Arquitetura e Urbanismo

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  • Monografia Acesso aberto
    Habitação de Interesse Social: Um novo morar para as famílias da Favela da Vila Prudente
    (2023-12) CARVALHO, Amanda Lopes
    O objetivo do trabalho é propor um projeto para construção de um conjunto de habitações de interesse social para suprir a necessidade de realocação dos moradores da favela da Vila Prudente, diminuindo a situação de vulnerabilidade dessa população e oferecendo estrutura de saneamento e moradia adequadas. O projeto tem como inspiração as soluções desenvolvidas nos projetos Jardim Edite (São Paulo, Brasil), Quinta Monroy (Iquique, Chile), Mirage (Toronto, Canadá), Bulevar Artigas (Montevidéu, Uruguai) e Conjunto Heliópolis Gleba G (São Paulo, Brasil). O programa visa contemplar plantas modulares e flexíveis, fachada ativa e espaços de convivência, buscando a revitalização da região e uma melhora na qualidade de vida da população. O conceito é influenciado pelo Plano Diretor Estratégico de São Paulo e pelo trabalho de estudiosos do tema cidade e habitação, como Ermínia Maricato, Richard Rogers, Antônio Ferreira e Nabil Bonduki. [...]
  • Monografia Acesso aberto
    Espaço Conexão Itaquera: o papel integrador do centro comunitário na periferia
    (2023-12) FERREIRA, Joyce da Silva
    Ao longo da história da cidade de São Paulo, muitos acontecimentos foram significativos para seu desenvolvimento, dentre eles a urbanização desenfreada, ocasionada pelo grande crescimento populacional ao longo dos anos e pela falta de políticas habitacionais e de planejamento urbano por parte do poder público, além da pressão imobiliária que também ocasionou a população baixa renda a ocupar áreas mais afastadas da cidade, gerando assim as chamadas áreas periféricas. Dentre os bairros periféricos destaca-se Itaquera, localizado na Zona Leste da Cidade de São Paulo. O bairro passou por um grande processo de urbanização a partir da década de 1980, promovido pela migração e industrialização na área, gerando um crescimento populacional e habitacional desordenado. Mesmo atualmente, com sua morfologia urbana modificada e seu desenvolvimento comercial ressignificado, ainda assim existem condicionantes a serem observadas, como é o caso das áreas vulneráveis e suas habitações irregulares, assim como a pouca inserção de instrumentos e equipamentos socioeconômicos que promovam cultura e lazer de qualidade na região. Sendo assim, neste Trabalho Final de Graduação, será abordada uma proposta de projeto arquitetônico de um Centro Comunitário em uma área de vulnerabilidade no distrito de Itaquera. O projeto visa atuar como apoio à região de forma a estimular o desenvolvimento da mesma e de seus habitantes, levando um equipamento público de qualidade que supra as carências que a área dispõe, promovendo cultura, lazer e bem estar para a comunidade, valorizando a região e tornando-a referência para todo seu entorno.
  • Monografia Acesso aberto
    Expo-Parque Itaquera: Complexo de lazer e eventos do Vetor leste da Cidade de São Paulo
    (2023-12) CARVALHO, Heitor Daciulis Rohm de
    O presente trabalho final de graduação consiste na elaboração de uma proposta de um centro de exposições integrado com o parque o qual traz a proposta de relembramos ícones da comunidade da zona leste de são Paulo através do plantio de árvores e apoio da comunidade, o Centro de exposições tem como objetivo atender as demandas de eventos, cultural, pública e exposições diversas. Abrangendo salas para oficinas e estudo, contendo todo o suporte necessário para a realização de todas as demandas para qual o centro fora destinado. Para o seu desenvolvimento foram feitos estudos e análises sobre centros de exposições ao redor do mundo e sua importância para a sociedade e o seu impacto econômico e socioambiental, a partir de então, foi feito estudos na área da implantação do projeto onde possamos contribuir com toda a gleba e que o edifício possa interagir e trazer o senso de pertencimento aos seus visitantes. Por fim a proposta do projeto abriga um centro de exposições e cultura, gerando espaços e atividades que promovam atividades educacionais, com a finalidade de impactar a população e trazer novos incentivos e avanços para a localidade.
  • Monografia Acesso aberto
    Projeto de Revitalização Arquitetônica da estação ferroviária Juventus-Mooca
    (2023-12) DETILIO, Lara Galhardo
    Este projeto foi baseado no soerguimento para revitalizar a estação ferroviária Juventus - Mooca esta que por sua vez não tem o devido cuidado e ajustes conforme o passar das épocas e trouxe ao trabalho o objetivo de melhorar principalmente à questão da acessibilidade e a relação do fluxo que as pessoas têm com o local. Sabendo dessas questões pendentes na atual estação foi pensado uma nova proposta visando atender todas as necessidades. Transformando a experiência de quem sempre frequenta a estação, para quem futuramente irá usufruir e tornando-a um ponto de referência.
  • Monografia Acesso aberto
    Renascer: Centro de acolhimento para adolescentes
    (2023-12) CARDOSO, Larissa da Silva
    Este projeto trata de uma reflexão sobre as condições dos adolescentes em vulnerabilidade social e familiar na cidade de São Paulo. Entendendo a importância da discussão e a busca por melhorias, bem como através desses ambientes confortáveis e acolhedores que influenciam no desenvolvimento em diversas áreas do crescimento pessoal dos adolescentes. Desse modo, o projeto tem como objetivo desenvolver um estudo e projeto arquitetônico de um centro de acolhimento para adolescentes em vulnerabilidade familiar e social conectado a um espaço de socialização e capacitação profissional infanto juvenil. Buscando assim, contribuir para a transformação social, pessoal, psicológica e profissional desses adolescentes através da arquitetura e seus meios de atuação. Para o desenvolvimento desse trabalho foi feito uma na análise na região da Liberdade em São Paulo, utilizando as bases de dados retiradas do site Geosampa para a melhor compreensão do local, estudos de plano diretor da cidade de São Paulo e das legislações. Com base nas referências bibliográficas, foi feito um estudo em sites e artigos que tratam as dificuldades e necessidades dos jovens que estão em situações vulneráveis e de abandono. E para completar, uma análise de estudos de caso para entender sobre as tipologias da arquitetura e os projetos voltados para o tema que servirão como base para a proposta apresentada.
  • Monografia Acesso aberto
    Conjunto habitacional Estação Belém
    (2023-12) OLIVEIRA, Letícia dos Santos de
    O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um projeto arquitetônico de um conjunto habitacional de interesse social no bairro Belém, em São Paulo, considerando o contexto de déficit habitacional da cidade e o problema de espaços subutilizados. O trabalho pretende discutir os aspectos e problemas da habitação social na cidade, levando em conta questões como a inadequação das moradias, a padronização das unidades habitacionais, a segregação social e a falta de infraestrutura urbana, considerando a importância de se promover o acesso à moradia digna para a população de baixa renda, assim como as dificuldades enfrentadas nesse processo. A proposta do conjunto habitacional busca atender às necessidades dos futuros moradores, considerando aspectos como acessibilidade, segurança, conforto e qualidade de vida, ao mesmo tempo em que busca integrar-se à dinâmica urbana e paisagística da região.
  • Estudo de Caso Acesso aberto
    CESP: Centro Educacional Sustantável Paulista
    (2024-01) Renan Pedroza Santos da Silva , SILVA, Renan Pedroza Santos da
    O conceito do projeto é voltado para a educação ambiental. Visando e implementando políticas e planos integrados para a inclusão e eficiência dos recursos, como por exemplo, processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, com o intuito de levar a educação de uma maneira equitativa e inclusiva para todos. Um dos recursos que influenciam o desenvolvimento sustentável é o conhecimento, que, ao ser acumulado, não só leva à inovação, mas também funciona como alicerce para tecnologias posteriores. O conhecimento adquirido com a experiência anterior com a mesma tecnologia permite que os tomadores de decisão analisem até que ponto os produtos economicamente viáveis são possíveis. Dessa forma, criam-se trajetórias naturais, que são os caminhos pelos quais ocorre o desenvolvimento sustentável.
  • Monografia Acesso embargado
    (RE)Significar Núcleo de habitação e amparo para Cracolândia
    (2023-12) MALVAR, Juliana De Falchi, Juliana De Falchi Malvar
    A partir da década de 60 houve o movimento da elite sair do centro antigo de São Paulo devido a modernização dos automóveis, desta forma procurava-se garagem para os mesmos, porém no centro não havia espaço para tais finalidades. Dessa forma o centro se torna um espaço popularizado pela classe trabalhadora, em especial no setor terciário, tornando mais viável para o uso de transporte público com os terminais para a mesma classe. A primeira apreensão do crack na região central da cidade de São Paulo aconteceu nas avenidas, Rio Branco, Duque de Caxias, Cásper Líbero e Ipiranga em 1991, atualmente está área é conhecida como Cracolândia. Após 30 anos essa região ainda abriga em torno de 4.200 pessoas em situação de rua, de acordo com o Levantamento de Cenas de Uso em Capitais (LECUCA, 2019) as pessoas em situação de rua, em sua grande maioria, prevaleciam de frequentadores antigos (57,4%, há pelo menos cinco anos) e 39,2% (há 10 anos ou mais). A prefeitura envia usuários de crack para o atendimento no Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (Siat II), prestando atendimento no local e encaminhando para outros serviços da rede de saúde e assistência social, a fim de aumentar o número de pessoas em tratamento (MADRUGA et al., 2020). Por meio dos estudos e pesquisas de campo, nota-se a existência de algumas Organizações Não Governamentais (ONGS) e serviços para o tratamento dessas pessoas, mas a distribuição desses locais não é concentrada espacialmente, caso fossem, as habitações e centros de acolhimentos para a Cracolândia atenderiam mais usuários ao mesmo tempo e que a eles proporcionaria o tratamento psicológico, contribuindo para a reintegração social e trabalhista. (MADRUGA et al., 2020).
  • Monografia Acesso aberto
    Requalificação Viária com Foco no pedestre em Guaianases-SP
    (2023-12) Cortez, Isabella Melo de Sousa Ferreira
    Este estudo explora a caminhabilidade e seus aspectos no âmbito do meio urbano. O Meio Urbano tem se tornado um desafio crescente e uma preocupação nas cidades pelo mundo. Com o crescimento da frota de automóveis nas ruas, a malha viária urbana vem ficando cada vez mais saturada, tornando um desafio caminhar para as pessoas que circulam na cidade. Nesse sentido, a requalificação urbana com foco no pedestre, também conhecida como caminhabilidade tem se mostrado uma alternativa segura e viável para melhorar a mobilidade nas cidades. O intuito deste trabalho é discutir a importância da requalificação urbana com foco no pedestre em áreas periféricas.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro de reabilitação oncológico águeda
    (2024-01) MANGABEIRA, Felipe Marcelo Molina
    Este projeto de conclusão de curso tem como objetivo e metodologia a realização de um centro de reabilitação oncológico no bairro da Vila Prudente, com foco em uma medicina humanista que trate o paciente e não doença, fornecendo cuidados integrais necessários ao indivíduo como um todo, atentando-se ao seu contexto biopsicossocial e espiritual. O câncer é uma das principais causas de morte em São Paulo e em todo o Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que em 2023 cerca de 380 mil novos casos de câncer, somente na região sudeste do país, serão diagnosticados. O tratamento do câncer é um desafio para todas as pessoas, mas para aqueles que moram em regiões periféricas, pode ser ainda mais difícil devido a uma série de fatores, como o acesso limitado aos serviços de saúde, transporte insuficiente, falta de recursos financeiros e menor conscientização sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer. Por esse motivo, foi escolhido o bairro da Vila Prudente para este projeto. Pois a região possui modais de acesso fácil a periferias desde São Mateus até Capão Redondo por conta do metrô da linha verde que faz conexão direta com a linha Prata e com a linha Lilás, além de ser uma ZEU (Zona Eixo de Estruturação da Transformação Urbana) permitindo um incrível potencial construtivo, ao apresentar tudo que é necessário para atender bairros de difícil acesso e com populações mais carentes.
  • Monografia Acesso aberto
    CUIDAR - Clínica de tratamento de hemodiálise
    (2024-01) SILVA, Vitor Godoy da
    A Hemodiálise é um tratamento para pacientes renais crônico, cujo o aumento tem crescido através da crescente de doenças que derivam para a perca renal. Através de estudos este TFG busca melhorar o espaço de tratamento desses pacientes, trazendo a humanização para o local, e fazendo com que o paciente seja o foco daquele lugar, melhorando a experiência sensorial e trazendo o cuidar como foco do projeto. Com isso vamos analisar alguns pontos da neuroarquitetura, como cores, iluminação, espaço, arte e acessibilidade, entendendo a necessidade, e melhorando pontos que tem sido deixados de lado, dando foco apenas para estética e funcionalidade. Ao longo desse trabalho, vamos contemplar toda uma introdução para entendimento da doença e suas necessidades, tipos de arquitetura que possam agregar, também a escolha de um local que demande a implantação de um espaço para o tratamento da diálise, e entender como os equipamentos públicos como Hospitais e UBSs, são importantes terem no seu entorno, para assim então nos aprofundarmos em projetos referências, e começarmos a percorrer o caminho para a construção do nosso projeto. Neste TFG vamos buscar construir uma Clinica de Tratamento de Hemodiálise, em São Paulo, na região de Vila Prudente, com o objetivo de além de tratar, poder cuidar e trazer conforto para os pacientes.
  • Monografia Acesso aberto
    Oficina Montessori: Habilidades além de um currículo
    (2023-12) OLIVEIRA, Fabiana Fernandes
    Esta monografia apresenta em seu decorrer as técnicas da educação Montessoriana e sua origem, destacando a importância da arquitetura no processo educacional, e apresentando por fim um programa preliminar de projeto para uma Oficina Pedagógica Montessori como contraturno escolar no município de São Bernardo do Campo. O Método Montessoriano surgiu no início do século XX com o princípio fundamental da autoeducação da criança, incentivando-a a explorar, pesquisar, interagir e respeitar seu ritmo próprio de desenvolvimento.Para proporcionar esse ambiente de aprendizagem um dos aspectos mais importantes apoia-se no conceito do ambiente preparado, que é cuidadosamente projetado para as crianças, com materiais e atividades organizados e acessíveis que permitem que elas escolham o que desejam aprender de maneira intuitiva e confortável.
  • Monografia Acesso aberto
    Tijolo por tijolo: habitação de interesse social na Vila Nova Conquista
    (2023-12) RAMALHO, Gabrielly de Souza
    Essa monografia apresenta inicialmente referenciais teóricos para embasamento das discussões a respeito da participação do Estado e suas primeiras tentativas de produzir habitações populares ofertadas à sociedade. Neste processo, são debatidos princípios como os interesses econômicos, políticos e sociais, sendo esses tratados consequentemente como menos importantes. Esses tópicos constroem gradativamente a narrativa para contextualização da apresentação do município de intervenção, localizado em Diadema, na região do ABC em São Paulo. Posteriormente é apresentado uma proposta de projeto na Vila Nova Conquista que tem como objetivo analisar a viabilidade da construção de habitação de interesse social horizontal com ênfase em requalificação urbana. A pesquisa buscará compreender os principais desafios enfrentados pelo projeto, as estratégias adotadas para a sua implementação e os impactos esperados para a comunidade local.
  • Monografia Acesso aberto
    Transformando vidas através da cultura: A fábrica de Cultura e seus impactos no acesso à arte para crianças e jovens de baixa renda na Zona Leste de São Paulo
    (2023-12) MONTILHA, Luana Gonçalves
    Este trabalho acadêmico apresenta um resumo da pesquisa realizada sobre o impacto da Fábrica de Cultura na Zona Leste de São Paulo, que visa oferecer acesso à arte para crianças e jovens de baixa renda. Os resultados mostraram que a iniciativa é capaz de transformar vidas, contribuindo para a formação cultural, a inclusão social e o desenvolvimento pessoal dos jovens. Conclui-se que a Fábrica de Cultura é uma importante ferramenta para o acesso à arte e para a promoção da cidadania cultural.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro cultural e esportivo Heliópolis
    (2023-12) VILELA, Jennifer Caroline
    O presente trabalho discorre acerca da problemática da falta de acesso a equipamentos culturais e esportivos nas regiões periféricas da cidade de São Paulo, com ênfase na favela do Heliópolis, considerada a maior favela do Estado. Com base nessa problemática, este trabalho propõe a implementação de um centro cultural e esportivo em um terreno que atualmente é utilizado como estacionamento de caminhões, não cumprindo sua função social em uma área onde existe uma grande necessidade de equipamentos públicos. Desta forma, o centro cultural e esportivo Heliópolis, busca oferecer de forma democrática, um espaço de qualidade que fomente o desenvolvimento cultural e esportivo, além de um lugar para convivência e permanência para a população local. Assim, apoiando-se no estudo do território desde a formação da favela do Heliópolis até os dias atuais, no estudo do terreno e de seu entorno, nos projetos de referências e com base na contextualização sobre a importância do esporte, cultura e lazer para todos, foi possível sugerir um programa de necessidades para o desenvolvimento de um equipamento que atenda as necessidades da população local, com o intuito de contribuir para a resolução da problemática apresentada.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro de integração à cultura das religiões de matriz africana
    (2024-01) ROZA, Thais Soares
    Este Trabalho Final de Graduação aborda o tema centro de integração à cultura das religiões de matriz africana, com ênfase na umbanda, esse centro foi intitulado pela autora de "batucar". As abordagens de grande importância desse trabalho são a visibilidade das religiões afrobrasileiras, a intolerância religiosa, contextos históricos do Brasil e da cidade de Mogi das Cruzes onde serão realizadas as análises de território. Buscando a melhor solução de projeto, 3 obras foram analisadas como referência projetual. A vivência da autora dentro da liturgia da umbanda foi de suma importância para realização deste trabalho, os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos fazem parte desse Trabalho de Final de Graduação.
  • Monografia Acesso aberto
    Escola Parque: educação, cultura e lazer como um só espaço.
    (2023-12) RODRIGUES, Letícia Pereira
    O espaço escolar é um importante instrumento na construção do ser humano, tendo um papel fundamental e grande influência na formação das primeiras experiências, das relações sociais e até mesmo do caráter. É na escola que as crianças passam a maior parte do seu tempo, entretanto, ainda assim é possível encontrar espaços educacionais totalmente despreparados e insuficientes. A atual arquitetura escolar das unidades públicas do Brasil apresenta inúmeras falhas, principalmente ao se tratar dos espaços oferecidos. A maneira como esse ambiente aprisiona as crianças através de altos muros e extensas grades, colabora para que um sentimento de indignação floresça, além de contribuir para que os alunos não se sintam parte daquele lugar. Em vista disso, o presente trabalho fundamenta-se na proposta arquitetônica de uma Escola Parque, destinada às crianças do ensino fundamental (06 a 15 anos), em situação de vulnerabilidade social, inseridas no distrito do Grajaú, zona sul de São Paulo, aberta à sociedade aos finais de semana. Unificando assim, a educação, a cultura e o lazer, em um só espaço, transformando a escola em um equipamento de inserção social e urbana, que acolhe toda a comunidade, colaborando para transformação do sentimento de desprezo em pertencimento com esse importante espaço.
  • Monografia Acesso embargado
    Oasis Urbano | Refúgio em meio ao caos urbano
    (2023-12) BARDUZZI, Maria Julia Alves
    Neste Trabalho Final de Graduação , serão apresentados estudos tendo como objetivo analisar a inserção de espaços verdes e livres no centro de São Paulo, visando a criação de um "Oásis Urbano" em uma região contemplada pelo excesso de concreto e falta de espaços principalmente públicos voltado para espaços naturais abertos. O trabalho busca entender os contextos atuais da cidade, bem como os desafios e oportunidades para a criação dessas áreas.Diante de pesquisas realizadas sobre o tema junto com a inserção da Neuroarquitetura nesses ambientes ao ar livre que estão sendo inseridos os espaços verdes e livres e também uma análise de projetos já existentes trazendo esses aspectos listados e principalmente voltados para a sustentabilidade. Esse estudo destaca a importância dessas zonas verdes para a qualidade de vida da população, tanto em termos de bem-estar físico quanto mental, sendo focado principalmente na saúde mental das pessoas atualmente no centro urbano de São Paulo. No final do trabalho, foram desenvolvidas algumas propostas para a criação dessas zonas de natureza no centro de São Paulo, como a reestruturação de espaços pouco usufruídos, pensando em uma requalificação de praças urbanas na região central de São Paulo.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro Recreativo Educacional Jardim Primavera
    (2023-12) DIAS, Renan
    O trabalho abordará a relação da população do município de Mauá, com a sua falta de acesso à Cultura e Lazer, trazendo o contexto de como chegamos ao modelo de Centros Culturais que conhecemos hoje em dia, trazendo dados através de mapas e pesquisas de como a região é precária de atividades principalmente para o público jovem. Após todas as pesquisas e reflexões surgiu a proposta da implantação de um Centro Recreativo Educacional no Jardim Primavera, localizado no município de Mauá, no estado de São Paulo. O programa proposto irá atender as necessidades da população da região, oferecendo um equipamento de socialização incentivando os jovens a uma educação, acesso à cultura e lazer de qualidade.
  • Monografia Acesso fechado
    FAVELA VIVE | Além de vielas: A arte e a cultura como símbolos de resistência em Heliópolis.
    (2023-12) SOARES, Giovanna da Silva
    O trabalho consiste em retratar a importância do incentivo das práticas culturais e atividades artísticas em uma área periférica. Dando início com um estudo sobre o que as pessoas entendem sobre cultura em comparação ao conceito estudado no ponto de vista sociólogico e filosófico, em seguida será abordada a importância das práticas artísticas e culturais nas favelas, e também a desigualdade na distribuição dos equipamentos com esse caráter na cidade de São Paulo. O projeto será um Centro de Artes e Cultura, que recebe o nome de Favela Vive, localizado na favela de Heliópolis, zona sul de São Paulo. Por meio de pesquisas foi feito um estudo sobre a história de Heliópolis, com enfoque na grande potência cultural que a região possui. Três projetos de referências foram analisados, todos com especificidades que servirão de inspiração para a concepção do projeto. Após feita as análises se iniciou os primeiros desenhos e estudos das possibilidades de fluxos, acessos, setorização e organização do programa, tendo como resultado o estudo preliminar do projeto proposto.