Neuroarquitetura e Design Biofílico aplicado à instituições infantis
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Data
2022-12-08
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Gouveia, Caroline Périco
Orientador
Rolemberg, Juliane Bellot
Coorientador
Resumo
Os espaços possuem impactos diretos no cérebro humano, isso dada, principalmente, a quantidade de tempo que as pessoas passam dentro de ambien- tes construídos. Na fase infantil, onde as crianças passam a maior parte do tempo em escolas, a for- ma com que os espaços escolares são projetados e executados influenciam diretamente, tanto posi- tivamente, quanto negativamente, no desenvolvi- mento intelectual e integrador delas na sociedade. À vista disso, a Neuroarquitetura e o Design Biofí- lico são campos interdisciplinares que consistem na aplicação do entendimento do funcionamento do cérebro humano ao se relacionarem com o am- biente que se localizam, servindo como suporte para que haja mais espaços que afetem as emo- ções e lembranças positivas para os usuários. O intuito desse trabalho é propor um anteprojeto de um edifício estudantil na cidade de São Paulo, que traga os princípios da Neuroarquitetura e do De- sign Biofílico e introduzir estudos sobre as técnicas e estratégias para criações de escolas funcionais.
Palavras-chave
Neuroarquitetura, Design Biofílico