Flávio Império e o Canteiro Cultural
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Data
2022-09-14
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
NUNES, Thiago Colatrelli
Orientador
RAMOS, Fernando Guillermo Vázquez
Coorientador
Resumo
Flávio Império (1935–1985) foi cenógrafo, arquiteto, artista plástico e professor universitário. Em 1956, ingressou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP) quando já trilhava os primeiros passos como cenógrafo, figurinista e diretor teatral. Integrante do Grupo Arquitetura Nova, ao lado dos arquitetos Sérgio Ferro e Rodrigo Lefèvre, iniciou a carreira docente em 1962. A cenografia de Império trouxe para o teatro o viés crítico à situação social que se passava no Brasil com a contribuição original em sua obra, e marcou a transição do estilo decorativo da cenografia brasileira para a cenografia não-ilusionista. Como objetivo geral, a pesquisa busca analisar a cenografia do arquiteto-cenógrafo em suas obras cênicas, considerando a utilização dos materiais não convencionais, a aplicação de novas tecnologias e demais inovações e criações. Por meio de uma pesquisa qualitativa bibliográfica e documental foram examinados materiais iconográficos, filmes, entrevistas, desenhos, fotos, croquis e projetos, com foco nas obras cênicas realizadas no Teatro Oficina, a fim de identificar traços artísticos e cenográficos recorrentes em suas obras tais como: repetições de materiais, trabalho colaborativo e cenotécnica aparente. A relevância da obra de Flávio Império deixou legado na cenografia brasileira e esse trabalho procura contextualizar sua presença marcante na cena atual, possibilitando o seu estudo para as próximas gerações de cenógrafos.
Palavras-chave
Flávio Império, Cenografia, Tecnologia Teatral, Teatro Oficina