Entre laços - serviço de concicência e fortalecimento de vínculos de jovens de baixa renda
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Data
2022-12-07
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Costa, Pedro Ruiz Rodrigues da
Orientador
Lessa, Juliane Bellot Rolemberg
Coorientador
Resumo
Atualmente os equipamentos públicos educacionais, fornecidos
pela prefeitura paulistana, não suprem as demandas qualitativas
que crianças e adolescentes necessitam para seu desenvolvimento
pessoal e profissional. Nas prefeituras, sobretudo na região
de Sapopemba (área de intervenção do projeto), ainda que
haja em quantidade suficiente uma rede de equipamentos escolares
públicos para o ensino regular nas fases infantil, fundamental
e médio, ainda há uma grande discrepância de espaços
recreativos que promovam a interação entre os estudos e as atividades
diferenciadas voltadas para o público de classes sociais
menos abastadas (estes, responsáveis pelas maiores taxas de
evasão escolar no país, segundo o IBGE, 2019). Com isso, o objetivo
central deste trabalho é analisar os impactos positivos que
a qualidade de espaços educacionais exercem sobre a vida de
crianças e adolescentes em um cenário de vulnerabilidade social;
de modo a propor soluções em esfera social e arquitetônica, em
escala urbana regional. Nesse sentido a pesquisa conclui que
o incentivo aos estudos em espaços físicos de qualidade, que
visem o bem-estar dos alunos e que proponham o desenvolvimento
cognitivo e social de crianças e adolescentes, promovem
uma maior esfera de possibilidades educacionais e profissionais
após a conclusão do ensino regular; de forma que, a longo prazo,
possa vir a proporcionar uma maior qualidade de vida para os indivíduos
e suas famílias.
Palavras-chave
Equipamento público, Vulnerabilidade social, Eensino regular, Evasão escolar