Análise do processo de inovação em empresas de base tecnológica: estudo no pólo tecnológico de Florianópolis

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Duarte, Antonio Cesar Costa

Orientador

Sarquis, Aléssio Bessa

Coorientador

Resumo

Innovation is a key strategy in innovative entrepreneurship, but requires a structured, managed and evaluated appropriately. The study investigates the characteristics of the innovation process in technology-based companies, incubated and graduated, located in the Polo Tecnológico de Florianópolis. Data collection was performed in two stages. The first involved exploratory research, with in-depth personal interview (semi-structured) with 03 elements selected by judgment and convenience. The second stage involved descriptive research, not conclusive, in the form of field survey (survey), with a structured questionnaire was pre-tested in 33 technology-based companies that agreed to participate. The results indicate that innovation is strongly associated with the business strategy of organizations and the types of innovation strategy most commonly used are offensive and defensive. As for the performance evaluation of innovations, the results indicated that the majority of companies surveyed do evaluation of innovations after the development process, but few companies using performance indicators previously established.
A inovação é estratégia fundamental no empreendedorismo inovador, mas requer um processo estruturado, gerenciado e avaliado de maneira adequada. O estudo buscou analisar as características do processo de inovação nas empresas de base tecnológica, incubadas e graduadas, localizadas no Polo Tecnológico de Florianópolis. A coleta de dados foi realizada em duas etapas. A primeira envolveu pesquisa exploratória, com entrevista pessoal em profundidade (semiestruturada) com 03 elementos selecionados por julgamento e conveniência. A segunda etapa envolveu pesquisa descritiva, não conclusiva, na forma de levantamento de campo (survey), com aplicação de questionário estruturado, pré-testado, em 33 empresas de base tecnológica que aceitaram participar do estudo. Os resultados obtidos apontam que a inovação está intensamente associada à estratégia de negócio das organizações e que os tipos de estratégia de inovação mais utilizados são ofensivas e defensivas. Quanto à avaliação do desempenho das inovações, os resultados indicaram que a maioria das empresas pesquisadas faz avaliação das inovações após o processo de desenvolvimento, mas poucas utilizam indicadores de desempenho previamente estabelecidos.

Palavras-chave

Empreendedorismo Inovador, Processo de Inovação, Avaliação do Desempenho da Inovação, Empresas de Base Tecnológica

Citação