Avaliação da gestão do conhecimento em um hospital: proposta de uma estrutura conceitual na perspectiva de gestores e profissionais de saúde

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Data

2016

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Machado, Alexandre Felipe

Orientador

Mussi, Clarissa Carneiro

Coorientador

Resumo

This research investigated criteria for the evaluation of knowledge management in a hospital institution considering the perception of its managers and health professionals. Methodologically, the research was characterized as qualitative, of the case study type. Semistructured interviews, focus group, participant observation and documentary research were used to collect the data. Data analysis followed the coding and mixed categorization procedures. As a result of the research, a conceptual structure composed of 6 areas that represent the participants' concerns regarding the trainers that optimize the implementation and sustainability of the knowledge management processes are presented: (i) Knowledge Management Policies and Strategies, (ii) Organizational Culture, (iii) Organizational Structure, (iv) Leadership, (v) Information Technology, (vi) People Management. These areas of concern were structured in 18 subareas and 42 corresponding themes. A set of possible indicators for each of the themes was outlined. The structure resulting from this study can contribute to the advancement of the practices of implantation and evaluation of knowledge management in hospitals. The results also allowed us to identify that, even with peculiar characteristics, hospitals need to be concerned with aspects of knowledge management evaluation common to organizations inserted in other sectors.
Esta pesquisa investigou critérios para a avaliação da gestão do conhecimento em uma instituição hospitalar considerando a percepção dos seus gestores e profissionais de saúde. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se como qualitativa, do tipo estudo de caso. Entrevistas semiestruturadas, grupo de foco, observação participante e pesquisa documental foram utilizados para a coleta dos dados. A análise dos dados seguiu os procedimentos de codificação e categorização mista. Como resultados da pesquisa apresentou-se uma estrutura conceitual composta por 6 áreas que representam a preocupação dos participantes quanto aos capacitadores que otimizam a implantação e sustentação dos processos de gestão do conhecimento: (i) Políticas e Estratégias de Gestão do Conhecimento, (ii) Cultura Organizacional, (iii) Estrutura Organizacional, (iv) Liderança, (v) Tecnologia da Informação, (vi) Gestão de Pessoas. Estas áreas de preocupação foram estruturadas em 18 subáreas e 42 temas correspondentes. Um conjunto de possíveis indicadores para cada um dos temas foi delineado. A estrutura resultante deste estudo poderá contribuir para o avanço das práticas de implantação e avaliação da gestão do conhecimento em hospitais. Os resultados ainda permitiram identificar que, mesmo com características peculiares, os hospitais precisam se preocupar com aspectos de avaliação da gestão do conhecimento comuns a organizações inseridas em outros setores.

Palavras-chave

Gestão do conhecimento, Hospitais - Administraçã, Gestão da saúde, Avaliação

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