Escritores da liberdade: contribuições da logoterapia para educação
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Yamakawa, Erik Eiji
Guerretta, Gabrielle Gushiken
Orientador
Hokama, Erica
Coorientador
Resumo
No presente trabalho, realizamos uma discussão acerca do filme Escritores da Liberdade a partir das bases conceituais da logoterapia, contribuindo para a compreensão do uso desta teoria na análise em situações práticas, no contexto escolar e educacional e em situações críticas. Construímos a discussão com base nos conceitos fundamentais da logoterapia, no caso a liberdade da vontade, a vontade de sentido e o sentido da vida, assim como o conceito de autotranscendência. Utilizamos como método a pesquisa documental, na qual quatro trechos do filme foram selecionados e analisados com base na teoria da logoterapia. Concluímos que uma educação voltada para realização existencial possibilita a integração existencial do sujeito que sofre e que é tomado por vazio existencial, assim como permite a geração de autonomia e consciência, incentivando a liberdade de escolha à medida que desenvolve a responsabilidade.
Palavras-chave
Educação, Logoterapia, Sentido, Liberdade, Autotranscendência