O processo de formação da estratégia na ótica dos estrategistas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2013

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Scheffel, Fábio Roque

Orientador

Puffal, Daniel Pedro

Coorientador

Resumo

O planejamento estratégico é uma ferramenta importante para a gestão das organizações, sejam elas públicas ou privadas, pois possibilita a alocação dos recursos de forma a contribuir para o alcance de objetivos pré-determinados. Ocorre que muitas empresas não sistematizam esse processo, fazendo com que ocorram estratégias informais para a atuação no seu ambiente. Henry Mintzberg, grande referência na área de planejamento estratégico, chama as estratégias formais de deliberadas e as informais de emergentes. Associados a esses dois tipos de estratégias estão os processos de formulação de estratégias (formal) e de formação de estratégias (informal). O objetivo do presente trabalho foi identificar como ocorre o processo de formação da estratégia em uma empresa de economia mista do setor elétrico na ótica dos estrategistas desta organização. Essa pesquisa contribui para um setor relevante e estratégico da sociedade brasileira, que é o setor elétrico, pois aborda o seu panorama histórico e atual e a inserção da Eletrosul nesse ambiente cada vez mais competitivo e que requer gestão, organização e estratégias de superação dos desafios. Para alcançar o objetivo proposto, o levantamento dos dados foi feito por meio de entrevistas aos principais executivos da empresa. Procurou-se saber como ocorre o referido processo na ótica dos estrategistas, um dos pilares da ¿estratégia enquanto prática¿, que são os responsáveis por fazer a estratégia acontecer na organização e por tomar as decisões mais importantes. Os resultados das entrevistas permitiram identificar que as estratégias emergentes são mais presentes, embora se utilizem também das deliberadas. A presença dos dois tipos de estratégias se apresenta como positivo, porém, os entrevistados apontam a necessidade de melhorar o processo formal, uma vez que ele registra, mede e avalia as decisões e os caminhos por onde a empresa está seguindo.
Strategic planning is an important tool for the management of organizations, whether public or private, since it allows the allocation of resources in order to contribute to the achievement of predetermined objectives. It happens that many companies do not systematize this process, causing occurring informal strategies to work in your environment. Henry Mintzberg, a great reference in the area of strategic planning, called the formal strategies deliberate and emergent informal. Associated with these two types of strategies are the processes of formulating strategies (formal) training and strategies (informal). The aim of this study was to identify how the process occurs strategy formation in a mixed economy company in the electricity sector from the viewpoint of strategists of this organization. This research contributes to a significant and strategic sector for Brazilian society, which is the electricity sector as it addresses your current and historical overview and insertion Eletrosul in this increasingly competitive environment and that requires management, organization and strategies for overcoming challenges . To achieve the proposed objective, the data collection was done through interviews with key executives of the company. We tried to find out how that process occurs under the focus of strategists, one of the pillars of "strategy as practice", which are responsible for making the strategy happen in organizing and taking major decisions. The results of the interviews allowed to identify emerging strategies that are more present, although the deliberate use also. The presence of both types of strategies is presented as positive, however, respondents point to the need to improve the formal process, since it records, measures and evaluates the decisions and paths where the company is heading.

Palavras-chave

ELETROSUL, Planejamento estratégico, Planejamento empresarial, Administração de empresas

Citação