Flávio Império e o Canteiro Cultural

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Data

2022-09-14

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

NUNES, Thiago Colatrelli

Orientador

RAMOS, Fernando Guillermo Vázquez

Coorientador

Resumo

Flávio Império (1935–1985) foi cenógrafo, arquiteto, artista plástico e professor universitário. Em 1956, ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP) quando já trilhava os primeiros passos como cenógrafo, figurinista e diretor teatral. Integrante do Grupo Arquitetura Nova, ao lado dos arquitetos Sérgio Ferro e Rodrigo Lefèvre, iniciou a carreira docente em 1962. A cenografia de Império trouxe para o teatro o viés crítico à situação social que se passava no Brasil com a contribuição original em sua obra, e marcou a transição do estilo decorativo da cenografia brasileira para a cenografia não-ilusionista. Como objetivo geral, a pesquisa busca analisar a cenografia do arquiteto-cenógrafo em suas obras cênicas, considerando a utilização dos materiais não convencionais, a aplicação de novas tecnologias e demais inovações e criações. Por meio de uma pesquisa qualitativa bibliográfica e documental foram examinados materiais iconográficos, filmes, entrevistas, desenhos, fotos, croquis e projetos, com foco nas obras cênicas realizadas no Teatro Oficina, a fim de identificar traços artísticos e cenográficos recorrentes em suas obras tais como: repetições de materiais, trabalho colaborativo e cenotécnica aparente. A relevância da obra de Flávio Império deixou legado na cenografia brasileira e esse trabalho procura contextualizar sua presença marcante na cena atual, possibilitando o seu estudo para as próximas gerações de cenógrafos.

Palavras-chave

Flávio Império, Cenografia, Tecnologia Teatral, Teatro Oficina

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