Aviões homologados leves: o que dizem os últimos 10 anos de estatísticas de acidentes no Brasil
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022-11-29
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Scipioni, Henrique Reimers
Orientador
Vieira de Campos, Antônio Carlos
Coorientador
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo geral demonstrar o número de acidentes aeronáuticos ocorridos em aviões de pequeno porte homologados no Brasil nos últimos 10 anos. Foi realizada uma pesquisa exploratória, a qual procura conhecer as características de um fenômeno para procurar explicações das causas e consequências de dito fenômeno com ajuda de procedimento bibliográfico e documental por meio de artigos, reportagens, regulamentos e leis. A abordagem utilizada foi qualitativa que como objetivo buscar e compreender um fenômeno em seu ambiente natural, onde ocorrem e do qual faz parte. A análise dos dados foi feita por meio de gráficos e quadros, analisados de acordo com a fundamentação teórica. Com a ajuda do Painel SIPAER vamos categorizar e entender o que os últimos 10 anos de acidentes nos dizem em relação aos aviões de pequeno porte homologados. Construindo um conhecimento embasado em dados para poder desmitificar o consenso sobre o número de acidentes em pequenos aviões. A investigação de um acidente aéreo por si só, embora não busque responsabilizar os culpados, ela procura evitar que outros acidentes semelhantes ocorram. Ao finalizar a pesquisa, conclui-se que hoje temos como menor índice de ocorrências, nesta ultima década, os bimotores turboélices em primeiro lugar; e de menor índice de acidentes com fatalidades temos os bimotores com motorização a pistão.
Palavras-chave
Aviões homologados, Aviões leves, Acidentes Aeronáuticos, Aviões de pequeno porte