Sustentabilidade nas instituições de ensino superior: um framework de autoavaliação progressiva para universidades comunitárias

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Data
2019
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Agrárias
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Mazon, Simone
Orientador
Dutra, Ana Regina de Aguiar
Coorientador
Costa, Rogério Santos da
Resumo
A sustentabilidade é um termo comumente associado à questões relacionadas ao meio ambiente, no entanto, o conceito é mais amplo e diz respeito à ações que promovam o crescimento econômico e social, sem comprometer o bem estar das próximas gerações. A literatura relata inúmeras iniciativas das universidades ao redor do mundo no sentido de tornar a sustentabilidade o foco crítico no ensino, pesquisa, extensão e operações buscando maneiras inovadoras de avaliar e relatar este movimento. No Brasil, as universidades comunitárias ocupam um importante papel de descentralizar o ensino superior e tem relevância em termos de número de estudantes e de impacto econômico sobre os municípios. Neste sentido, esta dissertação teve o objetivo de apresentar a modelagem de um framework capaz de auxiliar as universidades comunitárias de Santa Catarina, sul do Brasil, na autoavaliação de sua maturidade em termos de sustentabilidade. A pesquisa iniciou com a análise dos Planos de Desenvolvimento Institucionais buscando entender como a sustentabilidade está presente nos objetivos e metas deste documento. Partindo disto, foi proposto um instrumento que pudesse auxiliar na autoavaliação de diversos aspectos relacionados às dimensões do conceito de sustentabilidade: social, econômica e ambiental. A base teórica para o desenvolvimento do instrumento foi a descrição das metodologias de ferramentas de avaliação de sustentabilidade consagradas e utilizadas por universidades internacionais, juntamente com a percepção e interpretação de gestores das universidades comunitárias catarinenses. O resultado desta construção foi um framework de autoavaliação progressiva que poderá capacitar as universidades comunitárias a coletar, registrar e relatar suas ações, tornando o processo de avaliação externo mais simplificado. Espera-se com esta pesquisa que as universidades comunitárias de Santa Catarina possam iniciar um caminho que as leve a estar entre as instituições de nível superior integralmente comprometidas com a sustentabilidade.

Palavras-chave
Sustentabilidade, Universidades comunitárias, Avaliação de sustentabilidade
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