Campus Bauhaus República - um centro universitário aberto para cidade e uma cidade aberta ao centro universitário
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Data
2022-12-15
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
BOLZONI, Nicole
Orientador
BELLOT, Juliane
Coorientador
Resumo
Este trabalho propõe uma nova possibilidade de conceito e projeto para equipamentos educacionais e culturais. A área de intervenção está localizada na cidade de São Paulo, mais especificamente no Distrito República, que hoje é visto como uma região de obsolescência e desvalorização.
Para a realização do trabalho, é feito a contextualização sobre o esvaziamento do centro e a potencialidade que ele pode proporcionar. Ademais, é realizado a crítica sobre o atual conceito de projeto espacial das salas de aula, além das barreiras arquitetônicas e urbanísticas tão comuns nas universidades brasileiras.
Objetiva-se apresentar uma proposta de intervenção de uso misto permeável que possibilite o acesso a cultura e a educação, impactando não apenas os alunos desse centro universitário, mas também a comunidade regional.
Destaca-se, ainda, que o projeto está estruturado em quatro grandes etapas, a saber: (i) estudo sobre o local onde o equipamento será inserido, ressaltando-se a potencialidade do uso da região central de São Paulo; (ii) destaque do papel fundamental da arquitetura e do urbanismo em promover uma fluidez urbana entre os espaços públicos e privados; (iii) o desenvolvimento do interior da edificação (sobretudo em relação à influência da pedagogia montessoriana); (iv) leitura e análise de projetos análogos; e (v) estudo preliminar do projeto proposto.
Palavras-chave
montessori, bauhaus, equipamento educacional, fluidez urbana