Burnout em docentes que trabalham home office em período de pandemia: Follow Up de dois anos.

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Data

2022-12

Tipo de documento

Artigo Científico

Título da Revista

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Título de Volume

Área do conhecimento

Ciências Humanas

Modalidade de acesso

Acesso fechado

Editora

Autores

Caminha, Amanda Nunes
Silva, Jessica Mateus
Calazans, Karina Rodrigues
Thondorf, Nayara de Oliveira

Orientador

Alonso, Angelica Castilho

Coorientador

Modenesi, Rafael Diego

Resumo

A atividade docente tem uma incidência grande associada ao estresse, que fica mais evidente no Home Office instaurado durante a pandemia. Objetivo: comparar a presença da Síndrome de Bournout (SB) em professores após dois anos de pandemia. Métodos: Trata-se de pesquisa coorte, com 80 professores, realizada em 2020 e dois anos depois. Foi utilizado formulário virtual, coletado dados sociodemográfico e de trabalho. Para identificar a SB, foi utilizado o questionário de Maslach Burnout Inventory (MBI). Resultados: A maioria relata trabalhar mais. Não houve diferença nos domínios do MBI, a exaustão emocional continuou alta (30 pontos), a despersonalização (6 pontos) e a baixa realização pessoal (30 pontos) ficou média. Conclusão: A SB pode resultar de jornadas de trabalho desgastantes, fadiga, cansaço e o sentimento de inaptidão para o cargo são sintomas comuns. A possível premissa, é que a modalidade home office contribuiu para o surgimento dos sintomas apresentados.

Palavras-chave

Home office, Síndrome de Burnout (SB), Pandemia

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