Arquitetura e Urbanismo

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  • Monografia Acesso aberto
    Centro de acolhimento e tratamento de animais em situação de abandono
    (2024-06) AGUIAR, Ariely Cristina de Morais
    A presença de animais em situação de rua é um problema percorre as cidades brasileiras por muitos anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que no Brasil, existiam 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos abandonados. Situação que está diretamente ligada a questões de saúde pública, social e ambiental, ferindo os direitos dos animais que a alguns anos são resguardados por leis, porém ainda consideradas brandas. Na cidade de Belo Horizonte, ainda que existam o Centro de Controle de Zoonoses, instituição pública, abrigos e ONGs de assistência animal, ainda há muitos animais presentes nas ruas, principalmente pelo fato de o CCZ não poder permanecer com os animais ou encaminhar os animais recolhidos a uma instituição, levando em consideração também que devido à alta demanda de animais abandonados as ongs vivem superlotadas e, assim, não conseguem atender a todos os animais. Como metodologia de pesquisa, foram feitas pesquisas qualitativas e quantitativas, através de questionários, pesquisas bibliográficas, por meio de referenciais teóricos e técnicos, pesquisa de campo, conforme visita ao terreno escolhido e pesquisa descritiva, a partir da análise de dados coletados. Sendo realizado um projeto que vise acolher, e trazer bem-estar para os animais que passarão pelo Centro de Acolhimento e Tratamento proposto no vigente trabalho.
  • Monografia Acesso aberto
    Centro de reabilitação para animais contrabandeados
    (2024-06) FERREIRA, Yasmin de Paula Norberto Alves
    De acordo com estudos científicos, o tráfico de animais, sejam eles silvestres ou não, alcançou uma posição proeminente como um dos mercados mais lucrativos globalmente, com um faturamento anual estimado entre 20 e 23 bilhões de dólares. Esse comércio ilegal abrange uma variedade de públicos, incluindo meios científicos, zoológicos, colecionadores particulares e até mesmo a indústria de produtos e subprodutos derivados dos animais, inclusive sua comercialização após a morte. No Brasil, segundo dados fornecidos pela Renctas (Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais), estima-se que anualmente quase 38 milhões de espécimes sejam retirados de seus habitats naturais. Esses animais são vítimas do tráfico e submetidos a diversos tipos de maus-tratos durante o processo. Muitos deles são dopados de acordo com o tamanho de sua espécie, enquanto outros são escondidos em compartimentos secretos dentro dos meios de transporte utilizados. Além dos danos infligidos aos próprios animais, essa prática criminosa também representa um risco significativo para a saúde humana. Os animais traficados frequentemente carregam doenças contagiosas, as quais podem afetar os seres humanos. Trata-se de uma prática desumana alimentada pela ganância de milhões de pessoas, resultando em um desequilíbrio ecológico na natureza e apresentando riscos graves para a saúde humana. É fundamental combater e conscientizar sobre as consequências negativas desse comércio ilegal.
  • Monografia Acesso aberto
    Escola Sensus: educação infantil e neuroarquitetura associados ao processo cognitivo de aprendizagem em Sarzedo - MG
    (2024-06) CASTRO, Gabrielle Santos Camillozzi de
    Os arquitetos projetam considerando a qualidade do espaço, objetivando a busca da oferta da melhor experiência ao usuário. Assim, é muito constante discussões sobre a arquitetura e a educação e como podem estar correlacionadas. A principal ideia norteadora desta pesquisa consiste em desenvolver como um ambiente construído pode aumentar os níveis de aprendizado infantil, principalmente na primeira infância, quais são as influências positivas e negativas causadas pelo meio e como interferem na criança. Tal pesquisa também abordará sobre conceitos de NeuroArquitetura, vertente essa que une arquitetura e ciência e estuda sobre os estímulos que o meio exerce no comportamento do humano. O método de ensino Montessori também é estudado, visto pelo lado da NeuroArquitetura ele tende a ser mais positivo para o cérebro infantil, pois recebe mais estímulos. Para o desenvolvimento da pesquisa foram consultados diversos autores que abordam sobre esses temas, entrevistas e obras análogas que permitem entender como um ambiente bem desenvolvido pode atuar como facilitador do aprendizado. Dessa maneira a pesquisa demostra como diversos fatores podem e devem ser priorizados na projeção de espaços escolares principalmente na infância, já que as crianças realizam sinapses que permitem aprender a todo momento, esses espaços de qualidade permitem a absorção do conhecimento e consequentemente a criação de uma sociedade bem mais qualificada no futuro.
  • Monografia Acesso aberto
    Reabilitação e readaptação: a sustentabilidade em um edifício multifuncional
    (2024-06) MEDEIROS, Letícia Cristina Marques
    Esta pesquisa incide sobre o processo de retrofit aplicado a um edifício em desuso no bairro Barreiro, em Belo Horizonte, MG. Conhecido como Ed. Lavor e localizado estrategicamente em uma área privilegiada, o edifício apresenta diversas características positivas, conferindo-lhe um potencial considerável. O estudo explora o conceito de retrofit, onde temos uma abordagem de renovação que visa modernizar e aprimorar a utilidade da estrutura, adaptando-a às demandas contemporâneas. Durante o processo, aspectos como eficiência energética, tecnologias sustentáveis, acessibilidade e flexibilidade de espaços são considerados. Essa prática busca revitalizar o edifício trazendo espaços comerciais, sociais, de coworking e residenciais, garantindo a preservação da identidade arquitetônica original ao mesmo tempo em que incorpora elementos modernos. O objetivo é criar um ambiente multifuncional renovado, capaz de atender às necessidades em constante mudança da sociedade, promovendo a eficiência operacional, a sustentabilidade e a funcionalidade do edifício.
  • Monografia Acesso aberto
    Complexo esportivo e formativo para crianças e adolescentes
    (2024-06) SOUSA, João Vitor Salim
    O Complexo Esportivo e Formativo de Crianças e Adolescentes consiste em um centro completo e totalmente equipado, para atender as crianças e adolescentes da região do Barreiro de Belo Horizonte, MG. O Complexo pretende-se tornar uma forma de lazer, esporte, cultura e educação para crianças e adolescestes que necessitam, dando às famílias e as crianças da região uma oportunidade de se manter longe das ruas, do trabalho infantil e de melhorar a educação, cultura e principalmente incentivando a mudança de vida através do esporte. Contudo, o acesso ao complexo é livre para todos, desde que os usuários apresentem boletim e frequência nas escolas em dia, através do nosso acompanhamento escolar, uma vez que esporte e educação andando juntos, só tem a agregar positivamente na vida de todos.
  • Monografia Acesso aberto
    Reabilitação do Edifício Monte Carlo: rompendo o paralelo do abandono, um ensaio housing first
    (2024-06) ANDRADE, Guilherme Lima de
    Explorando o significado da palavra abandono em suas origens latinas e sua relação com a realidade contemporânea descrevesse o ato de deixar “algo” ou “alguém” muitas vezes de forma negligente e sem cuidados a presente monografia encontra na cena urbana os atores para protagonizar tanto o “algo” quando o “alguém” presentes no conceito do abandono. São eles os edifícios abandonados, desocupados ou subutilizados que num contexto de explosão demográfica vão sendo engolidos, camuflados, mas nunca escondendo o fato de que não cumprem sua função social e todas as pessoas em situação de rua que como o nome sugere, elegem “a rua” como sua moradia apesar da real problemática ser a carência de moradias, que poderiam muito bem ser aqueles “estranhos espaços urbanos”, parafraseando Ignasi de Solà-Morales (2002). Alicerçado nos conceitos básicos do “Housing First”, modelo de atendimento aos moradores de rua criado na década de 90 e referência no exterior, um primeiro passo na tentativa de romper o paralelo irônico e invisível presente nos centros urbanos se consolidou no projeto de reabilitação do edifício Monte Carlo em BH e sua destinação a moradias de interesse social para a população em situação de rua.
  • Monografia Acesso fechado
    Escola Municipal Construtivista de Educação Integral
    (2024-06) HUBNER, Marcos Paulo
    Na fase da Educação Infantil é onde pode-se dar os primeiros passos no processo de transformação de uma criança em um indivíduo consciente e com vontade de descobrir e aprender. Este trabalho irá discutir aspectos como a importância entre a relação da criança e a forma da qual é possível com que ela construa seu aprendizado de maneira intuitiva através do contato direto com a natureza, e o quanto essa interação entre criança e meio ambiente é importante para seu desenvolvimento tanto acadêmico quanto pessoal. Aponta-se também a maneira da qual a arquitetura escolar pode influenciar diretamente no bem-estar do aluno quanto do funcionário. A filosofia pedagógica de ensino integral também será apresentada, mostrando o quão importante isso pode ser no desenvolvimento de uma criança, pois no horário integral contribui não somente no aprendizado acadêmico, mas inclui também a formação emocional, social e artística de uma criança.
  • Monografia Acesso fechado
    Polo cultural - cultura para todos
    (2023-12) GARCIA, Jéssica Caroline Duarte Garcia
    Os centros culturais são instituições que têm como objetivo produzir, criar e disseminar práticas culturais e bens simbólicos. Eles são reconhecidos como espaços privilegiados para promover informações que sustentam ações culturais, além de facilitar a discussão e a prática na criação de novos elementos culturais. O caráter de uma área cultural também é moldado pelas pessoas que vivem e trabalham nela, bem como pelas atividades que ocorrem no local. Com seu potencial para ser um espaço versátil, um centro cultural oferece oportunidades como consultas, leitura em bibliotecas, trabalho de escritório, performances em ateliês, exibição de filmes e vídeos, apresentações musicais, planejamento e realização de espetáculos teatrais, e outras iniciativas artísticas e culturais. Na comunidade Solar do Barreiro, não existe um espaço físico adequado para abrigar e promover diversos eixos culturais, como música, dança, teatro, exposições, entre outros. Como resultado, o objetivo geral deste estudo é criar um protótipo arquitetônico de um centro cultural como meio de divulgação da cultura e do lazer para a comunidade. Isso inclui identificar a de manda local de artistas e usuários, criar espaços para qualquer tipo de manifestação artística/cultural que permita a interação entre as diferentes formas de arte, e analisar as estruturas dos locais existentes que oferecem espaços para exposições e divulgação cultural. Portanto, o tema escolhido para este estudo visa resolver problemas relacionados a questões culturais na comunidade. Foram utilizados dois métodos de pesquisa e estudo: pesquisa bibliográfica, que leva em consideração o conceito histórico de cultura e a evolução do que conhecemos hoje como centro cultural.
  • Monografia Acesso aberto
    Neuroarquitetura aplicada a um Centro de Educação Infantil
    (2023-12) CASTRO, Gabrielle Santos Camillozzi de
    Os arquitetos projetam considerando a qualidade do espaço, objetivando a busca da oferta da melhor experiência ao usuário. Assim, é muito constante discussões sobre a arquitetura e a educação e como podem estar correlacionadas. A principal ideia norteadora desta pesquisa consiste em desenvolver como um ambiente construído pode aumentar os níveis de aprendizado infantil, principalmente na primeira infância, quais são as influências positivas e negativas causadas pelo meio e como interferem na criança. Tal pesquisa também abordará sobre conceitos de NeuroArquitetura, vertente essa que une arquitetura e ciência e estuda sobre os estímulos que o meio exerce no comportamento do humano. O método de ensino Montessori também é estudado, visto pelo lado da NeuroArquitetura ele tende a ser mais positivo para o cérebro infantil, pois recebe mais estímulos. Para o desenvolvimento da pesquisa foram consultados diversos autores que abordam sobre esses temas, entrevistas e obras análogas que permitem entender como um ambiente bem desenvolvido pode atuar como facilitador do aprendizado. Dessa maneira a pesquisa demostra como diversos fatores podem e devem ser priorizados na projeção de espaços escolares principalmente na infância, já que as crianças realizam sinapses que permitem aprender a todo momento, esses espaços de qualidade permitem a absorção do conhecimento e consequentemente a criação de uma sociedade bem mais qualificada no futuro.
  • Monografia Acesso aberto
    Escola social de moda: arquitetura em prol do empreendedorismo feminino
    (2023-12) DUTRA, Bárbara Muniz
    A relação entre a mulher em situação de vulnerabilidade social e o empreendedorismo como forma de empoderamento é o contexto desta pesquisa. A violência contra a mulher vem aumentando a cada dia, e essa realidade foi intensificada a partir de 2020 em todo o mundo, como consequência dos efeitos do isolamento social prolongado e do desemprego em massa, com origem na pandemia causada pela COVID 19. Como um dos requisitos de um Trabalho de Conclusão de Curso em Arquitetura e Urbanismo, esta monografia visa elaborar diretrizes projetuais para o anteprojeto de uma escola social de moda tendo a arquitetura em prol do empreendedorismo feminino, na cidade de Belo Horizonte, MG. Na pesquisa realizada conseguiremos entender como se dá a relação entre o empreendedorismo e essas mulheres em situação de vulnerabilidade, dentre elas a maioria vítima de violência pelo ao menos uma vez na vida. Foi explorado também o mercado da moda como sendo um dos principais geradores de emprego/renda no país, mas sem ignorar o fato de que é um segmento altamente poluente, sendo assim, apresentando alternativas de como podemos minimizar esses efeitos no meio ambiente. Por fim, o projeto tratará de uma escola técnica de moda, tendo como público foco essas mulheres, onde através do ensino elas terão uma fonte de renda para sustento próprio e de suas famílias.
  • Monografia Acesso fechado
    Centro de apoio a grupos vulnerabilizados
    (2023-12) OLIVEIRA, Arthur Souza
    As pessoas que fazem parte dos grupos de vulnerabilidade social estão expostas a situações de fragilidade jurídica ou política e vivem em condições precárias de infraestrutura e moradia, com meios de subsistência inexistentes e ausência de um ambiente familiar. Quem faz parte desses grupos são mulheres, crianças, adolescentes, idosos, população em situação de rua, pessoas com deficiência ou sofrimento mental e a comunidade LGBT+. O objetivo geral é apresentar informações que sirvam de base para elaboração de projeto arquitetônico de um Centro de Apoio Educacional a Grupos Vulnerabilizados em Belo Horizonte/MG, aonde esse ambiente possa oferecer reintegração e mudar a realidade das pessoas que estão em situação vulnerabilidade social. Para analisar a necessidade do Centro de Apoio, foram estudados o Índice de Vulnerabilidade Social e o Índice de Qualidade de Vida Urbana, que são dados obtidos através de pesquisas realizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com órgãos não governamentais. Para projetar esse ambiente, foram apresentadas três obras que servem de referência para o desenvolvimento do projeto arquitetônico. A análise das obras foi pautada em elementos como: conceito, inserção urbana, elementos de referência, setorização, programa de necessidades e materiais utilizados nas construções. Essas obras e os respectivos locais onde elas foram construídas são: Centro Comunitário Altenessen da Alemanha, Centro Sociocultural Da Costa Nova Gafanha da Encarnação de Portugal, e o Centro Educativo Burle Marx de Minas Gerais/Brasil. Essa edificação será projetada utilizando um terreno localizado na Avenida do Canal, da Regional Barreiro em Belo Horizonte/MG. O terreno possui uma área com potencial para a construção do Centro de Apoio Educacional, pois, além de se localizar em uma área de fácil acesso para os moradores da Regional Barreiro, possui também aspectos ambiental e topográfico favoráveis para a edificação. Conclui-se que os usuários terão apoio educacional e psicológico com a finalidade de um ambiente onde as pessoas vivam uma experiência de acolhimento, agenciado pelos encontros e eventos que se sucedem nesse espaço, de forma a criar uma ponte entre os diferentes grupos sociais e possibilitando, assim, uma sensação de pertencimento.
  • Monografia Acesso aberto
    Complexo esportivo e formativo para crianças e adolescentes
    (2023-12) SOUSA, João Vitor Salim
    O Complexo Esportivo e Formativo de Crianças e Adolescentes consiste em um centro completo e totalmente equipado, para atender as crianças e adolescentes da região do Barreiro de Belo Horizonte, MG. O Complexo pretende-se tornar uma forma de lazer, esporte, cultura e educação para crianças e adolescestes que necessitam, dando às famílias e as crianças da região uma oportunidade de se manter longe das ruas, do trabalho infantil e de melhorar a educação, cultura e principalmente incentivando a mudança de vida através do esporte. Contudo, o acesso ao complexo é livre para todos, desde que os usuários apresentem boletim e frequência nas escolas em dia, através do nosso acompanhamento escolar, uma vez que esporte e educação andando juntos, só tem a agregar positivamente na vida de todos.
  • Estudo de Caso Acesso embargado
    Complexo de Lazer e Cultura de Igarapé - MG
    (2023-12) DUARTE, Karina Cecilia Fernandes
    Caderno Técnico: Anteprojeto - Visando dar um uso há um espaço hoje sem utilidade constante, a intenção é transforma esse grande lugar em um Complexo de Lazer e Cultura, dinamizando e trazendo o crescimento para a região tanto enquanto cidade quanto em zona em que está inserido. Ao estudar minuciosamente a população, o entorno e as demandas do local, identifica-se e avalia-se as necessidades para se aplicar as mudanças na organização espacial das cidades para o surgimento de novas áreas com necessidades de um maior uso, para maximizar o fluxo de serviço e comércio que se faz necessário dentro de uma cidade. No presente trabalho, o objetivo é atrair a população para o novo equipamento, que terá um local de Lazer e Cultura, mais confortável, seguro e espaçoso. E que também será associado ao comércio e serviço. Consequentemente, valorizará e movimentará a região que é carente destes setores na cidade. Este é um espaço que promove um ambiente atrativo, com diversidade de usos e atividades, inspirando a frequência de visitantes, transformando o ambiente do entorno em uma área agradável, com um parque vasto, arborizado e com todos os equipamentos urbanos necessários. Será um ambiente que agregará conforto, lazer, práticas recreativas, cultural, arte e conhecimento, mas principalmente, será um local de destaque e com a importância de ser um dos pontos significativos para a cidade, com um diferencial de ser um Parque de Exposições transformado em um Complexo Multifuncional.
  • Monografia Acesso embargado
    Complexo de desenvolvimento criativo da pessoa idosa: um estudo de restauro
    (2023-12) FIGUEIREDO, Renata Érika Nunes
    Investigando a maneira com a qual a Arquitetura e Urbanismo poderia contribuir para uma região de forma sustentável, o presente trabalho levanta o questionamento do porquê se construir novas edificações, quando há tantos edifícios abandonados em nossas cidades, principalmente nos grandes centros urbanos fortemente carregados de empreendimentos, veículos e pessoas. As arquiteturas abandonadas desvalorizam a vizinhança, geram insegurança e perigos. Trazer um novo uso a um imóvel abandonado, protege sua história e valoriza todo seu entorno. O produto dessa pesquisa é a restauração do Edifício Magalhães Penido e a destinação do mesmo a um Complexo de Desenvolvimento Criativo da Pessoa Idosa. O prédio alvo está localizado no bairro Cidade Jardim, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Por meio de conceitos do restauro crítico-conservativo (CARBONARA, 2011), o presente trabalho irá trazer soluções projetuais que busquem harmonia entre a edificação tombada pelo município com o novo uso proposto e trará reflexões sobre como a abordagem desse caso pode ser repensado para outros edifícios em condições similares nos grandes centros urbanos.
  • Monografia Acesso embargado
    Parque de exposições e eventos de Tarumirim MG
    (2023-06-21) Fialho, Maria de Lourdes
    Este projeto de pesquisa propõe-se a analisar questões ligadas à necessidade de um espaço específico para eventos, com a consequente criação de um parque de exposições na cidade de Tarumirim-MG. Apresentar-se-á uma abordagem da localização do terreno, entorno e condicionantes físicos e ambientais, trazendo à baila as necessidades da comunidade. Por ser uma comunidade que tem como principal fonte de renda a agropecuária, com foco em produção de leite e carne bovina e se tratar de uma cidade com população aproximada de 14.326 (catorze mil e trezentos e vinte e seis) habitantes, que realiza festas populares que não comportam o volume de visitantes recebidos, fazendo-se necessário a construção de um parque de exposições. Adotou-se no presente trabalho o método de pesquisa qualitativa, com raciocínio explicativo.
  • Monografia Acesso embargado
    +Lar: centro comunitário
    (2023-06-23) Araújo, Isabella Fernandes
    Devido a falta de espaços que sirvam de estímulo à educação e convivência uma comunidade sofre grandes consequências, principalmente por falta de acesso a cultura, lazer e atividades em comunidade. Os afetados são principalmente as classes mais carentes que não dispõe muitas vezes de um espaço adequado para estudar, por exemplo. A ideia é criar uma extensão dos lares, oferecendo um programa com suporte e acolhimento. Este trabalho é uma elaboração de ideias e objetivos para justificar a criação de um Centro Comunitário na região do Água Branca, em Contagem, MG.
  • Monografia Acesso embargado
    Novo mundo corporativo - Coworking + espaço de descompressão
    (2023-06-14) Oliveira, Lorena Lima de
    O presente caderno de pesquisa aborda como a arquitetura pode ser benéfica para a saúde do trabalhador, propondo um edifício comercial voltado a Microempreendedores, visando a neuroarquitetura, biofilia e arquitetura sensorial no espaço, afim de proporcionar bem estar ao público.
  • Monografia Acesso embargado
    Edifício multifuncional do diamante : criação de nova centralidade local
    (2023-06) Ferreira, Josiane Aparecida
    A presente pesquisa procura entender os modelos de desenvolvimento das cidades, tendo como foco o conceito de cidade compacta. Tomando como base este conceito, busca-se demonstrar a pertinência social e ambiental do desenvolvimento de uma edificação de uso misto no Bairro Diamante, localizado na região do Barreiro em Belo Horizonte.
  • Monografia Acesso embargado
    Núcleo de Atendimento Amor 21
    (2023-06-05) Souza, Vitória Rodrigues
    O presente caderno de pesquisa expõe as dificuldades no sistema de saúde para as pessoas portadoras da trissomia 21 conhecida popularmente como Síndrome de Down e a falta de preparo de ambientes para atender essa demanda, independente da classe social desde a classe alta até a baixa sofre com a dificuldade para achar ambientes que estejam preparados para atender essas pessoas. Para tanto, foi escolhido uma gleba já próxima a região hospitalar e a instituições que atendem essa ‘’minoria’’ em seu entorno. Assim a prioridade é desenvolver ambientes propícios para atendimento médico de acordo com a necessidade exposta.
  • Monografia Acesso aberto
    Arquitetura Escolar Pública e o Novo Ensino Médio
    (2022-12-02) Araújo, Karine Aparecida
    As mudanças na evolução da metodologia de ensino e adequação dos ambientes ao longo do tempo, tornam-se desafios ao cotidiano de quem está inserido no sistema público de ensino. Mas a percepção e o olhar atento a essas mudanças trouxe novas discursões, como a estrutura das escolas estaduais construídas nas décadas de 70 e 80, nos subúrbios de Belo Horizonte, onde algumas possuem infraestrutura para acomodar os alunos em meio período, passaria a acomodá-los em tempo integral e/ou em períodos mais longos. O novo ensino médio veio diversificar a metodologia de ensino, transcendendo a sala de aula para extraclasse, com fundamentos no princípio pluralizado, com ênfase na profissionalização, que se faz presente dentro da escola com muito mais informações e capacitações. A estrutura escolar deve acompanhar essas mudanças tanto no ensino quanto na vida contemporânea dos alunos, e estar introduzida nesse movimento. A proposta é um projeto que atenda as expectativas de uma comunidade escolar que procura a atender os alunos, com a promoção não somente planos pedagógicos, mas também de identidade e pertencimento.