A publicidade processual e o conflito com a privacidade e a proteção de dados no processo eletrônico

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Data

2022-12-01

Tipo de documento

Monografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Macedo, Ana Gabriela Reis e Silva

Orientador

Demo, Wilson

Coorientador

Resumo

A presente monografia tem como objetivo analisar a relação entre os direitos fundamentais à publicidade, privacidade e proteção de dados, no âmbito do processo judicial eletrônico, a partir da aplicação das leis de publicidade processual e da Lei Geral de Proteção de Dados neste contexto. A fim de se alcançar esta finalidade, será empregado o método bibliográfico, tendo como subsídio para a pesquisa obras e publicações acadêmicas relacionadas ao tema delimitado. No que tange à abordagem, trata-se de uma pesquisa qualitativa, pois a problemática será explorada pela perspectiva de critérios subjetivos. A análise dos dados será orientada a partir de argumentos doutrinários das categorias de estudo, que passam pela definição dos princípios assinalados, sua efetivação em normas infraconstitucionais que disciplinam o processo judicial, até o conflito entre os interesses público e privado que estes representam e sua solução. Em conclusão, constatou-se que a regulamentação da publicidade culmina em uma restrição no acesso aos autos eletrônicos, pautada na Resolução 121/2010 do Conselho Nacional de Justiça. E que, por outro lado, esta restrição de acesso aos portais oficiais não impede o tratamento de dados em desconformidade à LGPD.

Palavras-chave

Publicidade, Privacidade, Proteção de dados, Processo judicial eletrônico

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