Avaliação da gestão do conhecimento em uma instituição federal de ensino: a perspectiva de docentes, técnico-administrativos e gestores

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Data
2019
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso embargado
Editora
Autores
Bertotti, Mário José
Orientador
Mussi, Clarissa Carneiro
Coorientador
Resumo
Knowledge management is a challenge for all organizations, especially for educational institutions. The objective of this research was to evaluate knowledge management from the perspective of the employees of a federal institute of education. The methodology of the research was characterized by the qualitative and quantitative approaches, with use of the strategies of case study and survey. As data analysis techniques, descriptive statistics, Cronbach's alpha and the Mann-Whitney U test were used. The results showed the need for improvement actions in aspects related to the organizational culture and people, policies and strategies of knowledge management, structure and organizational leadership and information technology. The perception of the managers is more favorable, followed by the teachers and, finally, the technical-administrative ones that denoted a more negative evaluation of the knowledge management considering the analyzed aspects. We found a statistically significant difference in the perception of managers and technical-administrative and of teachers and technical-administrative. The difference in perception between the groups of managers and teachers was not statistically significant. The study contributed with a structure to evaluate the knowledge management in the educational institution and to identify aspects that need improvement. Their results indicate the need of attention of the managers to the perception of different groups of actors when the enterprise of knowledge management initiatives.
A gestão do conhecimento constitui-se em um desafio para todas as organizações, em especial para as instituições de ensino. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a gestão do conhecimento na perspectiva dos servidores de um instituto federal de educação. A metodologia da pesquisa caracterizou-se pelas abordagens qualitativa e quantitativa, com o uso das estratégias de estudo de caso e survey. Como técnicas de análise dos dados foram utilizados a estatística descritiva, o Alfa de Cronbach e o teste U de Mann-Whitney. Os resultados mostraram a necessidade de ações de aprimoramento em aspectos relacionados à cultura organizacional e pessoas, políticas e estratégias de gestão do conhecimento, estrutura e liderança organizacional e tecnologia da informação. A percepção dos gestores mostra-se mais favorável, seguida pelos professores e, por último, pelos técnico-administrativos que denotaram uma avaliação mais negativa da gestão do conhecimento considerando os aspectos analisados. Encontrou-se diferença estatisticamente significante na percepção de gestores e técnico-administrativos, e de professores e técnico-administrativos. A diferença na percepção entre os grupos de gestores e professores não se mostrou estatisticamente significante. O estudo contribuiu com uma estrutura para avaliar a gestão do conhecimento na instituição de ensino e identificar aspectos que necessitam de melhorias. Seus resultados denotam a necessidade de atenção dos gestores à percepção de diferentes grupos de atores quando do empreendimento de iniciativas de gestão do conhecimento.

Palavras-chave
Gestão do conhecimento, Avaliação, Instituição de ensino, Instituto federal
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