Modelo multicritério construtivista para apoiar a gestão da retenção do conhecimento organizacional em uma empresa concessionária de serviços de saneamento no Brasil

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Data
2020
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Fontana, Lydia Pereira Bez
Orientador
Ensslin, Leonardo
Coorientador
Resumo
Organizations enhance their results and secure their positions in the market through knowledge, and this has people as their origin and evolution. These are groups that use strategies to identify and develop winning opportunities and thus consolidate and expand the reach of the organization's objectives. Aiming to support the process of managing this critical knowledge in the groups of people that drive it, the objective of the research is to build a performance evaluation model to support the management of organizational knowledge retention, in a sanitation services concessionaire. This is a case study, which uses qualitative and quantitative techniques, in addition to presenting a constructivist procedure in its construction and proactive in its operationalization. To this end, ProKnow-C was used as an intervention tool to rescue and analyze the published works, and MCDA-C to build the knowledge retention management support model. Using a constructivist approach to support the management of knowledge retention, the singularities of the context and the values of its managers were incorporated into the model, thus favoring legitimacy. The main results found with the construction of the model were: (i) identification and organization of the objectives and concerns of the decision makers that resulted in six strategic areas of concern: Recognition; Knowledge Dissemination; Organizational culture; Succession of professionals; Manage Vulnerability Source; Knowledge management; (ii) construction of a multicriteria model operated by a set of cardinal scales, which highlighted and measured the status quo of the local and global performance profile of the organization's knowledge retention management; (iii) disclosure, in graphical and numerical form, of activities at a compromising, competitive and excellence performance level; and (iv) illustration of the process to generate improvement actions in order to improve the performance of critical activities and thereby create the conditions to enhance the results of the organization. Based on the model, decision-makers now have knowledge about key aspects to support knowledge retention management, enabling them to monitor the current situation and proactively design actions to ensure that current knowledge potential is maintained and exploited.
As organizações potencializam seus resultados e asseguram suas posições no mercado via conhecimentos, e este tem como origem e evolução as pessoas. São grupos que via estratégias identificam e desenvolvem as oportunidades vencedoras e assim consolidam e expandem o alcance dos objetivos da organização. Visando subsidiar o processo de administrar estes conhecimentos críticos nos grupos de pessoas que os impulsionam, o objetivo da pesquisa é construir um modelo de avaliação de desempenho para apoiar a gestão da retenção do conhecimento organizacional, em uma empresa concessionária de serviços de saneamento. Trata-se de um estudo de caso, que faz uso de técnicas qualitativas e quantitativas, além de apresentar procedimento construtivista em sua construção e proativo em sua operacionalização. Para tal, foram utilizados como instrumentos de intervenção o ProKnow-C para resgatar e analisar os trabalhos publicados, e a MCDA-C para construir o modelo de apoio à gestão da retenção do conhecimento. Com a utilização de uma abordagem construtivista para apoiar a gestão da retenção do conhecimento foram incorporadas no modelo as singularidades do contexto e os valores de seus gestores e, assim, favorecendo a legitimidade. Os principais resultados encontrados com a construção do modelo foram: (i) identificação e organização dos objetivos e preocupações dos decisores que resultaram em seis áreas estratégicas de preocupação: Reconhecimento; Disseminação de Conhecimentos; Cultura Organizacional; Sucessão de profissionais; Gerenciar Origem da Vulnerabilidade; Gestão do Conhecimento; (ii) construção de um modelo multicritério operacionalizado por um conjunto de escalas cardinais, que evidenciaram e mensuraram o status quo do perfil de desempenho, de forma local e global, da gestão da retenção do conhecimento da organização; (iii) evidenciação, em forma gráfica e numérica, das atividades em nível de desempenho comprometedor, competitivo e de excelência; e (iv) ilustração do processo para gerar ações de aperfeiçoamento de maneira a melhorar o desempenho das atividades críticas e assim criar as condições para potencializar os resultados da organização. Fundamentados no modelo, os decisores passaram a dispor de conhecimento acerca dos aspectos essenciais para apoiar a gestão da retenção do conhecimento, possibilitando monitorar a situação atual e conceber ações proativamente de modo a assegurar que o potencial de conhecimentos atual seja mantido e explorado.

Palavras-chave
Avaliação de desempenho, Gestão do conhecimento, Retenção do conhecimento, MCDA-C
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