Família e escola, uma parceria no ciclo alfabetizador.
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Goulart, Gabriela Dal-Bó Emerick
Orientador
Goulart, Mariléia Mendes
Coorientador
Resumo
A presente pesquisa tem como tema a importância da parceria família e
escola no processo de alfabetização nos anos iniciais. Acredita-se que para que haja
um processo mais qualitativo nesse período é necessária a parceria entre essas
duas instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento dos
indivíduos. O problema que mobilizou a investigação foi: de que forma ocorre a
participação e parceira da família no processo de alfabetização das crianças no
bloco alfabetizador? Objetivo geral: analisar de que modo as famílias têm participado
no processo de alfabetização das crianças do bloco alfabetizador. Configurou-se a
pesquisa como exploratória, descritiva e de campo. A amostra da pesquisa foi: 01
diretora, 03 professoras, 16 crianças e as 08 famílias de uma turma do terceiro ano
do ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Tubarão. A
coleta de dados se deu por meio de entrevista e questionário. Para a análise dos
dados, buscou-se sustentação teórica em autores como: Soares (2004, 2009),
Ferreiro (2001), Vygotsky (2000a, 2000b, 2007), Saviani (2011), Bock, Furtado e
Teixeira (1999), entre outros. A partir dos resultados deste estudo fica evidente a
importância dessas duas instituições caminharem juntas, tendo em vista uma
formação integral de sujeitos críticos, capazes de transformar sua realidade.
Palavras-chave
Família, Escola, Parceria, Alfabetização