Identidade visual da marca Mutuana
Carregando...
Data
2022-12-19
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Silveira, Júlia Macuco da
Orientador
Straioto, Ricardo Goulart Tredezini
Coorientador
Cruz, Tiago André da
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um brandbook e criar a identidade
visual da Mutuana, marca de camisetas criativas e 100% sustentáveis, que a
identifique e a diferencie perante as outras, ajudando-a a ter clareza sobre seus
posicionamentos e valores para, assim, conseguir transmitir mensagens coerentes e
certeiras por meio da sua imagem. A marca, por sua vez, pretende trazer o olhar das
pessoas à assuntos sensíveis e urgentes, como saúde mental, igualdade de gênero,
empoderamento, autoconhecimento e sustentabilidade. Mutuana, idealizada por duas
mulheres, sendo uma delas a própria autora deste trabalho, une arte, cultura, afeto,
história e ativismo. É uma marca que nasce da união entre mãe e filha, do amor pela
arte, da busca incessante pelo nosso "eu" e da vontade incansável de mudar o mundo.
O método utilizado neste trabalho foi o da pesquisa exploratória, com a finalidade de
obter mais informações sobre design gráfico, marca, branding e outros temas que
envolvem a marca, como vestuário, feminismo e saúde mental. Quanto a metodologia
de projeto, foi utilizada como base a de Alina Wheeler, devido ao seu foco em gestão
de marca. O processo, que é divido em cinco etapas, assegura o embasamento de
um método comprovado, economiza tempo e recursos, gera confiança e segurança e
constrói credibilidade.
Palavras-chave
Design gráfico, Identidade visual, Branding, Marca