Publicidade médica e uso inapropriado da imagem: a utilização de imagem de pacientes no marketing digital médico de cirurgias plásticas

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Data

2022-12-05

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

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Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Silva, Vitória

Orientador

Andrade, Camila

Coorientador

Resumo

Este estudo trata do poder que o médico tem perante as mídias sociais, abordando o uso inapropriado da imagem de pacientes que foram submetidos a procedimentos estéticos em cirurgias plásticas pelo marketing digital médico. Apresenta como objetivo abordar os limites da publicidade médica digital, em especial, o uso inapropriado de imagem de pacientes que realizaram cirurgias plásticas, mediante a exposição da imagem de “antes e depois”, conduta que fere a Ética Médica, a Constituição Federal, a privacidade do paciente e o dever de sigilo médico. Nesse sentido, diante do dilema relacionado ao marketing médico, embora se defenda a necessidade de informar os pacientes e a sociedade dos avanços científicos e tecnológicos na área da saúde, devem ser sopesados, de um lado, o direito legítimo dos profissionais de divulgarem à sociedade sua habilitação e capacitação e, de outro, os limites éticos aos quais os médicos estão sujeitos.

Palavras-chave

Direito médico, Marketing médico, Cirurgia plástica, Direito à privacidade

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