Avaliação das estratégias de formação de competências do empreendedorismo inovador

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Data

2013

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Giarola, Pollyanna Gerola

Orientador

Puffal, Daniel Pedro

Coorientador

Resumo

Com o advento da economia baseada no conhecimento, o conhecimento e o aprendizado passaram a desempenhar papel impulsionador no desenvolvimento econômico. O conhecimento é tido como insumo fundamental no processo empreendedor e inovativo, que se encarrega de enfrentar a alta competitividade do mercado atual. Além disso, o desenvolvimento do empreendedorismo tem ganhado cada vez mais espaço dentre aqueles que possuem bons níveis de conhecimento e que aceitam correr riscos. Neste contexto, o papel das universidades vem adquirindo maior relevância, uma vez que ainda se apresentam como locus principal de geração de novos conhecimentos e formação de competências nos futuros profissionais. Nesta perspectiva, por meio de pesquisa descritiva, explicativa, com metodologia qualitativa e quantitativa e do tipo essencialmente documental, buscou-se analisar a performace do desenvolvimento de competências requeridas ao empreendedorismo inovador a partir das universidades de Santa Catarina com base nos resultados da segunda etapa do Programa Sinapse da Inovação do ano de 2012. A partir disso foi possilitado identificar as estratégias para fomentar o empreendedorismo inovador, mapeando as competências promovidas pela formação empreendedora propostas nas estratégias identificas, e ainda avaliando os resultados das estratégias desenvolvidas a partir dos projetos do Programa Sinapse da Inovação promovido pela FAPESC. Dessa forma pode-se entender que as universidades apresentam diversas estratégias para o desenvolvimento de competências empreendedoras. Elas encontram-se nos três pilares acadêmicos e certamente agregam muito a sociedade. Porém é coerente dizer que talvez nem todas as iniciativas sejam frutíferas, pois as vezes não é vontade do aluno, empreender. A universidade com maior representação de iniciativas tem sido a UFSC, e a área de conhecimento mais presente é a de ciências sociais aplicadas. No que tange aos dados estatísticos, estes não confirmaram relação entre as variáveis: universidades e o número de projetos aprovados. Entretanto, não se descarta uma associação, pois a mesma pode ser encontrada a partir de outros dados, como sugerido para trabalhos futuro. O tema justifica-se por relacionar o papel desafiante das Universidades com o desenvolvimento da sociedade, no que tange principalmente ao emprego correto do conhecimentonum cenário empreendedor.

Palavras-chave

Criatividade nos negócios, Empreendedor, Inovações tecnológicas, Universidades e faculdades - Administração

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