O processo de definição de estratégias para capacitação de recursos humanos sob a ótica dos estrategistas

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Data

2014

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

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Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Padilha, Sabrina dos Santos

Orientador

Casagrande, Jacir Leonir

Coorientador

Resumo

Atualmente o setor de saneamento no Brasil está recebendo cada vez mais investimentos para melhorias e ampliação do fornecimento de água e oferta de serviços de esgotamento sanitário. Em razão disto, a regulação e fiscalização deste setor também vem sendo intensificada. Além deste fato, as empresas de saneamento atuam através de convênios firmados com os Municípios, pois são estes os detentores da concessão dos serviços de água e esgoto em seu território. Assim, para permanecer com a concessão dos Municípios e cumprir todas as exigências das agências reguladoras, as companhias de saneamento precisam adotar uma postura visionária. Ao buscar atingir este objetivo, essas empresas passam a buscar estratégias para aumentar sua competitividade, obter novas formas de gestão empresarial e utilizar tecnologias mais avançadas. Neste sentido as empresas vêm percebendo que alcançar o sucesso não depende unicamente de seus ativos fixos, mas também de suas capacitações intelectuais, ou seja, do desenvolvimento estratégico de seus recursos humanos. Surge assim a utilização da educação corporativa como uma das estratégias para o alcance dos objetivos da organização. Com a presença da educação corporativa nas organizações surgem as universidades corporativas, onde estas possuem o objetivo de promover o desenvolvimento das competências organizacionais e humanas consideradas críticas para viabilizar as estratégias de negócios. Para isso a mesma deve abranger toda cadeia de valor composta por colaboradores, fornecedores, clientes e sociedade. Diante deste cenário, este estudo objetivou identificar como ocorre o processo de definição e implementação das estratégias de capacitação em uma Universidade Corporativa sob a ótica de seus estrategistas e propor diretrizes para um plano de capacitação alinhado ás estratégias da organização. O objeto deste estudo foi a Universidade Corporativa CASAN ¿ UniCASAN, pertencente à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - CASAN. Ao realizar a análise e interpretação dos dados, constatou-se que a definição das estratégias de capacitação em uma universidade corporativa possui grande importância para a empresa, entretanto se identificou a existência da falta de alinhamento entre as estratégias da UniCASAN e as estratégias da empresa. Ao final deste estudo surgiu a seguinte indagação: na prática as universidades corporativas estão cumprindo com seu desígnio, ou são implantadas apenas como uma estratégia de marketing ou, até mesmo, mero modismo? Indicou-se então este questionamento para pesquisas futuras
Currently the sanitation sector in Brazil has been receiving increasing investments to improve and expand the supply of water and provision of sewerage services. Because of this, the regulation and supervision of the sector has also been intensified. Besides this fact, sanitation companies operate through agreements signed with municipalities, as these are the holders of the concession for water and sewer services in its territory. Thus, to remain with the municipal concessions and meet all requirements of regulatory agencies, the sanitation companies must adopt a forward-looking stance. Aiming to achieve this goal, these companies are looking for strategies to increase their competitiveness, achieve new forms of business management, and use more advanced technologies. In this sense companies are realizing that achieving success does not depend solely on its fixed assets, but also their intellectual capabilities, ie, the strategic development of its human resources. This leads to the use of corporate education strategy as a means for achieving the purposes of the organization strategies. With the presence of corporate education in organizations arise corporate universities, where they have the goal of promoting the development of organizational and human competencies deemed critical to enable business strategies. For that it should cover all value chain composed of employees, suppliers, customers and society. Against this backdrop, this study aimed to identify how the process of defining and implementing training strategies in a corporate university from the perspective of his strategists occurs and propose guidelines for a training plan aligned to the strategies of the organization. The object of this study was the Corporate University CASAN - UniCASAN belonging to the Company for Water and Sanitation Catarina - CASAN. To perform the analysis and interpretation of data, it was found that the definition of strategies for training in a corporate university has great importance for the company, however we identified the existence of a lack of alignment between the strategies of UniCASAN and company strategies. At the end of the study the following question emerged: are corporate universities fulfilling in practice, with its intent or are deployed only as a marketing strategy or even mere fad? Then it was pointed out this issue for further studies

Palavras-chave

Administração de pessoal, Qualificações profissionais, Responsabilidade dos empregadores na educação, Planejamento empresarial

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