Arquitetura e Urbanismo

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 20 de 103
  • Monografia Acesso aberto
    Viver vertical | retrofit para habitação de interesse social
    (2023-12) BURREGO, Breno
    O presente trabalho questiona como a cidade de São Paulo verticalizou-se sem adensar, enquanto espraia-se horizontalmente sem limites, deixando a periferia sem infra estrutura e claro, sempre para as classes menos favorecidas financeiramente. Foi possível compreender a incidência do problema de habitação de São Paulo, as questões históricas em relação ao poder público e sua legislação e principalmente como a segregação das modificações físico e geográficas na cidade acabam por deixar a cidade com edifícios ociosos, pessoas sem moradia e muito mais pessoas morando distante de onde tudo acontece e todos se encontram: no Centro. Assim, a partir do primeiro capítulo acompanhamos o crescimento de São Paulo a partir de sua modernização, a relação de posse geográfica de alguns grupos e a mudança que a especulação e as construções transformam as relações dos moradores com a cidade. No momento onde a densição e apropriação do espaço, vemos as novas perspectivas que as diretrizes fornecem aos atores que a capital abriga. No segundo capítulo vemos em um recorte da região do Bela Vista o ponto de intervenção projetual e a relação desta região com imóveis ociosos, a verticalização em toda sua história, os aspectos culturais e históricos que dão ao trecho escolhido o embasamento da escolha do edifício a ser readequado para outro uso, ao invés de construído uma nova edificação do zero. Apresentamos também um breve histórico sobre o hospital, sua fundadora filantropa Pérola Byington, o arquiteto modernista Rino Levi e sua edificação na Avenida Brigadeiro Luís Antônio. O terceiro capítulo trata de algumas referências projetuais que relacionam-se com a proposta apresentada no quarto capítulo, onde vemos a significância de fluxos, relações, materialidades, eficiência e retorno à sociedade. No capítulo da proposta, mostramos uma solução possível, utilizando dos instrumentos e do projeto como recurso ao início de uma pequena intervenção sobre viver verticalmente no Centro.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Alternativa a verticalização urbana na região Pirituba
    (2023-12) MININEL, Gustavo Collim
    A verticalização da cidade São Paulo tem sido um processo crescente desde a década de 60, e juntamente com o processo de descentralização; com isso houve um grande fluxo de interesse imobiliário para regiões afastadas do centro. Além da falta de preparo urbanístico em tais regiões (como em calçadas apertadas, ruas que passam a ter um maior fluxo de veículos e avenidas que levam ao centro ficando congestionadas, isso tudo ligado a defasagem de transporte público para regiões centrais), há também uma maior demanda de serviços básicos que não são compensados, formando assim, "cidades-dormitórios" que incentivam mais esse fluxo intenso por todo bairro.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro de educação e cultura indígena Jaraguá: uma proposta projetual
    (2023-12) OLIVEIRA, Antonio Tadeu de Azevedo Laurindo de
    Neste estudo apresentaremos os levantamentos para a criação da proposta de projeto do Centro de Educação e Cultura Indígena no bairro do Jaraguá. Começamos contextualizando a chega dos indígenas na América do Sul e a instalação de seus povos em território brasileiro. Mostraremos a importância da presença dos indígenas no Brasil, as leis que os defendem e a atual situação dos povos originários nas cidades de Manaus e São Paulo. Na cidade de São Paulo indicamos dois bairros importantes: Parelheiros, zona sul de São Paulo e o nosso principal foco que é o bairro do Jaraguá, localizado na zona noroeste da cidade, ambos mostraremos suas dificuldades e estilos de vida dentro de uma das maiores cidades do mundo. No segundo capítulo iremos indicar os riscos que afetam a existências desses povos, como doenças, desmatamento e a não demarcação de terra. No terceiro capítulo vamos trazer nossas inspirações para a nossa proposta de projeto, utilizando referências de projetos nacionais e internacionais que focam na sustentabilidade e o contato com a natureza. No quarto capítulo apresentaremos a nossa proposta projetual visando fortalecer a cultura e a renda das tribos da região, proporcionando educação, espaços culturais, integração com a sociedade e melhoria das condições de vida.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro educacional: apoio ao contra turno escolar
    (2023-12) PAIVA, Nicole Lopes
    O modelo de arquitetura escolar é semelhante ao do final do século XIX devido à sua sistemas rígidos e hierárquicos, que dificultam o desenvolvimento psicológico, cognitivo e intelectual. Portanto, considerando que a escola é o primeiro contato da criança com sociedade, o ambiente escolar busca alcançar a integração entre bem-estar e conhecimento e melhorar os processos cognitivos. O presente estudo destaca esses problemas e busca soluções arquitetônicas através de estudos de caso e visitas ao local para avaliar opções e soluções, estudo de literatura como o estudo do ambiente escolar, comportamento humano e o meio ambiente, e a neurociência em conjunto com a educação como meio de propor bases para a prática de espaços arquitetônicos adaptados. Dada a realidade do local, propôs a implementação do projeto arquitetônico projeto de um Centro Educacional que oferece um espaço extracurricular. Com base no identificação do problema local e da área de estudo, diretrizes para o desenho e desenvolvimento do projeto arquitetônico foram criados.
  • Monografia Acesso aberto
    Unidade de acolhimento e apoio à pessoa em situação de rua
    (2023-12) ASSIS, Maria Eduarda Oliveira de
    ASSIS, Maria Eduarda Oliveira. Unidade de Acolhimento e Apoio à Pessoa em Situação de Rua. 2023. Trabalho Final de Graduação (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo), Universidade São Judas Tadeu. São Paulo, 2023. Esta pesquisa visa propor uma unidade de acolhimento e apoio à pessoa em situação de rua implantado no distrito de Perus. A temática emergiu da constatação da carência do serviço na região e o crescimento dessa população, em especial no período da pandemia da COVID-19. Para a realização do projeto foram realizadas pesquisas bibliográficas de autores e entidades, a fim de obter o entendimento das demandas dos indivíduos e suas características. Tais estudos permitiram a elaboração de um programa de necessidades e distribuição dos espaços que atendam aos usuários e dialoguem com o meio inserido através da arquitetura e urbanismo, promovendo um local acolhedor e incentivando a reinserção social e superação das ruas.
  • Monografia Acesso fechado
    Centro de educação infantil para crianças de três a cinco anos
    (2023-12) GONÇALVES, Viviane Conceição
    O presente trabalho apresenta a base conceitual desenvolvida para a criação de uma proposta preliminar de projeto arquitetônico para um centro educacional infantil público, destinado a crianças de três a cinco anos de idade, com base nos princípios da metodologia Montessoriana de ensino. O objetivo é promover o desenvolvimento de habilidades socioafetivas, como protagonismo, autonomia, autoeducação, responsabilidade, liberdade e movimento. Para atingir essa meta, foram realizadas pesquisas sobre a demanda por vagas em creches no distrito de Cidade Dutra, em São Paulo, levando em consideração aspectos relevantes do entorno, como o número de instituições infantis na região, o contexto socioeconômico, as leis locais e as diretrizes estabelecidas pela Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo. O lote escolhido para o projeto está localizado no bairro Jardim Kika, onde serão desenvolvidas diretrizes e uma proposta preliminar para o centro educacional.
  • Monografia Acesso aberto
    Requalificação urbana nas favelas São Remo e sem terra através da habitação de interesse social
    (2023-12) PASCHOAL, José Roberto da Silva
    É possível perceber que a formação das favelas é parte de um processo de segregação socioespacial que ocorre devido ao espaço urbano estar vinculado à concentração de terra, renda e poder, marcando um território dividido entre classe dominante e a população carente, onde temos a concentração de equipamentos públicos e lazer para a população com maior poder aquisitivo amparadas pelo Estado. O reflexo disso nas cidades é o aumento de favelas, que sofrem com falta de espaços de convívio e de infraestrutura básica, evidenciando que o direito à moradia digna e à cidade assegurados por lei não está presente em toda a cidade e nem para toda a sua população. O trabalho surge como uma oportunidade de analisar e levantar os dados de uma área que sofre com todas as vulnerabilidades da cidade informal. Considerando todas essas vulnerabilidades sociais e o déficit habitacional presentes na favela São Remo e Sem Terra, foi elaborado o estudo urbanístico para implantação de uma habitação de interesse social a fim de oferecer moradia digna e espaços de lazer e convívio para a população da região.
  • Monografia Acesso aberto
    Projeto reconectar: programa rotativo com espaço de habitação e qualificação profissional destinado á população de menor renda.
    (2023-12) SANTOS, Raphaela Souza dos
    As consequências do aumento da vulnerabilidade social no Brasil, têm sido uma problemática atual e constante na contemporaneidade. Este fenômeno, que tem origens socioeconômicas, pode ser descrito como a má qualidade de vida do indivíduo, não sendo este capaz de manter itens necessários à sua sobrevivência, como, por exemplo, acesso a habitação digna e formação profissional de qualidade. Esse panorama ocorre em função da carência habitacional, da falta de políticas públicas que atuem contra a desigualdade espacial e a viabilização do acesso a uma qualificação profissional que permita ao usuário o desempenho de funções sólidas no cotidiano. Devido a isto, a população de menor renda (público em situação de rua, moradores em assentamentos de risco e moradias precárias) enfrenta dificuldades de se manter ativa na sociedade refletindo no coletivo com prejuízos de segurança e saúde pública. Como reposta a dinâmica urbana e arquitetônica discorrida, o presente trabalho propõe a criação projetual de um espaço multivalente que contemple um programa rotativo com habitação e qualificação profissional associadas ao mesmo lote, visando a requalificação da vida do indivíduo e reinserção na sociedade.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro dia para idosos unidade Brasilândia
    (2023-12) BENICAR, Isadora Nascimento
    Este Trabalho Final de Graduação tem como foco a população idosa, especialmente na cidade de São Paulo, abordando diferentes questões que fazem parte de suas vidas e que os influenciam nos campos pessoais, sociais e intelectuais. Nos primeiros capítulos é feita uma introdução, com pesquisas e dados estatísticos que apontam a quantidade de idosos em São Paulo, onde estão concentrados e qual a visão da população sobre eles. O objetivo é ambientar o leitor em relação à situação atual dessa parcela da população, justificando o por quê se pretende projetar um Centro Dia para Idosos. Em seguida, é definido o conceito, as normas de funcionamento e as características dos Centros Dias que existem pela cidade. Também é apresentada a problemática desse equipamento, o que justifica a necessidade da sua reformulação e as estratégias projetuais adotadas para elaboração do CDI Brasilândia. A Gero Arquitetura e a Arquitetura Sensorial são campos da Arquitetura importantes para a criação de ambientes mais aconchegantes e adequados aos idosos, sendo também caracterizados e explorados ao longo do trabalho. Como estudos de caso e referências projetuais são apresentadas construções que de alguma forma se relacionam com a terceira idade e com o desenvolvimento dos sentidos, ousando nas cores, formatos, áreas verdes e iluminação natural. Com esse Trabalho Final de Graduação se pretende não só mostrar a elaboração do CDI Brasilândia, e suas questões projetuais com a reformulação dos ambientes, dos materiais construtivos e das atividades propostas, como também dar ao leitor um novo olhar sobre os idosas, defendendo a participação e o espaço destes na sociedade.
  • Monografia Acesso aberto
    ONCOMOVE: clínica de fisioterapia oncológica
    (2023-12) AVILES, Bruna Iasmin Santos
    O seguinte projeto trata-se uma clínica de fisioterapia oncológica localizada no bairro da Liberdade, em São Paulo, e tenta demonstrar a importância da relevância da arquitetura na criação de ambientes de saúde. A arquitetura desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes, além de otimizar a eficiência operacional e a funcionalidade das instalações de saúde. Neste contexto, o projeto é dividido em três blocos, cada um com funções específicas para atender às necessidades dos pacientes e funcionários. Os principais componentes do projeto incluem consultórios, um ginásio de mecanoterapia, boxes de eletroterapia, uma piscina terapêutica e áreas de apoio administrativo e para os funcionários. Os consultórios são espaços projetados para fornecer atendimento individualizado aos pacientes, garantindo privacidade e conforto durante as sessões de fisioterapia e a realização de anamneses. O ginásio de mecanoterapia e os boxes de eletroterapia são áreas dedicadas à reabilitação física dos pacientes. Assim como a piscina que promove ganho de força, amplitude de movimento e relaxamento muscular. Além desses blocos funcionais, o projeto incorpora dois pátios, que são áreas de extrema importância para o bem-estar dos pacientes e a convivência dos funcionários. Esses pátios oferecem um ambiente ao ar livre onde os pacientes podem aguardar atendimento e realizar exercícios ao ar livre. Para os funcionários, essas áreas proporcionam um ambiente mais agradável e, potencialmente, contribuem para a redução do estresse, melhorando a qualidade de trabalho. A arquitetura desempenha um papel vital na concepção desta clínica de fisioterapia oncológica, criando espaços funcionais e agradáveis que promovem o bem-estar dos pacientes e funcionários. Além disso, a disposição dos blocos e a inclusão de pátios demonstram uma abordagem holística para o projeto, que considera tanto as necessidades médicas quanto as emocionais, tornando a experiência do paciente mais acolhedora e eficaz.
  • Monografia Acesso aberto
    Habitação social para terceira idade
    (2023-12) TEIXEIRA, Marina de Morais
    Este projeto de habitação social tem como intuito criar um espaço confortável e adequado para pessoas da terceira idade. Busca-se proporcionar um ambiente que promova a independência e autonomia dos moradores, além de oferecer suporte para possíveis necessidades e cuidados de saúde. A habitação deve ser projetada com foco nas necessidades específicas dos idosos, tais como a acessibilidade, segurança e sustentabilidade, utilizando tecnologias e materiais que reduzam o impacto ambiental e ofereçam uma boa relação custo-benefício. O objetivo principal é melhorar a qualidade de vida dos idosos, oferecendo uma moradia segura e confortável que atenda às suas necessidades.
  • Monografia Acesso fechado
    Reurbanização do córrego Caguassu: promoção de habitação de interesse social em vila Bela
    (2023-12) RAMIREZ, Perla
    Assim como em outras capitais, a cidade de São Paulo enfrenta o déficit habitacional e segregação sócio espacial, a população mais carente passa a ocupar áreas de risco e sem infraestrutura. O trabalho a ser apresentado tem como objeto de estudo a reurbanização do córrego Caguassu, em um bairro do extremo leste da cidade de São Paulo. Na faixa lindeira ao córrego existem ocupações de vulnerabilidade, com ruas sem asfalto e moradias sem saneamento básico.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    Coworking Água Branca
    (2023-12) GONÇALVES, Victor Pereira
    O isolamento social imposto pela pandemia intensificou novos métodos de trabalho para muitas empresas e instituições, enxergou-se novas oportunidades de comunicação e otimização de processos por meio do home office. O fornecimento de espaços de trabalho por parte destas organizações foi sendo revisto gradativamente ao se observar sucesso neste novo método. Uma nova dificuldade foi se desenvolvendo com estas mudanças, muitas pessoas não possui um espaço físico apropriado para trabalho em suas casas, desconsiderando a ergonomia e reduzindo a eficiência e desenvolvimento no trabalho. Um espaço adequado oferece um melhor bem-estar, trazendo novas interações sociais e contatos com outras áreas de trabalho, criando um networking. Estas possibilidades podem ser concentradas em um lugar de trabalho diversificado chamado coworking. Baseando-se nos estudos realizados será proposto a implantação de um edifício com soluções sustentável na Zona Oeste do Município de São Paulo, no Bairro Água Branca, requalificando este espaço para o uso corporativo diversificado, que incentive as interações e comunicações entre diversas áreas de atuação, diferentemente de uma organização convencional setorizada. Este projeto de arquitetura será focado ao uso corporativo, adotando as melhores práticas para o conforto ambiental de seus usuários, além disso, busca contribuir para a sociedade ao ser um edifício com um térreo de uso público e com a capacidade de auxiliar a drenagem da região em dias de chuva.
  • Monografia Acesso aberto
    Quadra aberta: ensaio projetual no bairro água branca.
    (2023-12) CASTRO, Ramon dos Santos de
    Neste trabalho é proposto um projeto de implantação do conceito de qua dra aberta no bairro Água Branca, situado na zona oeste de São Paulo. A paisagem urbana é composta por diversas tipologias de quadras, cada uma com suas próprias características e impactos no entorno. No entanto, muitas edificações contemporâneas tendem a se isolar e se resguardar com o uso de muros, negando seu contexto e privando a população de espaços livres. A tipologia de quadras abertas, proposta por Christian de Portzamparc, re flete diretamente nos discursos de arquitetos contemporâneos como Jean Gehl e Jaime Lerner, que defendem a priorização da vida urbana nas ruas das cidades. Portanto, este trabalho consiste em um estudo preliminar para a implantação de uma quadra aberta em uma região em processo de trans formação, com o objetivo de promover uma produção urbana que retome as relações com a cidade
  • Monografia Acesso aberto
    OMO um centro de acolhimento ao idoso
    (2023-12) CAPECCI, Maria Eduarda de Lima
    O espaço OMO promove tarefas que estimulam o corpo e a mente, com atividades de convivência entre os idosos e outras gerações além de atividades voltadas ao lazer. O local também terá função de habitar, dando a opção para os idosos morarem ali ou, para os que não desejarem ou precisarem sair de suas residências, apenas passarem o dia de forma ativa. O projeto será um Centro Dia em conjunto com uma Instituição de Longa Permanência para os Idosos (ILPIs), onde o idoso possa se sentir útil, confortável, respeitado e incluído na sociedade.
  • Monografia Acesso aberto
    Re(h)abilita: centro de reintegração social para dependentes químicor
    (2023-12) RAMOS, Maria Luiza
    O presente trabalho final de graduação aborda a problemática da presença das chamadas Cracolândias no Campos Elíseos, bairro da cidade de São Paulo, voltando os olhos para a falta de políticas públicas e investimentos que contribuam para essa grande questão que habita o dia a dia da cidade. Além disso, abordar o grande problema que é ter nas cidades tantos imóveis ociosos e subutilizados, os quais são capazes de promoverem projetos que visam e podem contribuir para a reabilitação dos usuários de droga. Nesta pesquisa serão apresentados estudos evidenciando a importância da arquitetura no processo de reabilitação. Partindo deste ponto, o trabalho propõe um projeto em um grande estacionamento na região central da cidade, considerando ser um imóvel subutilizado e sem uma função social bem definida, a partir do incentivo do trabalho ministrado pela organização católica, Missão Belém. Assim, o Centro de Reintegração Social para dependentes químicos, busca, não só ofertar um centro de acolhida que proporcione o bem estar para que os usuários de droga se proponham a melhorar de forma eficaz, como também incentivar o anseio por atribuir funções a tantos imóveis vazios e subutilizados na cidade, tornando-os apenas peças do mercado imobiliário. Diante disso serão feitos estudos a partir de uma fundamentação teórica que investiga o local de intervenção para a apresentação de um programa para o projeto idealizado vindo do entendimento do território, usuário e necessidades da população.
  • Monografia Acesso aberto
    Escola de educação básica: aplicando o método montessoriano
    (2023-12) JANCOVIC, Sarah Nogueira
    O presente trabalho de graduação reúne questões teóricas e práticas para desenvolvimentos de um projeto para o curso de Arquitetura e Urbanismo visando esenvolver uma escola de ensino básico, tendo como premissa a metodologia Montessoriana desenvolvida por Maria Montessori na Itália por volta dos anos 1900. Foram analisadas todas as normas técnicas e propostas pedagógicas inovadoras que busquem deixar de lado a concepção tradicional de sala de aula, permitindo que os alunos sintam-se acolhidos em um ambiente em que passarão grande parte de suas vidas. Para isso, foram abordados aspectos sensoriais e lúdicos que cumpram com essas condições e que atendam as diretrizes de Arquitetura Escolar. Ainda, como forma de elucidar as intenções de projeto, foram analisados cinco Estudos de Caso que trazem uma coletânea de inspirações para o projeto arquitetônico proposto. O Área de intervenção foi escolhida levando em conta a coerência com o programa de necessidades e com seus lotes circundantes. Por fim, foi realizado o projeto de uma Escola de Educação Básica: Aplicando o Método Montessoriano recolhendo as informações examinadas e atendendo à perspectiva de seu público alvo. Ele visa trazer o máximo conforto e independência aos seus usuários, buscando estratégias passivas, além de promover a liberdade da criança pelo lote. Palavras chaves: Ensino básico. Ensino Montessoriano. Arquitetura modular. Baixa escala humana.
  • Monografia Acesso aberto
    Biblioteca pública Jurubatuba
    (2023-12) VILLACIDRO, Rafaella Vilela
    A leitura é uma das atividades mais enriquecedoras e transformadoras que alguém pode experimentar. No entanto, infelizmente, no Brasil, ela não é muito explorada ou incentivada, especialmente entre os jovens. O acesso a livros e a cultura literária é limitado e muitas vezes restrito a poucas pessoas. Nesse contexto, surge a necessidade de criar espaços que fomentem a leitura e a cultura em nossas comunidades. O presente trabalho tem como objetivo encabeçar a construção de uma biblioteca que una aspectos importantes que serão tratados adiante. Um dos aspectos que serão considerados na criação dessa biblioteca é a arquitetura biofílica e sensorial. Esse tipo de arquitetura é caracterizado por projetar ambientes que promovam a conexão com a natureza e estimulem os sentidos, oferecendo experiências mais ricas e memoráveis aos usuários. Dessa forma, a biblioteca se torna um lugar onde as pessoas podem se sentir mais relaxadas e abertas a novas possibilidades. O bairro Jurubatuba, localizado na cidade de São Paulo, foi escolhido como o local ideal para a construção dessa biblioteca. Além de ser uma região com pouca diversidade cultural, Jurubatuba é um bairro em desenvolvimento e com poucas opções de lazer e cultura para seus moradores. A biblioteca será um espaço que irá contribuir para a revitalização cultural do bairro e para o seu desenvolvimento. O projeto da biblioteca tem como objetivo principal criar um ambiente acolhedor e inspirador para as pessoas que desejam se aproximar do universo da leitura. Além disso, a biblioteca será um espaço para a promoção de atividades culturais e educativas, que incentivem a interação entre as pessoas e a troca de conhecimentos. Em suma, a criação dessa biblioteca é uma iniciativa que busca incentivar a leitura e a cultura em nossas comunidades, além de criar um espaço de encontro e interação entre as pessoas. Acreditamos que a biblioteca será um ambiente inspirador, que promoverá a imaginação e a criatividade, e que contribuirá para a formação de uma sociedade mais informada e crítica.
  • Monografia Acesso aberto
    Projeto fábrica de cultura em Pirituba
    (2023-12) ANTONIO , Julia Mendonça dos Santos
    O presente trabalho visa apresentar um projeto de arquitetura que enfatize a importância da cultura e seu fomento para o desenvolvimento social e intelectual de crianças e jovens, a fim de formar cidadãos conscientes capazes de expressar-se, desenvolver habilidades e adquirir conhecimentos. O projeto baseia-se na criação de uma Fábrica de Cultura, iniciativa implementada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que busca proporcionar um espaço adequado para atender à demanda dos moradores da região de Pirituba e áreas circunvizinhas. Nesse sentido, foi selecionado um terreno nas imediações da estação de trem e do terminal de ônibus, com amplo acesso por meio de diversos pontos de ônibus nas redondezas. O terreno situa-se em área de uso misto, com predominância de zonas residenciais e comerciais, adjacente a um campo de futebol pública e a uma escola técnica que ministra cursos como contabilidade e segurança do trabalho. Embora oferecendo cursos distintos do proposto pelo programa, a escola atrai jovens, público-alvo do projeto. Ademais, o trabalho propõe uma reflexão acerca da sustentabilidade e de como a arquitetura pode contribuir para a criação de espaços que estimulem a educação, o interesse e a criatividade de seus usuários, fortalecendo, assim, as iniciativas do programa já em execução.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro musical Comunitário Paraisópolis
    (0023-12) NEGREIROS, Bianca Broglio
    Com a falta de incentivo a educação e cultura na comunidade de Paraisópolis, é notório como a população carece de serviços importantes atrelados a qualidade de vida e oportunidades de desenvolvimento ligados ao âmbito pessoal e profissional, englobando assim, a falta de políticas públicas que afetam diretamente na vida local. Em decorrência disso, a falta de cultura na comunidade é um problema complexo e multifacetado que tem suas raízes em fatores históricos, sociais e econômicos. A ausência de acesso à educação de qualidade e à diversidade cultural, bem como a falta de investimento, são algumas das principais causas desse problema. O presente trabalho introduz a criação de um centro comunitário musical, com o objetivo de minimizar a desigualdade social, oferecendo alguns benefícios como o desenvolvimento de habilidades, oportunidades de emprego, promoção da cultura local, fortalecimento da comunidade, promoção da saúde e inclusão social, através da empregabilidade de materiais sustentáveis e ecológicos.