Compartilhamento do conhecimento nas atividades administrativas de um campus do Instituto Federal de Santa Catarina

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Data
2020
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Zanuzzo, Lenir Terezinha
Orientador
Mussi, Clarissa Carneiro
Coorientador
Resumo
O compartilhamento do conhecimento é um processo substancial da gestão do conhecimento em uma organização, considerando o atual dinamismo das informações e conhecimentos que permeiam as suas atividades, especialmente em instituições de ensino, intensivas em conhecimento. Estas instituições buscam aprimorar as práticas de compartilhamento do conhecimento, com vistas ao cumprimento de sua missão e visão e ao alcance de seus objetivos estratégicos. Analisar como ocorre o compartilhamento do conhecimento nas atividades administrativas de um campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) constitui-se o objetivo deste estudo. Para isso investigou-se as atividades que envolvem o compartilhamento, os atores envolvidos e os conhecimentos compartilhados; descreveu-se as práticas utilizadas; e identificou-se as barreiras e facilitadores ao compartilhamento do conhecimento. Metodologicamente, adotou-se a abordagem qualitativa e a estratégia de estudo de caso. Participaram da pesquisa treze servidores que desempenham atividades administrativas na instituição. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação participante. A análise de conteúdo foi o método utilizado para a análise dos dados. Os resultados denotam que o compartilhamento do conhecimento mostra-se relevante no âmbito de todas as atividades administrativas e ocorre em quatro níveis diferentes de interações: em nível de campus (com os colegas do setor, colegas de outros setores e chefias), em nível de rede (com servidores que atuam em outros campi), em nível de Reitoria (com as Pró-Reitorias da área de atuação e suas instâncias relacionadas); e em nível externo (na relação com outras instituições). Os conhecimentos percebidos mais necessários para realização das atividades administrativas são relativos aos fluxos e processos inerentes às atividades administrativas da área de atuação, à formação na área de atuação, aos documentos institucionais e legislações externas correlatas à área e gerais, à operacionalização dos sistemas informatizados e ao planejamento do campus. Para viabilizar o compartilhamento destes conhecimentos, foram identificadas práticas que envolvem a interação face a face e práticas mediadas por artefatos tecnológicos físicos ou digitais Um conjunto de fatores que atuam como barreiras e facilitadores ao compartilhamento do conhecimento foi identificado no contexto pesquisado. Estes fatores são de natureza pessoal, organizacional e tecnológica. Os fatores pessoais identificados remetem às características individuais do servidor, às relações interpessoais do servidor, à relação do servidor com o trabalho e às experiências prévias do servidor. Os fatores de natureza organizacional relacionam-se às características da instituição de ensino pública, aos sistemas e processos institucionais e à cultura organizacional. Os fatores tecnológicos são concernentes à disponibilidade e ao uso da tecnologia da informação para compartilhamento e registro do conhecimento. Fatores de diferentes naturezas relacionam-se moldando o processo de compartilhamento do conhecimento na instituição, o qual demonstra necessidades de aprimoramento. Os resultados da pesquisa contribuem para a promoção e o aprimoramento do processo de compartilhamento do conhecimento na instituição, além de colaborar com o preenchimento de uma lacuna de pesquisa existente na literatura, relacionada ao compartilhamento de conhecimento nas atividades administrativas de instituições de ensino.

Palavras-chave
Compartilhamento do conhecimento, Instituições de ensino, Atividades administrativas
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