Jardim Montessori: Centro de Educação Infantil em Divinópolis/MG

Nenhuma Miniatura disponível

Data

2022-06-26

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Melo, Jéssica

Orientador

Cristelli, Rafael

Coorientador

Braga, Viviane

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a importância da arquitetura escolar para o ensino dos alunos, com foco na aplicação do Método Montessori. Com base em revisões bibliográficas, a pesquisa aborda as principais características do Método Montessori, comparando ao Método Tradicional que são aplicados nas escolas brasileiras. Dessa forma, foram estabelecidas as diretrizes arquitetônicas para concepção de um ambiente preparado em uma escola Montessoriana. Através da análise do terreno escolhido, foi realizado um levantamento de dados acerca do entorno, condicionantes ambientais e legislativas da região. Por meio desses fundamentos, busca-se entender o planejamento adequado do espaço físico, para aplicação correta do Método Montessori, de modo que estimule a interação da criança com o ambiente físico, tornando-a protagonista do próprio aprendizado.

Palavras-chave

Ensino Infantil, Método Montessoriano., Arquitetura escolar, Ambiente preparado

Citação