Arquitetura e Urbanismo

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  • Monografia Acesso aberto
    Moradia Primeiro: o conceito housing first como alternativa de política pública em São Paulo
    (2024-06) SANTOS, Thais Pereira dos
    O presente trabalho tem como objetivo entender os fatores que interligam o crescente número de moradores de rua na cidade de São Paulo e o direito à moradia, tópico que se entrelaça nas politicas públicas atuais que não cessam o problema na raiz, pois além da oferta de programas habitacionais, há questões sociais e psicológicas envolvidas. Habitar além das quatro paredes, com uma ressocialização digna e rede de apoio que não considerem apenas o ato de morar. São Paulo é a capital com maior número de moradores de rua do país, é importante propor soluções no campo da arquitetura que reduzam esses índices, com moradia adequada e bem pensada. A metodologia usada para atender os objetivos propostos veio por meio de pesquisas bibliográficas e documentais do método Moradia Primeiro (housing first), que se desdobra na ideia da oferta da moraria em primeiro lugar, sem que haja pré-requisitos, mas que tenha consigo uma rede de apoio ao individuo contemplado, sempre respeitando sua individualidade e processo. Produzindo conteúdo suficiente para a implementação de uma moradia coletiva no bairro da Barra Funda, tendo propósito na área escolhida e que entregue funcionalidade, estrutura, conforto e estética.
  • Monografia Acesso aberto
    Edifício Multifuncional Pompéia: maior permeabilidade urbana em zonas de grande fluxo de pessoas
    (2024-07) SOBRINHO , Pedro
    Com a premissa de dispor de analises críticas acerca dos recursos disponibilizados pelo Plano Diretor Estratégico da Cidade De São Paulo e os recursos de infraestrutura urbana disponibilizados na região de estudo. O recorte geográfico a ser estudado está situado no bairro da Pompéia na subprefeitura da Lapa, zona oeste da capital paulista, a própria transformação presente na região extrai expoentes de grande preocupação acerca do tema de estruturação urbana em bairros cujo o uso predominante do solo originalmente se dava por residências e chão de fabricas. Atualmente, o tema de cidades compactas e adensamento verticalizado, apresentam certapertinência principalmente com a revisão do plano diretor (2014).A finalidade analítica deste trabalho é dispor de uma proposta de intervenção em um conjunto de lotes localizados entre a rua Palestra Itália e Avenida Pompéia. O conjunto delotes, até o momento deste estudo, não apresenta nenhum uso relevante que contribuapara com a permanência e contribuição da cidade. Visivelmente fruto da especulação imobiliária, para isso a idealização de umempreendimento que contribua com a multifuncionalidade da região e que seja de fato pensado para atender as necessidades dos frequentadores do bairro, são de extrema relevância neste trabalho. Mais que um edifício multifuncional a proposta aqui é agregar valor ao projeto sem abrir mão da relação entre o edifício e a cidade, trazendo com firmeza a relação de permanência urbana numa região que atualmente encontra-se carente deste feito.
  • Monografia Acesso aberto
    Escola Lumina: escola inclusiva com atendimento psicossocial ensino fundamental e médio
    (2024-06) MARCOLINO, Amanda de Brito
    Este trabalho tem como objetivo a criação de um modelo de espaço de ensino, para o público alvo de nível fundamental II e ensino médio, que possibilite a inclusão de alunos com necessidades especiais no sistema regular de ensino, assim como a detecção, direcionamento e tratamento de transtornos relacionados a de saúde mental em alunos neurotípicos. Possibilitando não somente o atendimento pedagógico, convencional, como uma equipe multidisciplinar que integre o atendimento psicopedagógica e psicossocial. Consiste em gerar espaços de projeto que busquem atender essa demanda, e implementar componentes da psicologia ambiental como proposta terapêutica para aumento do qualidade do espaço, gerando reflexos positivos sobre os usuários.
  • Monografia Acesso aberto
    Tiny House Park
    (2024-07) Caldeira, Felipe Schneider
    No trabalho a seguir você acompanhará o andamento de estudo de um projeto que, inicialmente se tratava de um terreno adaptado a receber Tiny Houses móveis, para um condomínio fechado composto de 49 Tiny Houses fixas com áreas comuns entre os moradores. A alteração da mobilidade vem a partir do TFG 02, com orientação da professora Fanny Schroeder, no qual definimos também que seria o Wood Frame o melhor sistema construtivo para o projeto, cujo foco está na sustentabilidade. A ideia de trazer a modulação com dimensão padronizada para o projeto tem o objetivo de facilitar o transporte de peças a seco em um caminhão de 40 pés. Outros dois fatores muito importantes dessa padronização são os shafts centralizados para que ocorre a distribuição de fachadas sem maiores interferências. Além disso, a falta de aberturas laterais no layout da planta baixa serve para que possa ser inserida uma residência ao lado da outra em uma quantidade adequada a cada bloco.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro de apoio para crianças com TEA
    (2024-06) FREIRE, Bianca Ferreira
    O espaço construído desempenha um papel fundamental na satisfação das necessidades humanas, como segurança, conforto e estética, e pode melhorar significativamente a qualidade de vida de seus usuários. No entanto, para alcançar essa harmonia, é essencial selecionar cuidadosamente os elementos, como materiais e disposição dos espaços, pois cada detalhe pode influenciar a experiência do usuário. Esta pesquisa explora a importância da arquitetura sensorial no contexto do tratamento de crianças autistas, reconhecendo que um ambiente carregado de estímulos pode prejudicar sua concentração e bem-estar. Propõe-se a criação de espaços sensoriais que atendam às necessidades específicas dessas crianças, promovendo um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento. Com o objetivo de aplicar teorias sobre a influência da arquitetura sensorial no comportamento humano, com foco em espaços para crianças com autismo, incluindo a instalação de um equipamento urbano em São Paulo e a promoção da inclusão social através de um projeto arquitetônico acessível.
  • Monografia Acesso aberto
    Habitação de Interesse Social no Campo Limpo: Edifício Residencial Caroline Rodrigues
    (2024-06) SILVA, Beatriz Rodrigues
    Projeto de Habitação de Interesse Social no bairro do Campo Limpo, Zona Sul de São Paulo com 6 edifícios com térreo de uso misto e unidades habitacionais.
  • Monografia Acesso aberto
    Redefinindo espaços: novas condições para Comunidade do Torresmo.
    (2024-06) MENDES, Jonathan dos Anjos
    Trata-se de um estudo que visa proporcionar moradia digna para a Comunidade do Torresmo, localizada no bairro do Itaim Paulista, situado na zona leste da cidade de São Paulo, uma das regiões mais antigas e hoje densamente habitadas da cidade. A Comunidade do Torresmo está instalada ao lado do Córrego do Lajeado e enfrenta frequentes enchentes. A área é insalubre de vido à poluição do rio e apresenta diversos problemas geológicos. Neste trabalho, o plano é realocar a população do Torresmo para um terreno subutilizado nas proximidades, localizado na Rua Antônio João de Medeiros, número 1414.
  • Monografia Acesso aberto
    Pousada em Arraial D`ajuda
    (2024-06) SOUZA, Higor Diego Barbosa Rios de
    O presente trabalho tem como objetivo a inserção e elaboração de um projeto arquitetônico de uma pousada localizada em Porto Seguro, na Bahia, no distrito de Arraial D'Ajuda, considerada uma região turística pelas praias e espaços de relevância histórica e cultural. O projeto tem como base os conceitos biofílicos que conectam o ser humano com a natureza, além de recuperar a vegetação nativa do terreno escolhido. Considera-se também o uso de conceitos de bioarquitetura através de técnicas visando melhor eficiência energética, conforto ambiental e materialidade condizente ao local de inserção. Como referências projetuais, são analisados projetos dos arquitetos David Bastos, Francis Kéré e David Guerra.
  • Monografia Acesso fechado
    Edifício para acolhimento institucional de crianças e adolescentes.
    (2024-06) ROCHA, Nelise Belizario Moulin
    Projeto arquitetônico de um edifício voltado ao serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes, com implantação na Zona Norte de São Paulo, capital, no Bairro Vila Guilherme, com o objetivo de, não só atender a princípios utilitários, mas considerar a influência que o próprio edifício terá na formação da personalidade dos acolhidos, propiciando a eles bem-estar, qualidade de vida e um lar, de fato. O partido do projeto foi elaborado a partir de correlações entre teorias da Psicologia Ambiental e da Neuroarquitetura, conforme referencial teórico, enfatizando o uso de formas curvas nas fachadas, associadas a avaliações emocionais mais positivas do que as linhas retas e angulosas; o uso de materiais naturais; a integração dos ambientes externo e interno; a ideia de prospecto e refúgio, oferecendo vistas amplas e refúgios acessíveis; e a acessibilidade; proporcionando liberdade, tranquilidade e segurança, essenciais para o desenvolvimento e a recuperação das energias dos acolhidos. Seu programa de necessidades respeita, ainda, os parâmetros e espaços mínimos das Orientações Técnicas do CONANDA/2008.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro de reintegração infantil pós tratamento oncológico.
    (2024-06) SANTOS , Halana Neves
    Muito se fala sobre tratamentos oncológicos e os efeitos colaterais na saúde e na vida dos pacientes que passam por esse processo clinico, contudo ainda são poucos os estudos sobre o PÓS tratamento oncológico – em específico do público infanto juvenil. As problemáticas desse estudo se referem ao como essas crianças são reintegradas novamente na vida e na sociedade e quais suas necessidades quanto a relação com outras crianças, além do suporte educacional e recreativo. Para tal, esse trabalho objetiva a elaboração de um Centro de Recreação e Requalificação à Vida: um espaço onde o paciente infanto juvenil conta com uma instalação arquitetônica primorosa pensada em sua reinserção na sociedade, com salas de recreação e aulas, oficinas, brinquedoteca, espaço de fisioterapia e muito contato com a natureza – de forma que seu desenvolvimento seja orgânico.
  • Monografia Acesso aberto
    Hotel cápsula na região da Faria Lima.
    (2024-06) SOUZA, Luane Lourdes Santana Veras
    Os hotéis cápsulas tomaram força na década de 70 com as influências dos movimentos do metabolismo e da modularidade, nasceram no Japão com o objetivo de ajudar os trabalhadores que perdiam os últimos trens e precisavam de um local para dormir com bom custo beneficio porém acabou se tornando cada vez mais comercializado para turistas e para as demais pessoas que precisariam ficar na cidade por curta permanência. Com, a popularidade dos hotéis acabou se espalhando para grandes metrópoles ao redor do mundo além de crescer para locais como aeroportos, lugares com concentração de turistas e de empresas. Com isso, a Faria Lima acaba se destacando para esse tipo de hospedagem, por ser considerado o centro corporativo da cidade de São paulo, fazendo com que o público alvo do projeto se torne os trabalhadores da região da Faria Lima. Afinal, nossa maior justificativa se trata da alta demanda de funcionários presentes nas multinacionais, que possuem sede em São Paulo porém residem em outras cidades, ou em outros estados, e precisam vim na sede apenas para reuniões, congressos, palestras ou com ao adesão do home office acabam precisando ir no escritório em uma menor quantidade. Além, da rotina exaustiva também acaba se tendo fatores externos como dificuldade de transporte e alto custo em relação a passagens de avião ou ônibus. Tornando, o objetivo do trabalho ser apresentado um projeto arquitetônico com ênfase em espaços menores para descanso de curta permanência, tentando solucionar a problemática envolvida na tamanha quantidade de funcionários que acabam não tendo tanta facilidade para repouso e higiene durante a rotina corrida de viagens à trabalho ou idas a sede da empresa
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    A importância da arquitetura na aprendizagem: o projeto SENAC.
    (2024-06) MIRANDA, Luiza Belvizo
    A arquitetura desempenha um papel fundamental no ambiente educacional, moldando não apenas o espaço físico, mas também a jornada de aprendizado dos estudantes. Neste trabalho, é explorado como o projeto arquitetônico de instituições de ensino profissionalizante influencia diretamente o desenvolvimento dos alunos, levando em conta fatores como o arranjo das salas, a iluminação, a acústica e o conforto ambiental, assim como a capacidade de estimular a interação social e a criatividade. Também é investigado como abordagens inovadoras na arquitetura podem se adaptar às necessidades da educação contemporânea, que busca métodos de ensino mais flexíveis, personalizados e envolventes. Ao analisar casos de sucesso e boas práticas em design educacional, é possível ver como a arquitetura pode desempenhar um papel vital na melhoria da qualidade da educação, inspirando alunos, criando ambientes que estimulam o aprendizado e proporcionando um espaço propício para a construção do conhecimento. A pesquisa tem como base estudos de casos reais, análises de projetos arquitetônicos, revisão de literatura acadêmica e materiais de profissionais experientes em educação e arquitetura. Os resultados destacam a importância de considerar atentamente a arquitetura como parte integrante do processo educacional, visando à criação de espaços que não apenas facilitem o aprendizado, mas também promovam o bem-estar dos alunos e contribuam para o sucesso acadêmico. Este trabalho tem como objetivo fornecer diretrizes e insights valiosos para arquitetos, educadores e formuladores de políticas públicas interessados em aprimorar o ambiente de ensino e, assim, elevar a qualidade da educação oferecida.
  • Monografia Acesso aberto
    Viver vertical | retrofit para habitação de interesse social
    (2023-12) BURREGO, Breno
    O presente trabalho questiona como a cidade de São Paulo verticalizou-se sem adensar, enquanto espraia-se horizontalmente sem limites, deixando a periferia sem infra estrutura e claro, sempre para as classes menos favorecidas financeiramente. Foi possível compreender a incidência do problema de habitação de São Paulo, as questões históricas em relação ao poder público e sua legislação e principalmente como a segregação das modificações físico e geográficas na cidade acabam por deixar a cidade com edifícios ociosos, pessoas sem moradia e muito mais pessoas morando distante de onde tudo acontece e todos se encontram: no Centro. Assim, a partir do primeiro capítulo acompanhamos o crescimento de São Paulo a partir de sua modernização, a relação de posse geográfica de alguns grupos e a mudança que a especulação e as construções transformam as relações dos moradores com a cidade. No momento onde a densição e apropriação do espaço, vemos as novas perspectivas que as diretrizes fornecem aos atores que a capital abriga. No segundo capítulo vemos em um recorte da região do Bela Vista o ponto de intervenção projetual e a relação desta região com imóveis ociosos, a verticalização em toda sua história, os aspectos culturais e históricos que dão ao trecho escolhido o embasamento da escolha do edifício a ser readequado para outro uso, ao invés de construído uma nova edificação do zero. Apresentamos também um breve histórico sobre o hospital, sua fundadora filantropa Pérola Byington, o arquiteto modernista Rino Levi e sua edificação na Avenida Brigadeiro Luís Antônio. O terceiro capítulo trata de algumas referências projetuais que relacionam-se com a proposta apresentada no quarto capítulo, onde vemos a significância de fluxos, relações, materialidades, eficiência e retorno à sociedade. No capítulo da proposta, mostramos uma solução possível, utilizando dos instrumentos e do projeto como recurso ao início de uma pequena intervenção sobre viver verticalmente no Centro.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Alternativa a verticalização urbana na região Pirituba
    (2023-12) MININEL, Gustavo Collim
    A verticalização da cidade São Paulo tem sido um processo crescente desde a década de 60, e juntamente com o processo de descentralização; com isso houve um grande fluxo de interesse imobiliário para regiões afastadas do centro. Além da falta de preparo urbanístico em tais regiões (como em calçadas apertadas, ruas que passam a ter um maior fluxo de veículos e avenidas que levam ao centro ficando congestionadas, isso tudo ligado a defasagem de transporte público para regiões centrais), há também uma maior demanda de serviços básicos que não são compensados, formando assim, "cidades-dormitórios" que incentivam mais esse fluxo intenso por todo bairro.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro de educação e cultura indígena Jaraguá: uma proposta projetual
    (2023-12) OLIVEIRA, Antonio Tadeu de Azevedo Laurindo de
    Neste estudo apresentaremos os levantamentos para a criação da proposta de projeto do Centro de Educação e Cultura Indígena no bairro do Jaraguá. Começamos contextualizando a chega dos indígenas na América do Sul e a instalação de seus povos em território brasileiro. Mostraremos a importância da presença dos indígenas no Brasil, as leis que os defendem e a atual situação dos povos originários nas cidades de Manaus e São Paulo. Na cidade de São Paulo indicamos dois bairros importantes: Parelheiros, zona sul de São Paulo e o nosso principal foco que é o bairro do Jaraguá, localizado na zona noroeste da cidade, ambos mostraremos suas dificuldades e estilos de vida dentro de uma das maiores cidades do mundo. No segundo capítulo iremos indicar os riscos que afetam a existências desses povos, como doenças, desmatamento e a não demarcação de terra. No terceiro capítulo vamos trazer nossas inspirações para a nossa proposta de projeto, utilizando referências de projetos nacionais e internacionais que focam na sustentabilidade e o contato com a natureza. No quarto capítulo apresentaremos a nossa proposta projetual visando fortalecer a cultura e a renda das tribos da região, proporcionando educação, espaços culturais, integração com a sociedade e melhoria das condições de vida.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro educacional: apoio ao contra turno escolar
    (2023-12) PAIVA, Nicole Lopes
    O modelo de arquitetura escolar é semelhante ao do final do século XIX devido à sua sistemas rígidos e hierárquicos, que dificultam o desenvolvimento psicológico, cognitivo e intelectual. Portanto, considerando que a escola é o primeiro contato da criança com sociedade, o ambiente escolar busca alcançar a integração entre bem-estar e conhecimento e melhorar os processos cognitivos. O presente estudo destaca esses problemas e busca soluções arquitetônicas através de estudos de caso e visitas ao local para avaliar opções e soluções, estudo de literatura como o estudo do ambiente escolar, comportamento humano e o meio ambiente, e a neurociência em conjunto com a educação como meio de propor bases para a prática de espaços arquitetônicos adaptados. Dada a realidade do local, propôs a implementação do projeto arquitetônico projeto de um Centro Educacional que oferece um espaço extracurricular. Com base no identificação do problema local e da área de estudo, diretrizes para o desenho e desenvolvimento do projeto arquitetônico foram criados.
  • Monografia Acesso aberto
    Unidade de acolhimento e apoio à pessoa em situação de rua
    (2023-12) ASSIS, Maria Eduarda Oliveira de
    ASSIS, Maria Eduarda Oliveira. Unidade de Acolhimento e Apoio à Pessoa em Situação de Rua. 2023. Trabalho Final de Graduação (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo), Universidade São Judas Tadeu. São Paulo, 2023. Esta pesquisa visa propor uma unidade de acolhimento e apoio à pessoa em situação de rua implantado no distrito de Perus. A temática emergiu da constatação da carência do serviço na região e o crescimento dessa população, em especial no período da pandemia da COVID-19. Para a realização do projeto foram realizadas pesquisas bibliográficas de autores e entidades, a fim de obter o entendimento das demandas dos indivíduos e suas características. Tais estudos permitiram a elaboração de um programa de necessidades e distribuição dos espaços que atendam aos usuários e dialoguem com o meio inserido através da arquitetura e urbanismo, promovendo um local acolhedor e incentivando a reinserção social e superação das ruas.
  • Monografia Acesso fechado
    Centro de educação infantil para crianças de três a cinco anos
    (2023-12) GONÇALVES, Viviane Conceição
    O presente trabalho apresenta a base conceitual desenvolvida para a criação de uma proposta preliminar de projeto arquitetônico para um centro educacional infantil público, destinado a crianças de três a cinco anos de idade, com base nos princípios da metodologia Montessoriana de ensino. O objetivo é promover o desenvolvimento de habilidades socioafetivas, como protagonismo, autonomia, autoeducação, responsabilidade, liberdade e movimento. Para atingir essa meta, foram realizadas pesquisas sobre a demanda por vagas em creches no distrito de Cidade Dutra, em São Paulo, levando em consideração aspectos relevantes do entorno, como o número de instituições infantis na região, o contexto socioeconômico, as leis locais e as diretrizes estabelecidas pela Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo. O lote escolhido para o projeto está localizado no bairro Jardim Kika, onde serão desenvolvidas diretrizes e uma proposta preliminar para o centro educacional.
  • Monografia Acesso aberto
    Requalificação urbana nas favelas São Remo e sem terra através da habitação de interesse social
    (2023-12) PASCHOAL, José Roberto da Silva
    É possível perceber que a formação das favelas é parte de um processo de segregação socioespacial que ocorre devido ao espaço urbano estar vinculado à concentração de terra, renda e poder, marcando um território dividido entre classe dominante e a população carente, onde temos a concentração de equipamentos públicos e lazer para a população com maior poder aquisitivo amparadas pelo Estado. O reflexo disso nas cidades é o aumento de favelas, que sofrem com falta de espaços de convívio e de infraestrutura básica, evidenciando que o direito à moradia digna e à cidade assegurados por lei não está presente em toda a cidade e nem para toda a sua população. O trabalho surge como uma oportunidade de analisar e levantar os dados de uma área que sofre com todas as vulnerabilidades da cidade informal. Considerando todas essas vulnerabilidades sociais e o déficit habitacional presentes na favela São Remo e Sem Terra, foi elaborado o estudo urbanístico para implantação de uma habitação de interesse social a fim de oferecer moradia digna e espaços de lazer e convívio para a população da região.
  • Monografia Acesso aberto
    Projeto reconectar: programa rotativo com espaço de habitação e qualificação profissional destinado á população de menor renda.
    (2023-12) SANTOS, Raphaela Souza dos
    As consequências do aumento da vulnerabilidade social no Brasil, têm sido uma problemática atual e constante na contemporaneidade. Este fenômeno, que tem origens socioeconômicas, pode ser descrito como a má qualidade de vida do indivíduo, não sendo este capaz de manter itens necessários à sua sobrevivência, como, por exemplo, acesso a habitação digna e formação profissional de qualidade. Esse panorama ocorre em função da carência habitacional, da falta de políticas públicas que atuem contra a desigualdade espacial e a viabilização do acesso a uma qualificação profissional que permita ao usuário o desempenho de funções sólidas no cotidiano. Devido a isto, a população de menor renda (público em situação de rua, moradores em assentamentos de risco e moradias precárias) enfrenta dificuldades de se manter ativa na sociedade refletindo no coletivo com prejuízos de segurança e saúde pública. Como reposta a dinâmica urbana e arquitetônica discorrida, o presente trabalho propõe a criação projetual de um espaço multivalente que contemple um programa rotativo com habitação e qualificação profissional associadas ao mesmo lote, visando a requalificação da vida do indivíduo e reinserção na sociedade.