O strategizing na visão da média gerência

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Data

2011

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

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Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Brito, José Vladimir da Silva

Orientador

Tondolo, Vilmar Antonio Gonçalves

Coorientador

Resumo

Esta pesquisa está inserida no campo de estudos sobre gestão pública, em especial aquele relativo ao desenvolvimento de estratégias governamentais. No campo teórico, o trabalho pretendeu contribuir para uma melhor compreensão da Estratégia Como Prática, entendendo-a como abordagem relevante ao desenvolvimento e consecução dos objetivos estratégicos. Já no campo empírico, o trabalho buscou desenvolver um estudo de caso múltiplo - concernente às três Superintendências do Patrimônio da União na região Sul do Brasil - pretendendo interpretar, face a teoria abordada, os resultados obtidos quanto ao indicador do Plano Plurianual 2008-2011: "Taxa de Crescimento da Arrecadação Patrimonial", na visão da Média Gerência dessas Superintendências. Desta forma, associando as pretensões teórica e empírica, essa pesquisa teve por objetivo geral identificar e analisar como se desenvolve o processo de Strategizing nas Superintendências, na visão dos Superintendentes e dos Chefes das Divisões de Receitas Patrimoniais, quanto aos resultados obtidos no indicador do Plano Plurianual 2008-2011: "Taxa de Crescimento da Arrecadação Patrimonial". Para atingir o objetivo elencado e entendendo a dinamicidade característica das ciências sociais aplicadas, foram associadas as seguintes táticas de investigação apropriadas ao caso proposto: (i) a coleta de dados mediante a realização de entrevistas semi-estruturadas e a pesquisa em documentos; (ii) a análise dos dados coletados por meio da Codificação Temática e Análise de Conteúdo; e (iii) a validação da pesquisa face os critérios de validade do construto, de validade interna e externa, e de confiabilidade da pesquisa empreendida. A utilização das diversas fontes de dados e de métodos, visaram obter a necessária triangulação e assim reduzir os vieses decorrentes de uma única fonte. Metodologicamente, a pesquisa se classifica nos seguintes termos: fenomenológica; qualitativa; exploratória; transversal; estudo de caso múltiplo quanto à estratégia de pesquisa; e concernente à coleta de dados, mediante a realização de entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental. O pressuposto adotado na pesquisa admite que o desenvolvimento de estratégias como prática social, é o resultado da intersecção entre os Praticantes, as Práticas e a Práxis, chamada Strategizing, conforme defendido nos trabalhos de Richard Whittington e Paula Jarzabkowski. A partir desse pressuposto, pretendeu-se compreender - considerada a abordagem da Estratégia Como Prática, bem como o caso empírico investigado nas Superintendências - como se desenvolveu o Strategizing na visão da Média Gerência das três Superintendências na região Sul do Brasil. Alcançados os objetivos do presente estudo, foi possível supor que um modelo de gestão pública, que comporte a adoção da abordagem da Estratégia Como Prática, auxilie o processo de desenvolvimento de estratégias governamentais pretendidas no planejamento plurianual das políticas públicas.
This research is embedded in the field of studies on public management, especially that concerning the development of government strategies. In theoretical, the work aims to contribute to a better understanding of strategy as practice, understanding how to approach relevant to the development and achievement of strategic objectives. In the empirical field, the study aimed to develop a multiple case study - concerning the three superintendents Heritage Union in Southern Brazil - intending to interpret, given the theory discussed, the results obtained for the indicator of the Multi-Year Plan 2008-2011: "Revenue Growth Rate Sheet" in the vision of the Middle Management of these superintendents. Thus, combining the theoretical and empirical claims, this study aimed at identifying and analyzing how it develops in the process of Strategizing Superintendents, Superintendents of the vision and the Heads of the Divisions of Revenue Equity in the results obtained in the indicator of the Plan 2008-2011 Multi-Year: "Revenue Growth Rate Sheet". To achieve the objective part listed and understanding the dynamics characteristic of applied social sciences, were associated with the following tactics appropriate to the research proposed case: (i) collect data by conducting semi-structured interviews and research documents, (ii) analysis of data collected through coding and thematic content analysis, and (iii) the validation of the research against the criteria of validity of the construct of internal and external validity, and reliability of the research undertaken. The use of multiple data sources and methods aimed at obtaining the necessary triangulation and thus reduce the bias resulting from a single source. Methodologically, the research is classified as follows: phenomenological, qualitative, exploratory cross-sectional, multiple case study on the research strategy, and concerning the collection of data by conducting semi-structured interviews and documentary research. The assumption adopted in the research acknowledges that the development strategy as social practice, is the result of the intersection of Practitioners, Practices and Praxis, called Strategizing, as advocated in the works of Richard Whittington and Paula Jarzabkowski. From this assumption, we sought to understand - considered the approach of the Strategy as Practice, as well as empirical case investigated in the superintendency - Strategizing how to develop the vision of the Middle Management of the three superintendents in southern Brazil. Achieved the objectives of this study, we assume that a public management model that entails the adoption of the Strategy as Practice approach, assist the process of development of government strategies intended for the multiyear planning of public policies.

Palavras-chave

Planejamento estratégico, Gerentes de nível médio, Administração pública

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