Entre laços - serviço de concicência e fortalecimento de vínculos de jovens de baixa renda

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Data

2022-12-07

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Costa, Pedro Ruiz Rodrigues da

Orientador

Lessa, Juliane Bellot Rolemberg

Coorientador

Resumo

Atualmente os equipamentos públicos educacionais, fornecidos pela prefeitura paulistana, não suprem as demandas qualitativas que crianças e adolescentes necessitam para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Nas prefeituras, sobretudo na região de Sapopemba (área de intervenção do projeto), ainda que haja em quantidade suficiente uma rede de equipamentos escolares públicos para o ensino regular nas fases infantil, fundamental e médio, ainda há uma grande discrepância de espaços recreativos que promovam a interação entre os estudos e as atividades diferenciadas voltadas para o público de classes sociais menos abastadas (estes, responsáveis pelas maiores taxas de evasão escolar no país, segundo o IBGE, 2019). Com isso, o objetivo central deste trabalho é analisar os impactos positivos que a qualidade de espaços educacionais exercem sobre a vida de crianças e adolescentes em um cenário de vulnerabilidade social; de modo a propor soluções em esfera social e arquitetônica, em escala urbana regional. Nesse sentido a pesquisa conclui que o incentivo aos estudos em espaços físicos de qualidade, que visem o bem-estar dos alunos e que proponham o desenvolvimento cognitivo e social de crianças e adolescentes, promovem uma maior esfera de possibilidades educacionais e profissionais após a conclusão do ensino regular; de forma que, a longo prazo, possa vir a proporcionar uma maior qualidade de vida para os indivíduos e suas famílias.

Palavras-chave

Equipamento público, Vulnerabilidade social, Eensino regular, Evasão escolar

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