O impacto do ensino a distância ocasionado pela pandemia na graduação em enfermagem: uma revisão de literatura
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Data
2022
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Cunha, Isabele Caroline Lopes da
Francio, Caroline Emanuele
Orientador
Kuse, Elisandra Alves
Coorientador
Resumo
Resumo: Em março de 2020 a Organização Mundial da Saúde decretou pandemia devido a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), medidas de isolamento social foram impostas. Na educação o ensino remoto foi a alternativa para que os calendários de ensino não tivessem grandes prejuízos. Objetivo geral: Analisar na literatura nacional o impacto das medidas de isolamento social como medida preventiva durante a pandemia por Covid-19 afetou o processo formativo dos estudantes de cursos de ensino superior em enfermagem. Metodologia: Pesquisa de revisão bibliográfica integrativa, a coleta de dados se deu por meio da base de dados das plataformas científicas digitais Scielo, LILACS e BEDENF onde foram selecionados artigos científicos e monografia obtendo um total de 10 produções para discussão. Resultados: Os artigos selecionados foram analisados de forma crítica, onde se verificou os aspectos metodológicos e a semelhança entre os resultados encontrados, sendo esta análise efetuada de forma atenta, retratado em forma de síntese de conhecimento sendo constituída duas categorias: facilitadoras e limitadoras. Conclusão: O modelo de ensino a distância implantando na pandemia apresenta impactos benéficos como a manutenção da graduação e do vínculo entre docente e discente durante o isolamento social, flexibilização do ensino, economia de tempo para locomoção até as instituições de ensino e desenvolve a autonomia dos acadêmicos, porém apresenta desvantagens, os alunos e professores não apresentam domínio sobre as plataformas de ensino digital, aparelhos eletrônicos não aptos, instabilidade na internet, carência de interação em grupo e do desenvolvimento de habilidades práticas.
Palavras-chave
Covid-19, Ensino de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Formação Profissional em Saúde, Acesso as tecnologias