Educação infantil na perspectiva inclusiva: notas sobre o cotidiano familiar de uma criança com transtorno do espectro autista em tempos de pandemia
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Data
2022
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Bernardo, Thayse Eduarda
Orientador
Simiano, Luciane Pandini
Coorientador
Resumo
O presente artigo analisa como o isolamento social atingiu o cotidiano familiar de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) incluída na educação infantil. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, que teve como instrumento de pesquisa um questionário contendo 45 (quarenta e cinco) questões, tendo como sujeitos uma criança incluída na educação infantil e sua família. Ainda, utilizou-se como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica. Com o tema, surge a seguinte questão problema: como está organizado o cotidiano familiar de uma criança com TEA incluída na educação infantil em tempos de pandemia? Apresenta como objetivos específicos: conhecer o contexto familiar da criança com TEA na educação infantil em tempos de pandemia; investigar como a família percebe a inclusão dessa criança na Educação Infantil e identificar os limites e desafios enfrentados pela família na educação e cuidados com a criança em isolamento social. Ao conhecer o contexto familiar de uma criança com TEA inserida na educação infantil, conclui-se que diante do contexto pandemia, não obstante o receio enfrentando pela família no sentido de não ver o desenvolvimento diário de sua criança, conforme proporcionado pela frequência regular em instituição educativa, esta buscou soluções alternativas, investindo nos vínculos com todas as famílias e na adaptação das propostas para todas as crianças, levando, assim, a família pesquisada a se sentir incluída.
Palavras-chave
Educação infantil, Autismo, Inclusão