O uso de estratégias de aprendizagem no ensino médio: uma revisão integrativa
Carregando...
Data
2022-11-16
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Humanas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Ferreira, Evelyn
Ramassotti, Júlia
Souza, Larissa
Orientador
Dallaqua, Marina
Coorientador
Resumo
As estratégias de aprendizagem são utilizadas por estudantes com a função de armazenar e recuperar a informação aprendida de modo que consigam melhorar seus métodos de estudo, sua autoavaliação e, consequentemente, seu desempenho escolar. O presente trabalho teve como objetivo entender quais as estratégias de aprendizagem mais utilizadas e como elas podem contribuir com o aprendizado dos alunos do ensino médio. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura a fim de reunir estudos que contemplem a temática estratégias de aprendizagem. Os estudos foram selecionados por meio de buscas nas bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC), Biblioteca Virtual em Saúde e Periódicos CAPES. O levantamento ocorreu entre os meses de abril e outubro, com pesquisas de 2012 a 2022; com isso, levantou-se 5 artigos que passaram pelos critérios de inclusão e exclusão. Foi observado que utilizar diferentes estratégias de aprendizagem, sejam elas cognitivas ou metacognitivas, têm demonstrado eficácia para os estudantes do Ensino Médio.
Palavras-chave
estratégias de aprendizagem, ensino médio, aprendizagem