Engenharia Química

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Otimização da gestão de resíduos da indústria de tintas através do coprocessamento visando a minimização de impactos ambientais
    (2023-12) DINIZ, Ana Clara Barros; SOUZA, Rafaela Cristina Santana de; JUNIOR, Willy Richard Lucas
    A Revolução Industrial do século XVIII consolidou mudanças significativas, como a produção em larga escala de bens manufaturados e o consequente impacto ambiental resultante do rápido desenvolvimento tecnológico. Através de convenções, foram estabelecidos parâmetros mínimos para a gestão ambiental. Posteriormente, surgiu a norma internacional ISO 14001, que implementa práticas de gestão ambiental no contexto industrial, validando o compromisso com a preservação ambiental. Utilizando conhecimentos adquiridos por meio de referenciais como a ISO 14001 e inferências relacionadas a gestão ambiental, realizou-se um estudo de aplicação do controle ambiental em uma indústria de tintas. Essa pesquisa promoveu uma avaliação da eficiência da gerência de resíduos químicos já aplicados em uma empresa do setor de tintas e identificou possíveis melhorias em suas dependências, focados no coprocessamento de resíduos sólidos contaminados. Conduzindo esta análise de forma estruturada, realizou-se o alinhamento de objetivos, levantamento de dados por meio de entrevistas, coleta do banco de dados dos setores de qualidade e do financeiro, análise e caracterização dos resíduos, avaliação de conformidade com a legislação, propondo recomendações e estratégias de otimização. A análise dos resíduos revelou inadequações na segregação e descarte, identificando materiais passíveis de otimização. A conformidade com a legislação e viabilidade econômica foi avaliada e o estudo evidenciou a necessidade de revisão dos processos, treinamento adequado e integração entre setores, visando redução de resíduos e aprimoramento ambiental.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Influência do preparo de amostras de minério de ferro na análise de fluorescência de raio-x
    (2023-12) Correa, Thais Cristina da Silva; Mariano, Eduarda Alexandra; Belém, Camila Oliveira Campelo; Ribeiro, Carolina Queiroz
    Na indústria de mineração, o controle de qualidade é fundamental para que o material seja entregue nas especificações corretas. Para isso o controle de qualidade usa de técnicas apropriadas, dentre essas a Espectrometria de Fluorescência por raio x. Entretanto, essa técnica dispõe de duas formas de preparo das amostras, a prensada e a fundida. O presente trabalho se empenhou em avaliar a influência do preparo de amostra no desempenho da técnica. Os dados compilados mostram que tanto a metodologia fundida quanto a prensada apresentam resultados semelhantes, podendo ser aplicadas de forma confiável no controle de qualidade do minério de ferro, devendo ser analisada a precisão, exatidão e custo, sendo indicado o método com fundição.
  • Monografia Acesso aberto
    A Química do teste do etilômetro
    (2023-07-06) Dutra, Jéssica; Corrêa, Larissa; Avelar, Mariana
    O Brasil é considerado um dos países com o trânsito mais violento em todo o mundo, um dos fatores que contribuem para isso é o hábito de dirigir sob o efeito de álcool. Visando reduzir a prática, diversas leis foram promulgadas para coibir a prática. A lei 12.760 de 2012 que instituiu a tolerância zero para o álcool no trânsito tornou necessária a verificação do nível de ingestão da substância pelos motoristas, ampliando o uso dos etilômetros nas ruas. O trabalho se justifica na necessidade de entender a viabilidade e a confiabilidade dos etilômetros, em comparação aos exames de sangue, que embora sejam seguros e confiáveis, não são passíveis de serem realizados durante blitz da operação ‘Lei Seca’. O trabalho teve como objetivo geral discutir os princípios de funcionamento do teste do bafômetro. O trabalho se refere a uma pesquisa aplicada, qualitativa, descritiva e com delineamento bibliográfico narrativo, usando materiais publicados entre os anos de 2000 e 2023. Com a conclusão do trabalho foi possível perceber que o etilômetro possui eficiência semelhante ao exame de sangue, especialmente para níveis altos de consumo etílico.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Reciclagem de baterias de lítio
    (2023-06-19) Dias, Walison Henrique Coelho; Pereira , Dríadas Gontijo Alves; Alvarenga Junior, Rogerio Caldeira de
    A eletrificação de processos industriais e a popularização de veículos elétricos e eletrônicos têm aumentado a demanda por baterias de íon-lítio. A forma de reciclagem desse dispositivo tem sido tema de grandes debates, pois sua composição oferece grandes riscos ao meio ambiente quando descartada de forma incorreta. A reciclagem adequada dessas baterias é importante para reduzir o desperdício eletrônico, recuperar materiais valiosos e mitigar os riscos ambientais. A logística reversa é proposta como uma estratégia para a reciclagem de baterias de íon-lítio, permitindo que elas sejam reintegradas à cadeia de suprimentos. Para a separação dos materiais que a compõe se faz necessário a trituração, no entanto, a trituração direta das baterias é arriscada devido ao potencial explosivo em razão de ainda existir as cargas residuais. Portanto, o processo de descarga por eletrólise e trituração em atmosfera inerte é uma alternativa segura e eficaz para a reciclagem dessas baterias. Esse método permite a recuperação de materiais valiosos, como lítio, cobalto, ferro, níquel, cobre e plástico, presentes nas baterias de íon-lítio. Além dos benefícios ambientais, a reciclagem adequada dessas baterias também traz vantagens econômicas, pois reduz a necessidade de extração de novos recursos naturais e diminui os custos de produção.
  • Artigo Científico Acesso aberto
    Uso das sementes de maracujá em cosméticos, como fonte de renda para pequenos produtores.
    (2022-07-11) Amorim, Bruna; Oliveira, Dayane; Santos, Renata
    Ao analisar as tendências de consumo da sociedade, nota-se que as necessidades e preocupações dos consumidores mudaram inúmeras vezes. Atualmente destaca-se a consciência ambiental e a preocupação sobre o modo de produção dos itens consumidos,como, por exemplo se os insumos são naturais ou sintéticos, e se na composição são utilizados os compostos potencialmente nocivos à saúde, como formol, tolueno,parabenos, chumbo, e microplásticos. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no 1º trimestre de 2022 a taxa de desemprego no Brasil chegou a 11, 9 milhões de desempregados, gerando assim a necessidade de novas fontes de renda. Desta forma, o trabalho vai apresentar um estudo visando um melhor aproveitamento das sementes excedentes do processamento do suco do maracujá, para obtenção de óleo, que poderá ser usado na produção de cosméticos de modo econômico e através de compostos naturais, com a finalidade de obter um produto de alta qualidade, e que possa ser produzido por pequenos produtores de maracujá.