Arquitetura Escolar Pública e o Novo Ensino Médio
Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022-12-01
Tipo de documento
Monografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso fechado
Editora
Autores
Araújo, Karine Aparecida
Orientador
Rabelo, Fernanda
Coorientador
Resumo
As mudanças na evolução da metodologia de ensino e adequação dos ambientes ao
longo do tempo, tornam-se desafios ao cotidiano de quem está inserido no sistema
público de ensino. Mas a percepção e o olhar atento a essas mudanças trouxe novas
discursões, como a estrutura das escolas estaduais construídas nas décadas de 70 e
80, nos subúrbios de Belo Horizonte, onde algumas possuem infraestrutura para
acomodar os alunos em meio período, passaria a acomodá-los em tempo integral e/ou em períodos mais longos. O novo ensino médio veio diversificar a metodologia de ensino, transcendendo a sala de aula para extraclasse, com fundamentos no princípio pluralizado, com ênfase na profissionalização, que se faz presente dentro da escola com muito mais informações e capacitações. A estrutura escolar deve acompanhar essas mudanças tanto no ensino quanto na vida contemporânea dos alunos, e estar introduzida nesse movimento. A proposta é um projeto que atenda as expectativas de uma comunidade escolar que procura a atender os alunos, com a promoção não somente planos pedagógicos, mas também de identidade e pertencimento.
Palavras-chave
Arquitetura Escolar, Escola Estadual, Estrutura das escolas, Novo Ensino Médio