Percepções da importância do pós vendas eficaz para fidelização dos clientes nas empresas
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Data
2022-12-14
Tipo de documento
Artigo Científico
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Duarte, Júlia Carolina
Orientador
Moura, Magno Luiz Coelho de
Coorientador
Resumo
O pós vendas é essencial para o relacionamento entre o consumidor e a marca. O
relacionamento com o cliente é o ponto mais importante nas empresas. Quem pensa que a venda
termina na entrega do produto está perdendo oportunidades, a venda começa verdadeiramente após
a venda. Vender é fazer com que o cliente compre novamente. Vender é fidelizar o cliente e fazer com
que esta compra repetida seja feita a através do pós vendas, este é o objetivo maior das empresas.
Após ser feito a venda se a empresa não tiver um pós vendas eficiente, no próximo mês/dia terá cotação
de um novo cliente e será feito uma nova venda, sendo assim, a empresa não terá conseguido fidelizar
o cliente. Quando você trabalha bem o pós vendas, a possibilidade deste cliente fazer uma nova
cotação ou compra é muito maior. Embora é extremamente importante ter clientes fiéis e leais,
observamos que muitas empresas investem em estratégias de captação de novos clientes. Nos tempos
difíceis cada venda é uma vitória, com isso, é necessário pensarmos em uma estratégia para oferecer
uma boa experiência, garantindo a satisfação e sucesso do cliente. A busca por clientes novos continua,
mas é necessário criar a prática de fidelização, ocasionando um grande diferencial para a empresa e
aos concorrentes. Quando a empresa possui um bom relacionamento com cliente e proporciona uma
boa experiencia, entende-se que a melhor opção é comprar da sua marca e posteriormente indicar a
novos clientes, garantindo a renovação do ciclo de vendas.
Palavras-chave
Vendas, Pós vendas, Cliente, Fidelização, Estratégia