Arquitetura e Urbanismo

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  • Monografia Acesso fechado
    Edifício para acolhimento institucional de crianças e adolescentes.
    (2024-06) ROCHA, Nelise Belizario Moulin
    Projeto arquitetônico de um edifício voltado ao serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes, com implantação na Zona Norte de São Paulo, capital, no Bairro Vila Guilherme, com o objetivo de, não só atender a princípios utilitários, mas considerar a influência que o próprio edifício terá na formação da personalidade dos acolhidos, propiciando a eles bem-estar, qualidade de vida e um lar, de fato. O partido do projeto foi elaborado a partir de correlações entre teorias da Psicologia Ambiental e da Neuroarquitetura, conforme referencial teórico, enfatizando o uso de formas curvas nas fachadas, associadas a avaliações emocionais mais positivas do que as linhas retas e angulosas; o uso de materiais naturais; a integração dos ambientes externo e interno; a ideia de prospecto e refúgio, oferecendo vistas amplas e refúgios acessíveis; e a acessibilidade; proporcionando liberdade, tranquilidade e segurança, essenciais para o desenvolvimento e a recuperação das energias dos acolhidos. Seu programa de necessidades respeita, ainda, os parâmetros e espaços mínimos das Orientações Técnicas do CONANDA/2008.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro de reintegração infantil pós tratamento oncológico.
    (2024-06) SANTOS , Halana Neves
    Muito se fala sobre tratamentos oncológicos e os efeitos colaterais na saúde e na vida dos pacientes que passam por esse processo clinico, contudo ainda são poucos os estudos sobre o PÓS tratamento oncológico – em específico do público infanto juvenil. As problemáticas desse estudo se referem ao como essas crianças são reintegradas novamente na vida e na sociedade e quais suas necessidades quanto a relação com outras crianças, além do suporte educacional e recreativo. Para tal, esse trabalho objetiva a elaboração de um Centro de Recreação e Requalificação à Vida: um espaço onde o paciente infanto juvenil conta com uma instalação arquitetônica primorosa pensada em sua reinserção na sociedade, com salas de recreação e aulas, oficinas, brinquedoteca, espaço de fisioterapia e muito contato com a natureza – de forma que seu desenvolvimento seja orgânico.
  • Monografia Acesso aberto
    Hotel cápsula na região da Faria Lima.
    (2024-06) SOUZA, Luane Lourdes Santana Veras
    Os hotéis cápsulas tomaram força na década de 70 com as influências dos movimentos do metabolismo e da modularidade, nasceram no Japão com o objetivo de ajudar os trabalhadores que perdiam os últimos trens e precisavam de um local para dormir com bom custo beneficio porém acabou se tornando cada vez mais comercializado para turistas e para as demais pessoas que precisariam ficar na cidade por curta permanência. Com, a popularidade dos hotéis acabou se espalhando para grandes metrópoles ao redor do mundo além de crescer para locais como aeroportos, lugares com concentração de turistas e de empresas. Com isso, a Faria Lima acaba se destacando para esse tipo de hospedagem, por ser considerado o centro corporativo da cidade de São paulo, fazendo com que o público alvo do projeto se torne os trabalhadores da região da Faria Lima. Afinal, nossa maior justificativa se trata da alta demanda de funcionários presentes nas multinacionais, que possuem sede em São Paulo porém residem em outras cidades, ou em outros estados, e precisam vim na sede apenas para reuniões, congressos, palestras ou com ao adesão do home office acabam precisando ir no escritório em uma menor quantidade. Além, da rotina exaustiva também acaba se tendo fatores externos como dificuldade de transporte e alto custo em relação a passagens de avião ou ônibus. Tornando, o objetivo do trabalho ser apresentado um projeto arquitetônico com ênfase em espaços menores para descanso de curta permanência, tentando solucionar a problemática envolvida na tamanha quantidade de funcionários que acabam não tendo tanta facilidade para repouso e higiene durante a rotina corrida de viagens à trabalho ou idas a sede da empresa
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    A importância da arquitetura na aprendizagem: o projeto SENAC.
    (2024-06) MIRANDA, Luiza Belvizo
    A arquitetura desempenha um papel fundamental no ambiente educacional, moldando não apenas o espaço físico, mas também a jornada de aprendizado dos estudantes. Neste trabalho, é explorado como o projeto arquitetônico de instituições de ensino profissionalizante influencia diretamente o desenvolvimento dos alunos, levando em conta fatores como o arranjo das salas, a iluminação, a acústica e o conforto ambiental, assim como a capacidade de estimular a interação social e a criatividade. Também é investigado como abordagens inovadoras na arquitetura podem se adaptar às necessidades da educação contemporânea, que busca métodos de ensino mais flexíveis, personalizados e envolventes. Ao analisar casos de sucesso e boas práticas em design educacional, é possível ver como a arquitetura pode desempenhar um papel vital na melhoria da qualidade da educação, inspirando alunos, criando ambientes que estimulam o aprendizado e proporcionando um espaço propício para a construção do conhecimento. A pesquisa tem como base estudos de casos reais, análises de projetos arquitetônicos, revisão de literatura acadêmica e materiais de profissionais experientes em educação e arquitetura. Os resultados destacam a importância de considerar atentamente a arquitetura como parte integrante do processo educacional, visando à criação de espaços que não apenas facilitem o aprendizado, mas também promovam o bem-estar dos alunos e contribuam para o sucesso acadêmico. Este trabalho tem como objetivo fornecer diretrizes e insights valiosos para arquitetos, educadores e formuladores de políticas públicas interessados em aprimorar o ambiente de ensino e, assim, elevar a qualidade da educação oferecida.
  • Monografia Acesso aberto
    Viver vertical | retrofit para habitação de interesse social
    (2023-12) BURREGO, Breno
    O presente trabalho questiona como a cidade de São Paulo verticalizou-se sem adensar, enquanto espraia-se horizontalmente sem limites, deixando a periferia sem infra estrutura e claro, sempre para as classes menos favorecidas financeiramente. Foi possível compreender a incidência do problema de habitação de São Paulo, as questões históricas em relação ao poder público e sua legislação e principalmente como a segregação das modificações físico e geográficas na cidade acabam por deixar a cidade com edifícios ociosos, pessoas sem moradia e muito mais pessoas morando distante de onde tudo acontece e todos se encontram: no Centro. Assim, a partir do primeiro capítulo acompanhamos o crescimento de São Paulo a partir de sua modernização, a relação de posse geográfica de alguns grupos e a mudança que a especulação e as construções transformam as relações dos moradores com a cidade. No momento onde a densição e apropriação do espaço, vemos as novas perspectivas que as diretrizes fornecem aos atores que a capital abriga. No segundo capítulo vemos em um recorte da região do Bela Vista o ponto de intervenção projetual e a relação desta região com imóveis ociosos, a verticalização em toda sua história, os aspectos culturais e históricos que dão ao trecho escolhido o embasamento da escolha do edifício a ser readequado para outro uso, ao invés de construído uma nova edificação do zero. Apresentamos também um breve histórico sobre o hospital, sua fundadora filantropa Pérola Byington, o arquiteto modernista Rino Levi e sua edificação na Avenida Brigadeiro Luís Antônio. O terceiro capítulo trata de algumas referências projetuais que relacionam-se com a proposta apresentada no quarto capítulo, onde vemos a significância de fluxos, relações, materialidades, eficiência e retorno à sociedade. No capítulo da proposta, mostramos uma solução possível, utilizando dos instrumentos e do projeto como recurso ao início de uma pequena intervenção sobre viver verticalmente no Centro.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Alternativa a verticalização urbana na região Pirituba
    (2023-12) MININEL, Gustavo Collim
    A verticalização da cidade São Paulo tem sido um processo crescente desde a década de 60, e juntamente com o processo de descentralização; com isso houve um grande fluxo de interesse imobiliário para regiões afastadas do centro. Além da falta de preparo urbanístico em tais regiões (como em calçadas apertadas, ruas que passam a ter um maior fluxo de veículos e avenidas que levam ao centro ficando congestionadas, isso tudo ligado a defasagem de transporte público para regiões centrais), há também uma maior demanda de serviços básicos que não são compensados, formando assim, "cidades-dormitórios" que incentivam mais esse fluxo intenso por todo bairro.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro de educação e cultura indígena Jaraguá: uma proposta projetual
    (2023-12) OLIVEIRA, Antonio Tadeu de Azevedo Laurindo de
    Neste estudo apresentaremos os levantamentos para a criação da proposta de projeto do Centro de Educação e Cultura Indígena no bairro do Jaraguá. Começamos contextualizando a chega dos indígenas na América do Sul e a instalação de seus povos em território brasileiro. Mostraremos a importância da presença dos indígenas no Brasil, as leis que os defendem e a atual situação dos povos originários nas cidades de Manaus e São Paulo. Na cidade de São Paulo indicamos dois bairros importantes: Parelheiros, zona sul de São Paulo e o nosso principal foco que é o bairro do Jaraguá, localizado na zona noroeste da cidade, ambos mostraremos suas dificuldades e estilos de vida dentro de uma das maiores cidades do mundo. No segundo capítulo iremos indicar os riscos que afetam a existências desses povos, como doenças, desmatamento e a não demarcação de terra. No terceiro capítulo vamos trazer nossas inspirações para a nossa proposta de projeto, utilizando referências de projetos nacionais e internacionais que focam na sustentabilidade e o contato com a natureza. No quarto capítulo apresentaremos a nossa proposta projetual visando fortalecer a cultura e a renda das tribos da região, proporcionando educação, espaços culturais, integração com a sociedade e melhoria das condições de vida.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro educacional: apoio ao contra turno escolar
    (2023-12) PAIVA, Nicole Lopes
    O modelo de arquitetura escolar é semelhante ao do final do século XIX devido à sua sistemas rígidos e hierárquicos, que dificultam o desenvolvimento psicológico, cognitivo e intelectual. Portanto, considerando que a escola é o primeiro contato da criança com sociedade, o ambiente escolar busca alcançar a integração entre bem-estar e conhecimento e melhorar os processos cognitivos. O presente estudo destaca esses problemas e busca soluções arquitetônicas através de estudos de caso e visitas ao local para avaliar opções e soluções, estudo de literatura como o estudo do ambiente escolar, comportamento humano e o meio ambiente, e a neurociência em conjunto com a educação como meio de propor bases para a prática de espaços arquitetônicos adaptados. Dada a realidade do local, propôs a implementação do projeto arquitetônico projeto de um Centro Educacional que oferece um espaço extracurricular. Com base no identificação do problema local e da área de estudo, diretrizes para o desenho e desenvolvimento do projeto arquitetônico foram criados.
  • Monografia Acesso aberto
    Unidade de acolhimento e apoio à pessoa em situação de rua
    (2023-12) ASSIS, Maria Eduarda Oliveira de
    ASSIS, Maria Eduarda Oliveira. Unidade de Acolhimento e Apoio à Pessoa em Situação de Rua. 2023. Trabalho Final de Graduação (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo), Universidade São Judas Tadeu. São Paulo, 2023. Esta pesquisa visa propor uma unidade de acolhimento e apoio à pessoa em situação de rua implantado no distrito de Perus. A temática emergiu da constatação da carência do serviço na região e o crescimento dessa população, em especial no período da pandemia da COVID-19. Para a realização do projeto foram realizadas pesquisas bibliográficas de autores e entidades, a fim de obter o entendimento das demandas dos indivíduos e suas características. Tais estudos permitiram a elaboração de um programa de necessidades e distribuição dos espaços que atendam aos usuários e dialoguem com o meio inserido através da arquitetura e urbanismo, promovendo um local acolhedor e incentivando a reinserção social e superação das ruas.
  • Monografia Acesso fechado
    Centro de educação infantil para crianças de três a cinco anos
    (2023-12) GONÇALVES, Viviane Conceição
    O presente trabalho apresenta a base conceitual desenvolvida para a criação de uma proposta preliminar de projeto arquitetônico para um centro educacional infantil público, destinado a crianças de três a cinco anos de idade, com base nos princípios da metodologia Montessoriana de ensino. O objetivo é promover o desenvolvimento de habilidades socioafetivas, como protagonismo, autonomia, autoeducação, responsabilidade, liberdade e movimento. Para atingir essa meta, foram realizadas pesquisas sobre a demanda por vagas em creches no distrito de Cidade Dutra, em São Paulo, levando em consideração aspectos relevantes do entorno, como o número de instituições infantis na região, o contexto socioeconômico, as leis locais e as diretrizes estabelecidas pela Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo. O lote escolhido para o projeto está localizado no bairro Jardim Kika, onde serão desenvolvidas diretrizes e uma proposta preliminar para o centro educacional.
  • Monografia Acesso aberto
    Requalificação urbana nas favelas São Remo e sem terra através da habitação de interesse social
    (2023-12) PASCHOAL, José Roberto da Silva
    É possível perceber que a formação das favelas é parte de um processo de segregação socioespacial que ocorre devido ao espaço urbano estar vinculado à concentração de terra, renda e poder, marcando um território dividido entre classe dominante e a população carente, onde temos a concentração de equipamentos públicos e lazer para a população com maior poder aquisitivo amparadas pelo Estado. O reflexo disso nas cidades é o aumento de favelas, que sofrem com falta de espaços de convívio e de infraestrutura básica, evidenciando que o direito à moradia digna e à cidade assegurados por lei não está presente em toda a cidade e nem para toda a sua população. O trabalho surge como uma oportunidade de analisar e levantar os dados de uma área que sofre com todas as vulnerabilidades da cidade informal. Considerando todas essas vulnerabilidades sociais e o déficit habitacional presentes na favela São Remo e Sem Terra, foi elaborado o estudo urbanístico para implantação de uma habitação de interesse social a fim de oferecer moradia digna e espaços de lazer e convívio para a população da região.
  • Monografia Acesso aberto
    Projeto reconectar: programa rotativo com espaço de habitação e qualificação profissional destinado á população de menor renda.
    (2023-12) SANTOS, Raphaela Souza dos
    As consequências do aumento da vulnerabilidade social no Brasil, têm sido uma problemática atual e constante na contemporaneidade. Este fenômeno, que tem origens socioeconômicas, pode ser descrito como a má qualidade de vida do indivíduo, não sendo este capaz de manter itens necessários à sua sobrevivência, como, por exemplo, acesso a habitação digna e formação profissional de qualidade. Esse panorama ocorre em função da carência habitacional, da falta de políticas públicas que atuem contra a desigualdade espacial e a viabilização do acesso a uma qualificação profissional que permita ao usuário o desempenho de funções sólidas no cotidiano. Devido a isto, a população de menor renda (público em situação de rua, moradores em assentamentos de risco e moradias precárias) enfrenta dificuldades de se manter ativa na sociedade refletindo no coletivo com prejuízos de segurança e saúde pública. Como reposta a dinâmica urbana e arquitetônica discorrida, o presente trabalho propõe a criação projetual de um espaço multivalente que contemple um programa rotativo com habitação e qualificação profissional associadas ao mesmo lote, visando a requalificação da vida do indivíduo e reinserção na sociedade.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro dia para idosos unidade Brasilândia
    (2023-12) BENICAR, Isadora Nascimento
    Este Trabalho Final de Graduação tem como foco a população idosa, especialmente na cidade de São Paulo, abordando diferentes questões que fazem parte de suas vidas e que os influenciam nos campos pessoais, sociais e intelectuais. Nos primeiros capítulos é feita uma introdução, com pesquisas e dados estatísticos que apontam a quantidade de idosos em São Paulo, onde estão concentrados e qual a visão da população sobre eles. O objetivo é ambientar o leitor em relação à situação atual dessa parcela da população, justificando o por quê se pretende projetar um Centro Dia para Idosos. Em seguida, é definido o conceito, as normas de funcionamento e as características dos Centros Dias que existem pela cidade. Também é apresentada a problemática desse equipamento, o que justifica a necessidade da sua reformulação e as estratégias projetuais adotadas para elaboração do CDI Brasilândia. A Gero Arquitetura e a Arquitetura Sensorial são campos da Arquitetura importantes para a criação de ambientes mais aconchegantes e adequados aos idosos, sendo também caracterizados e explorados ao longo do trabalho. Como estudos de caso e referências projetuais são apresentadas construções que de alguma forma se relacionam com a terceira idade e com o desenvolvimento dos sentidos, ousando nas cores, formatos, áreas verdes e iluminação natural. Com esse Trabalho Final de Graduação se pretende não só mostrar a elaboração do CDI Brasilândia, e suas questões projetuais com a reformulação dos ambientes, dos materiais construtivos e das atividades propostas, como também dar ao leitor um novo olhar sobre os idosas, defendendo a participação e o espaço destes na sociedade.
  • Monografia Acesso aberto
    ONCOMOVE: clínica de fisioterapia oncológica
    (2023-12) AVILES, Bruna Iasmin Santos
    O seguinte projeto trata-se uma clínica de fisioterapia oncológica localizada no bairro da Liberdade, em São Paulo, e tenta demonstrar a importância da relevância da arquitetura na criação de ambientes de saúde. A arquitetura desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes, além de otimizar a eficiência operacional e a funcionalidade das instalações de saúde. Neste contexto, o projeto é dividido em três blocos, cada um com funções específicas para atender às necessidades dos pacientes e funcionários. Os principais componentes do projeto incluem consultórios, um ginásio de mecanoterapia, boxes de eletroterapia, uma piscina terapêutica e áreas de apoio administrativo e para os funcionários. Os consultórios são espaços projetados para fornecer atendimento individualizado aos pacientes, garantindo privacidade e conforto durante as sessões de fisioterapia e a realização de anamneses. O ginásio de mecanoterapia e os boxes de eletroterapia são áreas dedicadas à reabilitação física dos pacientes. Assim como a piscina que promove ganho de força, amplitude de movimento e relaxamento muscular. Além desses blocos funcionais, o projeto incorpora dois pátios, que são áreas de extrema importância para o bem-estar dos pacientes e a convivência dos funcionários. Esses pátios oferecem um ambiente ao ar livre onde os pacientes podem aguardar atendimento e realizar exercícios ao ar livre. Para os funcionários, essas áreas proporcionam um ambiente mais agradável e, potencialmente, contribuem para a redução do estresse, melhorando a qualidade de trabalho. A arquitetura desempenha um papel vital na concepção desta clínica de fisioterapia oncológica, criando espaços funcionais e agradáveis que promovem o bem-estar dos pacientes e funcionários. Além disso, a disposição dos blocos e a inclusão de pátios demonstram uma abordagem holística para o projeto, que considera tanto as necessidades médicas quanto as emocionais, tornando a experiência do paciente mais acolhedora e eficaz.
  • Monografia Acesso aberto
    Habitação social para terceira idade
    (2023-12) TEIXEIRA, Marina de Morais
    Este projeto de habitação social tem como intuito criar um espaço confortável e adequado para pessoas da terceira idade. Busca-se proporcionar um ambiente que promova a independência e autonomia dos moradores, além de oferecer suporte para possíveis necessidades e cuidados de saúde. A habitação deve ser projetada com foco nas necessidades específicas dos idosos, tais como a acessibilidade, segurança e sustentabilidade, utilizando tecnologias e materiais que reduzam o impacto ambiental e ofereçam uma boa relação custo-benefício. O objetivo principal é melhorar a qualidade de vida dos idosos, oferecendo uma moradia segura e confortável que atenda às suas necessidades.
  • Monografia Acesso fechado
    Reurbanização do córrego Caguassu: promoção de habitação de interesse social em vila Bela
    (2023-12) RAMIREZ, Perla
    Assim como em outras capitais, a cidade de São Paulo enfrenta o déficit habitacional e segregação sócio espacial, a população mais carente passa a ocupar áreas de risco e sem infraestrutura. O trabalho a ser apresentado tem como objeto de estudo a reurbanização do córrego Caguassu, em um bairro do extremo leste da cidade de São Paulo. Na faixa lindeira ao córrego existem ocupações de vulnerabilidade, com ruas sem asfalto e moradias sem saneamento básico.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Coworking Água Branca
    (2023-12) GONÇALVES, Victor Pereira
    O isolamento social imposto pela pandemia intensificou novos métodos de trabalho para muitas empresas e instituições, enxergou-se novas oportunidades de comunicação e otimização de processos por meio do home office. O fornecimento de espaços de trabalho por parte destas organizações foi sendo revisto gradativamente ao se observar sucesso neste novo método. Uma nova dificuldade foi se desenvolvendo com estas mudanças, muitas pessoas não possui um espaço físico apropriado para trabalho em suas casas, desconsiderando a ergonomia e reduzindo a eficiência e desenvolvimento no trabalho. Um espaço adequado oferece um melhor bem-estar, trazendo novas interações sociais e contatos com outras áreas de trabalho, criando um networking. Estas possibilidades podem ser concentradas em um lugar de trabalho diversificado chamado coworking. Baseando-se nos estudos realizados será proposto a implantação de um edifício com soluções sustentável na Zona Oeste do Município de São Paulo, no Bairro Água Branca, requalificando este espaço para o uso corporativo diversificado, que incentive as interações e comunicações entre diversas áreas de atuação, diferentemente de uma organização convencional setorizada. Este projeto de arquitetura será focado ao uso corporativo, adotando as melhores práticas para o conforto ambiental de seus usuários, além disso, busca contribuir para a sociedade ao ser um edifício com um térreo de uso público e com a capacidade de auxiliar a drenagem da região em dias de chuva.
  • Monografia Acesso aberto
    Quadra aberta: ensaio projetual no bairro água branca.
    (2023-12) CASTRO, Ramon dos Santos de
    Neste trabalho é proposto um projeto de implantação do conceito de qua dra aberta no bairro Água Branca, situado na zona oeste de São Paulo. A paisagem urbana é composta por diversas tipologias de quadras, cada uma com suas próprias características e impactos no entorno. No entanto, muitas edificações contemporâneas tendem a se isolar e se resguardar com o uso de muros, negando seu contexto e privando a população de espaços livres. A tipologia de quadras abertas, proposta por Christian de Portzamparc, re flete diretamente nos discursos de arquitetos contemporâneos como Jean Gehl e Jaime Lerner, que defendem a priorização da vida urbana nas ruas das cidades. Portanto, este trabalho consiste em um estudo preliminar para a implantação de uma quadra aberta em uma região em processo de trans formação, com o objetivo de promover uma produção urbana que retome as relações com a cidade
  • Monografia Acesso aberto
    OMO um centro de acolhimento ao idoso
    (2023-12) CAPECCI, Maria Eduarda de Lima
    O espaço OMO promove tarefas que estimulam o corpo e a mente, com atividades de convivência entre os idosos e outras gerações além de atividades voltadas ao lazer. O local também terá função de habitar, dando a opção para os idosos morarem ali ou, para os que não desejarem ou precisarem sair de suas residências, apenas passarem o dia de forma ativa. O projeto será um Centro Dia em conjunto com uma Instituição de Longa Permanência para os Idosos (ILPIs), onde o idoso possa se sentir útil, confortável, respeitado e incluído na sociedade.
  • Monografia Acesso aberto
    Re(h)abilita: centro de reintegração social para dependentes químicor
    (2023-12) RAMOS, Maria Luiza
    O presente trabalho final de graduação aborda a problemática da presença das chamadas Cracolândias no Campos Elíseos, bairro da cidade de São Paulo, voltando os olhos para a falta de políticas públicas e investimentos que contribuam para essa grande questão que habita o dia a dia da cidade. Além disso, abordar o grande problema que é ter nas cidades tantos imóveis ociosos e subutilizados, os quais são capazes de promoverem projetos que visam e podem contribuir para a reabilitação dos usuários de droga. Nesta pesquisa serão apresentados estudos evidenciando a importância da arquitetura no processo de reabilitação. Partindo deste ponto, o trabalho propõe um projeto em um grande estacionamento na região central da cidade, considerando ser um imóvel subutilizado e sem uma função social bem definida, a partir do incentivo do trabalho ministrado pela organização católica, Missão Belém. Assim, o Centro de Reintegração Social para dependentes químicos, busca, não só ofertar um centro de acolhida que proporcione o bem estar para que os usuários de droga se proponham a melhorar de forma eficaz, como também incentivar o anseio por atribuir funções a tantos imóveis vazios e subutilizados na cidade, tornando-os apenas peças do mercado imobiliário. Diante disso serão feitos estudos a partir de uma fundamentação teórica que investiga o local de intervenção para a apresentação de um programa para o projeto idealizado vindo do entendimento do território, usuário e necessidades da população.