Práticas de reconhecimento da pessoa surda como inovação social: o caso do IFSC campus Palhoça bilíngue

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Data

2020

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Pacheco, Marcos

Orientador

Nunes, Nei Antonio

Coorientador

Resumo

The research here presented has the purpose of analyzing how the recognition practices developed in the IFSC Campus Palhoça Bilíngue configure themselves as social innovation. In order to make such an investigation viable, we decided to prepare a case study based on an IFSC unit elected as an observatory for this condition, thus dialoguing with specialists, protagonists in the process of implementing the pedagogical and institutional proposal of this singular IFSC academic unit, made up of deaf people, be students, TAES or teachers. The guiding question of the research intended to lead the knowledge of this reality from two central and complementary concepts, capable of translating the rich and relevant experiences narrated by the research subjects, namely: the practices of recognition and social innovation, within the scope of guarantee of the right to education of deaf people, aiming to contribute with the efforts of organizational studies, composing a valuable research territory in the scope of social innovation and propagating the deafness in the perspective of the struggle for recognition, verifying quite complex effects, in which people through resistence strategies and freedom practices manage to define more satisfactory ways of recognition and existence.
A pesquisa ora apresentada tem como propósito analisar como as práticas de reconhecimento desenvolvidas na unidade IFSC Campus Palhoça Bilíngue configuram-se como inovação social. A fim de viabilizar tal investigação, optou-se por elaborar um estudo de caso a partir da unidade do IFSC referida, como observatório para esta condição, dialogando assim com especialistas, protagonistas do processo de implantação da proposta pedagógica e institucional desta singular unidade acadêmica do IFSC, integrada por pessoas surdas; estudantes, TAES ou professores. A pergunta orientadora da pesquisa pretendeu conduzir o conhecimento desta realidade, a partir de dois conceitos centrais e complementares, capazes de traduzir as ricas e relevantes experiências narradas pelos sujeitos da pesquisa: as práticas de reconhecimento e a inovação social, no âmbito da garantia do direito à educação da pessoa surda, visando contribuir com os esforços dos estudos organizacionais, território de investigação no âmbito da inovação social, e propagando a surdez na perspectiva da luta pelo reconhecimento, verificando-se efeitos complexos em que as pessoas, através de estratégias de resistência e práticas de liberdade, conseguem definir formas de reconhecimento e existência mais satisfatórias.

Palavras-chave

Inovação, Luta pelo reconhecimento, Surdos

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