substitutos do diesel originário do petróleo, ou petrodiesel, para uso em motores de combustão por compressão, aponta o biodiesel como principal candidato devido a sustentabilidade e possibilidade de expansão em matrizes energéticas. Neste trabalho foi realizada a análise de emissões de gases de escape de um motor de combustão por compressão (MMC) a diesel, em relação a emissões de HCT (%, v/v) e CO (ppm). Foi usado biodiesel (B100) da transesterificação de óleo de fritura produzido de duas formas – catálise química convencional e pela tecnologia de plasma não térmico (PNT). Foram investigadas as emissões em três regimes de rotação do motor - 900, 1500 e 2500 rpm, a nível de comparação os mesmos testes foram realizados com o biodiesel obtido pelo processo de catálise química de transesterificação do óleo de fritura residual e com diesel rodoviário S-500 adquirido em postos de combustíveis e sem adição de biodiesel. As proporções de misturas ou blends usam como base o S-500 e B100 tratado com 15 e 30 minutos de PNT em 2, 12, 20 e 50% de biodiesel em volume com S-500. A aplicação de misturas de S-500 com biodiesel produzido com 15 e 30 minutos de PNT no motor a diesel mostrou eficácia na redução dos índices de HCT e CO com reduções de 62% a 80%, respectivamente, em comparação às emissões usando apenas o S-500. O biodiesel de óleo de fritura usado mostrou-se eficiente nas emissões com baixos índices de CO e HCT acentuando reduções no uso do biodiesel produzido pela tecnologia do PNT.
Palavras-chave
Biodiesel, Emissão HCT e CO, Plasma não térmico, Motor diesel, Óleo residual de fritura