Escritores da liberdade: contribuições da logoterapia para educação

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Data

2022

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Yamakawa, Erik Eiji
Guerretta, Gabrielle Gushiken

Orientador

Hokama, Erica

Coorientador

Resumo

No presente trabalho, realizamos uma discussão acerca do filme Escritores da Liberdade a partir das bases conceituais da logoterapia, contribuindo para a compreensão do uso desta teoria na análise em situações práticas, no contexto escolar e educacional e em situações críticas. Construímos a discussão com base nos conceitos fundamentais da logoterapia, no caso a liberdade da vontade, a vontade de sentido e o sentido da vida, assim como o conceito de autotranscendência. Utilizamos como método a pesquisa documental, na qual quatro trechos do filme foram selecionados e analisados com base na teoria da logoterapia. Concluímos que uma educação voltada para realização existencial possibilita a integração existencial do sujeito que sofre e que é tomado por vazio existencial, assim como permite a geração de autonomia e consciência, incentivando a liberdade de escolha à medida que desenvolve a responsabilidade.

Palavras-chave

Educação, Logoterapia, Sentido, Liberdade, Autotranscendência

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