Arquitetura e Urbanismo

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  • Monografia Acesso fechado
    Polo cultural - cultura para todos
    (2023-12) GARCIA, Jéssica Caroline Duarte Garcia
    Os centros culturais são instituições que têm como objetivo produzir, criar e disseminar práticas culturais e bens simbólicos. Eles são reconhecidos como espaços privilegiados para promover informações que sustentam ações culturais, além de facilitar a discussão e a prática na criação de novos elementos culturais. O caráter de uma área cultural também é moldado pelas pessoas que vivem e trabalham nela, bem como pelas atividades que ocorrem no local. Com seu potencial para ser um espaço versátil, um centro cultural oferece oportunidades como consultas, leitura em bibliotecas, trabalho de escritório, performances em ateliês, exibição de filmes e vídeos, apresentações musicais, planejamento e realização de espetáculos teatrais, e outras iniciativas artísticas e culturais. Na comunidade Solar do Barreiro, não existe um espaço físico adequado para abrigar e promover diversos eixos culturais, como música, dança, teatro, exposições, entre outros. Como resultado, o objetivo geral deste estudo é criar um protótipo arquitetônico de um centro cultural como meio de divulgação da cultura e do lazer para a comunidade. Isso inclui identificar a de manda local de artistas e usuários, criar espaços para qualquer tipo de manifestação artística/cultural que permita a interação entre as diferentes formas de arte, e analisar as estruturas dos locais existentes que oferecem espaços para exposições e divulgação cultural. Portanto, o tema escolhido para este estudo visa resolver problemas relacionados a questões culturais na comunidade. Foram utilizados dois métodos de pesquisa e estudo: pesquisa bibliográfica, que leva em consideração o conceito histórico de cultura e a evolução do que conhecemos hoje como centro cultural.
  • Monografia Acesso aberto
    Neuroarquitetura aplicada a um Centro de Educação Infantil
    (2023-12) CASTRO, Gabrielle Santos Camillozzi de
    Os arquitetos projetam considerando a qualidade do espaço, objetivando a busca da oferta da melhor experiência ao usuário. Assim, é muito constante discussões sobre a arquitetura e a educação e como podem estar correlacionadas. A principal ideia norteadora desta pesquisa consiste em desenvolver como um ambiente construído pode aumentar os níveis de aprendizado infantil, principalmente na primeira infância, quais são as influências positivas e negativas causadas pelo meio e como interferem na criança. Tal pesquisa também abordará sobre conceitos de NeuroArquitetura, vertente essa que une arquitetura e ciência e estuda sobre os estímulos que o meio exerce no comportamento do humano. O método de ensino Montessori também é estudado, visto pelo lado da NeuroArquitetura ele tende a ser mais positivo para o cérebro infantil, pois recebe mais estímulos. Para o desenvolvimento da pesquisa foram consultados diversos autores que abordam sobre esses temas, entrevistas e obras análogas que permitem entender como um ambiente bem desenvolvido pode atuar como facilitador do aprendizado. Dessa maneira a pesquisa demostra como diversos fatores podem e devem ser priorizados na projeção de espaços escolares principalmente na infância, já que as crianças realizam sinapses que permitem aprender a todo momento, esses espaços de qualidade permitem a absorção do conhecimento e consequentemente a criação de uma sociedade bem mais qualificada no futuro.
  • Monografia Acesso aberto
    Escola social de moda: arquitetura em prol do empreendedorismo feminino
    (2023-12) DUTRA, Bárbara Muniz
    A relação entre a mulher em situação de vulnerabilidade social e o empreendedorismo como forma de empoderamento é o contexto desta pesquisa. A violência contra a mulher vem aumentando a cada dia, e essa realidade foi intensificada a partir de 2020 em todo o mundo, como consequência dos efeitos do isolamento social prolongado e do desemprego em massa, com origem na pandemia causada pela COVID 19. Como um dos requisitos de um Trabalho de Conclusão de Curso em Arquitetura e Urbanismo, esta monografia visa elaborar diretrizes projetuais para o anteprojeto de uma escola social de moda tendo a arquitetura em prol do empreendedorismo feminino, na cidade de Belo Horizonte, MG. Na pesquisa realizada conseguiremos entender como se dá a relação entre o empreendedorismo e essas mulheres em situação de vulnerabilidade, dentre elas a maioria vítima de violência pelo ao menos uma vez na vida. Foi explorado também o mercado da moda como sendo um dos principais geradores de emprego/renda no país, mas sem ignorar o fato de que é um segmento altamente poluente, sendo assim, apresentando alternativas de como podemos minimizar esses efeitos no meio ambiente. Por fim, o projeto tratará de uma escola técnica de moda, tendo como público foco essas mulheres, onde através do ensino elas terão uma fonte de renda para sustento próprio e de suas famílias.
  • Monografia Acesso fechado
    Centro de apoio a grupos vulnerabilizados
    (2023-12) OLIVEIRA, Arthur Souza
    As pessoas que fazem parte dos grupos de vulnerabilidade social estão expostas a situações de fragilidade jurídica ou política e vivem em condições precárias de infraestrutura e moradia, com meios de subsistência inexistentes e ausência de um ambiente familiar. Quem faz parte desses grupos são mulheres, crianças, adolescentes, idosos, população em situação de rua, pessoas com deficiência ou sofrimento mental e a comunidade LGBT+. O objetivo geral é apresentar informações que sirvam de base para elaboração de projeto arquitetônico de um Centro de Apoio Educacional a Grupos Vulnerabilizados em Belo Horizonte/MG, aonde esse ambiente possa oferecer reintegração e mudar a realidade das pessoas que estão em situação vulnerabilidade social. Para analisar a necessidade do Centro de Apoio, foram estudados o Índice de Vulnerabilidade Social e o Índice de Qualidade de Vida Urbana, que são dados obtidos através de pesquisas realizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com órgãos não governamentais. Para projetar esse ambiente, foram apresentadas três obras que servem de referência para o desenvolvimento do projeto arquitetônico. A análise das obras foi pautada em elementos como: conceito, inserção urbana, elementos de referência, setorização, programa de necessidades e materiais utilizados nas construções. Essas obras e os respectivos locais onde elas foram construídas são: Centro Comunitário Altenessen da Alemanha, Centro Sociocultural Da Costa Nova Gafanha da Encarnação de Portugal, e o Centro Educativo Burle Marx de Minas Gerais/Brasil. Essa edificação será projetada utilizando um terreno localizado na Avenida do Canal, da Regional Barreiro em Belo Horizonte/MG. O terreno possui uma área com potencial para a construção do Centro de Apoio Educacional, pois, além de se localizar em uma área de fácil acesso para os moradores da Regional Barreiro, possui também aspectos ambiental e topográfico favoráveis para a edificação. Conclui-se que os usuários terão apoio educacional e psicológico com a finalidade de um ambiente onde as pessoas vivam uma experiência de acolhimento, agenciado pelos encontros e eventos que se sucedem nesse espaço, de forma a criar uma ponte entre os diferentes grupos sociais e possibilitando, assim, uma sensação de pertencimento.
  • Monografia Acesso aberto
    Complexo esportivo e formativo para crianças e adolescentes
    (2023-12) SOUSA, João Vitor Salim
    O Complexo Esportivo e Formativo de Crianças e Adolescentes consiste em um centro completo e totalmente equipado, para atender as crianças e adolescentes da região do Barreiro de Belo Horizonte, MG. O Complexo pretende-se tornar uma forma de lazer, esporte, cultura e educação para crianças e adolescestes que necessitam, dando às famílias e as crianças da região uma oportunidade de se manter longe das ruas, do trabalho infantil e de melhorar a educação, cultura e principalmente incentivando a mudança de vida através do esporte. Contudo, o acesso ao complexo é livre para todos, desde que os usuários apresentem boletim e frequência nas escolas em dia, através do nosso acompanhamento escolar, uma vez que esporte e educação andando juntos, só tem a agregar positivamente na vida de todos.
  • Estudo de Caso Acesso embargado
    Complexo de Lazer e Cultura de Igarapé - MG
    (2023-12) DUARTE, Karina Cecilia Fernandes
    Caderno Técnico: Anteprojeto - Visando dar um uso há um espaço hoje sem utilidade constante, a intenção é transforma esse grande lugar em um Complexo de Lazer e Cultura, dinamizando e trazendo o crescimento para a região tanto enquanto cidade quanto em zona em que está inserido. Ao estudar minuciosamente a população, o entorno e as demandas do local, identifica-se e avalia-se as necessidades para se aplicar as mudanças na organização espacial das cidades para o surgimento de novas áreas com necessidades de um maior uso, para maximizar o fluxo de serviço e comércio que se faz necessário dentro de uma cidade. No presente trabalho, o objetivo é atrair a população para o novo equipamento, que terá um local de Lazer e Cultura, mais confortável, seguro e espaçoso. E que também será associado ao comércio e serviço. Consequentemente, valorizará e movimentará a região que é carente destes setores na cidade. Este é um espaço que promove um ambiente atrativo, com diversidade de usos e atividades, inspirando a frequência de visitantes, transformando o ambiente do entorno em uma área agradável, com um parque vasto, arborizado e com todos os equipamentos urbanos necessários. Será um ambiente que agregará conforto, lazer, práticas recreativas, cultural, arte e conhecimento, mas principalmente, será um local de destaque e com a importância de ser um dos pontos significativos para a cidade, com um diferencial de ser um Parque de Exposições transformado em um Complexo Multifuncional.
  • Monografia Acesso embargado
    Complexo de desenvolvimento criativo da pessoa idosa: um estudo de restauro
    (2023-12) FIGUEIREDO, Renata Érika Nunes
    Investigando a maneira com a qual a Arquitetura e Urbanismo poderia contribuir para uma região de forma sustentável, o presente trabalho levanta o questionamento do porquê se construir novas edificações, quando há tantos edifícios abandonados em nossas cidades, principalmente nos grandes centros urbanos fortemente carregados de empreendimentos, veículos e pessoas. As arquiteturas abandonadas desvalorizam a vizinhança, geram insegurança e perigos. Trazer um novo uso a um imóvel abandonado, protege sua história e valoriza todo seu entorno. O produto dessa pesquisa é a restauração do Edifício Magalhães Penido e a destinação do mesmo a um Complexo de Desenvolvimento Criativo da Pessoa Idosa. O prédio alvo está localizado no bairro Cidade Jardim, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Por meio de conceitos do restauro crítico-conservativo (CARBONARA, 2011), o presente trabalho irá trazer soluções projetuais que busquem harmonia entre a edificação tombada pelo município com o novo uso proposto e trará reflexões sobre como a abordagem desse caso pode ser repensado para outros edifícios em condições similares nos grandes centros urbanos.
  • Monografia Acesso embargado
    Parque de exposições e eventos de Tarumirim MG
    (2023-06-21) Fialho, Maria de Lourdes
    Este projeto de pesquisa propõe-se a analisar questões ligadas à necessidade de um espaço específico para eventos, com a consequente criação de um parque de exposições na cidade de Tarumirim-MG. Apresentar-se-á uma abordagem da localização do terreno, entorno e condicionantes físicos e ambientais, trazendo à baila as necessidades da comunidade. Por ser uma comunidade que tem como principal fonte de renda a agropecuária, com foco em produção de leite e carne bovina e se tratar de uma cidade com população aproximada de 14.326 (catorze mil e trezentos e vinte e seis) habitantes, que realiza festas populares que não comportam o volume de visitantes recebidos, fazendo-se necessário a construção de um parque de exposições. Adotou-se no presente trabalho o método de pesquisa qualitativa, com raciocínio explicativo.
  • Monografia Acesso embargado
    +Lar: centro comunitário
    (2023-06-23) Araújo, Isabella Fernandes
    Devido a falta de espaços que sirvam de estímulo à educação e convivência uma comunidade sofre grandes consequências, principalmente por falta de acesso a cultura, lazer e atividades em comunidade. Os afetados são principalmente as classes mais carentes que não dispõe muitas vezes de um espaço adequado para estudar, por exemplo. A ideia é criar uma extensão dos lares, oferecendo um programa com suporte e acolhimento. Este trabalho é uma elaboração de ideias e objetivos para justificar a criação de um Centro Comunitário na região do Água Branca, em Contagem, MG.
  • Monografia Acesso embargado
    Novo mundo corporativo - Coworking + espaço de descompressão
    (2023-06-14) Oliveira, Lorena Lima de
    O presente caderno de pesquisa aborda como a arquitetura pode ser benéfica para a saúde do trabalhador, propondo um edifício comercial voltado a Microempreendedores, visando a neuroarquitetura, biofilia e arquitetura sensorial no espaço, afim de proporcionar bem estar ao público.
  • Monografia Acesso embargado
    Edifício multifuncional do diamante : criação de nova centralidade local
    (2023-06) Ferreira, Josiane Aparecida
    A presente pesquisa procura entender os modelos de desenvolvimento das cidades, tendo como foco o conceito de cidade compacta. Tomando como base este conceito, busca-se demonstrar a pertinência social e ambiental do desenvolvimento de uma edificação de uso misto no Bairro Diamante, localizado na região do Barreiro em Belo Horizonte.
  • Monografia Acesso embargado
    Núcleo de Atendimento Amor 21
    (2023-06-05) Souza, Vitória Rodrigues
    O presente caderno de pesquisa expõe as dificuldades no sistema de saúde para as pessoas portadoras da trissomia 21 conhecida popularmente como Síndrome de Down e a falta de preparo de ambientes para atender essa demanda, independente da classe social desde a classe alta até a baixa sofre com a dificuldade para achar ambientes que estejam preparados para atender essas pessoas. Para tanto, foi escolhido uma gleba já próxima a região hospitalar e a instituições que atendem essa ‘’minoria’’ em seu entorno. Assim a prioridade é desenvolver ambientes propícios para atendimento médico de acordo com a necessidade exposta.
  • Monografia Acesso aberto
    Arquitetura Escolar Pública e o Novo Ensino Médio
    (2022-12-02) Araújo, Karine Aparecida
    As mudanças na evolução da metodologia de ensino e adequação dos ambientes ao longo do tempo, tornam-se desafios ao cotidiano de quem está inserido no sistema público de ensino. Mas a percepção e o olhar atento a essas mudanças trouxe novas discursões, como a estrutura das escolas estaduais construídas nas décadas de 70 e 80, nos subúrbios de Belo Horizonte, onde algumas possuem infraestrutura para acomodar os alunos em meio período, passaria a acomodá-los em tempo integral e/ou em períodos mais longos. O novo ensino médio veio diversificar a metodologia de ensino, transcendendo a sala de aula para extraclasse, com fundamentos no princípio pluralizado, com ênfase na profissionalização, que se faz presente dentro da escola com muito mais informações e capacitações. A estrutura escolar deve acompanhar essas mudanças tanto no ensino quanto na vida contemporânea dos alunos, e estar introduzida nesse movimento. A proposta é um projeto que atenda as expectativas de uma comunidade escolar que procura a atender os alunos, com a promoção não somente planos pedagógicos, mas também de identidade e pertencimento.
  • Monografia Acesso embargado
    CAPS AD III
    (2022-12-02) Fonseca, Stefanie
    O CAPS AD é um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas do plano do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como foco prestar assistência à pessoas que exigem cuidados com a saúde mental, devido ao uso abusivo de álcool e outras drogas, reintegrando este cidadão na sociedade. Consiste em considerar uma evolução da desconstrução da imagem de que os indivíduos que sofrem com transtorno mental deveriam ser tratados de formas isoladas e excluídas da sociedade através de internação, e ao invés disso, ser um lugar com que o paciente seja tratado de forma humanizada.
  • Monografia Acesso aberto
    Hard Rock Café e Museu da Música BH
    (2022-12-02) Santos, Thaísa
    Este projeto de conclusão de curso se refere a uma nova proposta da franquia de restaurantes Hard Rock Café em Belo Horizonte/MG aliado a um Museu da Música. Localizado em uma região privilegiada da capital mineira, projeto visa unir dois ambientes que se correlacionam e ao mesmo tempo, são distintos, em um só lugar, de forma que atraia não somente os amantes do Rock, mas qualquer tipo de público.
  • Monografia Acesso aberto
    Made in Minas
    (2022-12-02) Brossel, Samuel
    Caderno técnico do TFG de Arquitetura e Urbanismo
  • Monografia Acesso aberto
    Hard Rock Café e Museu da Música BH
    (2022-12-02) Santos, Thaísa Pimenta Reis
    Este projeto de conclusão de curso se refere a uma nova proposta da franquia de restaurantes Hard Rock Café em Belo Horizonte/MG aliado a um Museu da Música. Localizado em uma região privilegiada da capital mineira, projeto visa unir dois ambientes que se correlacionam e ao mesmo tempo, são distintos, em um só lugar, de forma que atraia não somente os amantes do Rock, mas qualquer tipo de público.
  • Monografia Acesso aberto
    Colab - Centro de apoio e qualificação a MEIS da Economia Criativa
    (2022-12-02) Sabrina Nathália
    O presente caderno de pesquisa refere-se da inserção de um centro de apoio e qualificação a microempreendedores da economia criativa na Regional Barreiro, a ser implantado no bairro Barreiro, no município de Belo Horizonte, Minas Gerais. Evidencia uma economia em grande crescimento no mundo, suas diversas áreas e necessidades. Para compreensão desse assunto, foram realizados estudos teóricos trazendo assim novas discussões a respeito dos ambientes corporativos e de aprendizagem em contrapartida aos tradicionais edifícios para esse tipo de uso. O Colab foi pensado levando em conta as particularidades de cada área, proporcionando produtividade, praticidade, funcionalidade, criatividade e bem-estar do trabalhador aliada a uma arquitetura que permita a troca de experiências e conexões emocionais entre individuo-espaço.
  • Monografia Acesso embargado
    Acolher. Centro de acolhimento e ressocialização para pessoas em situação de rua no Barreiro
    (2022-12-09) Santos, Nathália
    Este caderno de pesquisa trata da implantação de um centro de acolhimento e ressocialização para pessoas em situação de rua na Regional Barreiro, a ser instalado no bairro Miramar, no município de Belo Horizonte, em Minas Gerais. São muitas as necessidades de pessoas nessa situação, e para a compreensão deste assunto foram realizados estudos teóricos e práticos, onde podemos compreender quem são essas pessoas, porque estão nessa situação e, principalmente, como podemos retirá-las desse ambiente. O Centro de Acolhimento e Ressocialização foi criado a partir da necessidade de restabelecer o bem-estar dessas pessoas e reinseri-las na sociedade e no mercado de trabalho.
  • Monografia Acesso fechado
    Arquitetura Escolar Pública e o Novo Ensino Médio
    (2022-12-01) Araújo, Karine Aparecida
    As mudanças na evolução da metodologia de ensino e adequação dos ambientes ao longo do tempo, tornam-se desafios ao cotidiano de quem está inserido no sistema público de ensino. Mas a percepção e o olhar atento a essas mudanças trouxe novas discursões, como a estrutura das escolas estaduais construídas nas décadas de 70 e 80, nos subúrbios de Belo Horizonte, onde algumas possuem infraestrutura para acomodar os alunos em meio período, passaria a acomodá-los em tempo integral e/ou em períodos mais longos. O novo ensino médio veio diversificar a metodologia de ensino, transcendendo a sala de aula para extraclasse, com fundamentos no princípio pluralizado, com ênfase na profissionalização, que se faz presente dentro da escola com muito mais informações e capacitações. A estrutura escolar deve acompanhar essas mudanças tanto no ensino quanto na vida contemporânea dos alunos, e estar introduzida nesse movimento. A proposta é um projeto que atenda as expectativas de uma comunidade escolar que procura a atender os alunos, com a promoção não somente planos pedagógicos, mas também de identidade e pertencimento.