Jardim Montessori: Centro de Educação Infantil em Divinópolis/MG
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022-06-26
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Melo, Jéssica
Orientador
Cristelli, Rafael
Coorientador
Braga, Viviane
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a importância da arquitetura escolar para o ensino dos alunos, com foco na aplicação do Método Montessori. Com base em revisões bibliográficas, a pesquisa aborda as principais características do Método Montessori, comparando ao Método Tradicional que são aplicados nas escolas brasileiras. Dessa forma, foram estabelecidas as diretrizes arquitetônicas para concepção de um ambiente preparado em uma escola Montessoriana. Através da análise do terreno escolhido, foi realizado um levantamento de dados acerca do entorno, condicionantes ambientais e legislativas da região. Por meio desses fundamentos, busca-se entender o planejamento adequado do espaço físico, para aplicação correta do Método Montessori, de modo que estimule a interação da criança com o ambiente físico, tornando-a protagonista do próprio aprendizado.
Palavras-chave
Ensino Infantil, Método Montessoriano., Arquitetura escolar, Ambiente preparado