Ciências Biológicas - Licenciatura

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  • Artigo Científico Acesso aberto
    Bronquite e Infarto Agudo do Miocárdio: uma relação grave
    (2022-06-11) Santos, Josafá Victor; Santos, Rafaela Pereira
    O presente artigo tem o objetivo de descrever e entender as relações que existem entre a bronquite e o infarto agudo do miocárdio, visto que, são doenças que comprometem a vivencia e a saúde humana. Sendo assim, para compreender melhor essas duas doenças, foi realizada uma revisão de literatura a cerca principalmente de suas características, visando perceber os prejuízos que trazem para a saúde humana, assim como, também foi mostrado as prevenções, tratamentos, imagens para ilustrar vírus, placas de ateroma e processos de tratamentos e por último os fatores de riscos, buscando compreender a gravidade de cada uma delas e a sua relação, ou seja, tanto do IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), como também os tipos de bronquite. Desta forma, a partir dessa pesquisa foi possível identificar relações entre as duas patologias que são, disfunção entre a oferta e demanda de oxigenação, inflamação com a influência de agentes infecciosos, como também a influência medicamentosa como a claritromicina para o tratamento da bronquite.
  • Monografia Acesso aberto
    Educação ambiental: sua importância e desafios frente aos problemas ambientais contemporâneos
    (2021) De Menezes, Venícius Rabelo
    Diante do atual modelo de sociedade capitalista, que prioriza apenas o consumo de produtos com pouco durabilidade, é notório à grande extração da matéria prima, esgotando cada vez mais, os recursos naturais. Além disso, com o crescimento desordenado da população, surge cada vezes mais problemas ambientais, como o descarte irregular de lixo, liberação de poluentes industriais no ar e a poluição pelo excesso de veículos, que originam o aquecimento global e destroem cada vez mais a camada de ozônio. Devido a diversos problemas socioambientais foi necessário criar leis e instituições que protejam a biodiversidade, principalmente a flora e fauna de diversos biomas, pois estes sofrem maiores danos nas atividades econômicas mundiais. A educação ambiental é um caminho que possibilitará a mudança de comportamento e cultura, nas ações e atitudes humanas sobre o meio ambiente, apontando um caminho mais sustentável com o uso da reciclagem, economia de água e energia, descarte correto do lixo, reflorestamento, entre outras mudanças cotidianas, levando a uma melhor relação do homem com a natureza, quebrando o mito que os bens naturais são ilimitados, além de deixar claro que o planeta não resistirá a tantas atitudes irracionais por muito tempo, comprometendo o futuro das próximas gerações.
  • Monografia Acesso aberto
    Intolerância a lactose: fisiopatologia, diagnóstico e tratamento
    (2021-11-20) Ribeiro, Maria Bianca Soares;; Fonseca, Lidiane da Silva
    A intolerância à lactose é a incapacidade parcial ou total de digerir o açúcar do leite, e isso pode ocorrer devido à deficiência na enzima lactase que é responsável por fazer a quebra da lactose no organismo humano. Essa patologia muitas vezes costuma ser confundida com a alergia ao leite, mas os sintomas costumam ser diferentes, já que a alergia é uma reação imunológica imediata, e a intolerância é uma deficiência da enzima responsável pela digestão da proteína do leite. O presente estudo tem como objetivo descrever a intolerância à lactose, seu diagnóstico, aspectos fisiopatológicos e tratamento em indivíduos acometidos por esse problema. E para isso foi realizada uma revisão da literatura onde foram levantados trabalhos dos últimos dez anos escritos nas línguas portuguesa nas bases de dados Lilacs, Scielo e no google acadêmico, que abordam o tema de modo claro e atual. Durante o estudo pode-se verificar alguns testes para diagnósticos da intolerância à lactose e opções de tratamentos que irão variar de acordo com o tipo de lactose do paciente, já que existem três classificações que vai de moderada a muito agressiva. E foi possível concluir que é importante fazer um diagnóstico correto, para a partir do diagnóstico, procurar o tratamento mais adequado ao quadro clínico.
  • Monografia Acesso aberto
    Educação Sexual na Escola: princípios, objetivos e desafios.
    (2021-12-10) França, Gêisa dos Santos
    O presente trabalho realizado por meio de uma Revisão Bibliográfica Sistemática teve por finalidade mostrar os desafios existentes da educação sexual, tanto no ambiente familiar como escolar. Estes desafios ocorrem, principalmente, pela falta de preparo os pais e das escolas, assim como pela falta de apoio da comunidade em geral, para que a educação sexual seja trabalhada como uma ferramenta para prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) na adolescência e de uma possível gravidez não planejada. Assim, fica evidente a carência de discussões sobre educação sexual nas escolas e nas famílias. Vale destacar a importância de se observar as situações de vulnerabilidade das crianças e adolescentes em relação aos riscos das IST’s e dos casos de gravidez não planejada, assim como para casos de violência e abuso sexual. Desta forma, é possível enfatizar a necessidade de contribuições nas estruturas do Plano Nacional de Educação (PNE), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Base Comum Curricular (BNCC) para as escolas e professores, através de orientações de implantações e prática sobre a temática em questão, a fim de que estes possam trabalhar da melhor forma com os jovens, principalmente os mais vulneráveis, o contexto complexo da Educação Sexual, quebrando uma premissa discriminatória de que a educação sexual incentiva os jovens a prática sexual precoce.
  • Monografia Acesso aberto
    Tecnologias na educação: possibilidades e desafios metodológicos
    (2021-12-17) Carvalho, Luciano Menezes
    O trabalho em questão aborda a história das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), relatando as grandes contribuições em todos os seguimentos sociais, com foco na trajetória e contribuições das TICs no ambiente educacional. Um ambiente no qual os equipamentos tecnológicos foram inseridos a muito tempo, mas com uso e reconhecimento a passos lentos, visto que, grande parte dos professores, ainda hoje se restringem ao uso dos aparatos digitais. Em contrapartida o Ensino a Distância (EAD) sempre explorou de modo amplo o uso das TICs, sendo um método com potencialidade, fragilidades e desafios, assim como o ensino remoto, adotado durante a pandemia. Momento no qual os professores se viram obrigados a se familiarizar de forma rápida a vários recursos tecnológicos que favorecessem o ensino. Desta forma, metodologias inovadoras de educação aliadas às tecnologias passaram a ser mais presentes nas aulas virtuais, ferramentas e plataformas precisaram ser dominadas por professores e alunos, professores se reinventaram, e alguns alunos passaram a ser mais ativos nas atividades. Destaca-se a importância da ludicidade nas aulas remotas, momentos de aulas desafiadoras, mas que também trouxeram uma perspectiva para um ensino hibrido de qualidade e de metodologias eficazes, graças as experiências e aprendizados durante esse período que ainda estamos vivendo, proporcionando uma nova visão de como fazer educação nos tempos modernos.
  • Monografia Acesso aberto
    A INTERPRETAÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO E A ESCOLA COMO FERRAMENTAS TRANSFÓBICAS: fatores que impedem a TRANS-formação da realidade de corpos dissidentes no espaço escolar.
    (2021-12-10) Gonçalves, Edinando Neto
    A transfobia está enraizada no espaço educacional e acaba sendo validada diariamente, dificultando a permanência de corpos dissidentes nesse ambiente. A interpretação do conhecimento biológico é outra ferramenta que auxilia nesse processo, sendo utilizada para julgar os corpos como normais ou patológicos. O objetivo central deste trabalho é analisar o emprego inadequado de conhecimentos biológicos para sustentar discursos transfóbicos dentro das escolas e conhecer as consequências geradas por um ensino excludente. Além de, buscar identificar alternativas para tornar esse ambiente mais inclusivo e aberto à diversidade. A metodologia utilizada no trabalho foi a Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS), focando em trabalhos publicados nos últimos 10 anos. Identificou-se que os conhecimentos biológicos são empregados como uma maneira de categorizar corpos trans, impondo o que devem fazer e quais locais devem frequentar. No espaço escolar, a infraestrutura é planejada para atender apenas as pessoas cisgêneros. Isso pode ser percebido em atitudes simples, como a recusa em reconhecer as pessoas trans/trav pelo nome social e o impedimento do uso dos banheiros de acordo com a identidade de gênero. A falta de preparo dos docentes e da gestão para lidar com a temática, e a ausência do debate de gênero no currículo escolar e em documentos educacionais, como a BNCC e o PNE sustentam a transfobia. Nesse contexto, os alunos cis desenvolvem certa repulsa pelos alunos trans/trav, excluindo-os do convívio social e educacional. Percebe-se a necessidade de incluir essa temática nos documentos educacionais, para que estes possam ser debatidos nas escolas. Além disso, a capacitação da gestão pedagógica, a formação continuada dos docentes e a inclusão do tema nos cursos de graduação são aspectos importantes para que possam trabalhá-lo corretamente com os alunos.
  • Monografia Acesso aberto
    CIÊNCIA x FAKE NEWS: o que há por trás da Covid-19
    (2021-12-16) DE ASSIS, Douglas Henrique Evangelista
    Uma grave crie sanitária assolou o mundo nestes dois últimos anos, causada pelo vírus da Covid-19, um agente patogênico perigoso facilmente transmitido pelo ar e que causa graves crises respiratórias, entre outros sintomas. Assim, em meados de 2020 foi declarada situação de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), justamente pelas inúmeras pessoas que vieram a falecer por complicações relacionadas a esse novo vírus até então desconhecido. Medidas preventivas de combate a esse novo vírus foram estabelecidas pela OMS, como uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social, bem como outras orientações estabelecidas para conter o avanço das contaminações. Contudo, além das orientações fornecidas pela OMS, começaram a circular nas mídias digitais fake news relacionadas ao vírus da Covid-19, que traziam conteúdos distorcidos e mal-intencionados para a população, ocasionando um maior risco à saúde das pessoas. Esse fato levantou a necessidade do debate sobre o combate as fake news, que entram em contrassenso com as informações disponíveis pela ciência. Desta forma, de um lado há conteúdos falsos, que são facilmente compreendidos por quem o lê se tornando mais atrativo e convincentes, e do outro se tem informações precisas, mas pouco procuradas, por possuírem uma linguagem mais formal e menos atrativa para os leitores. Assim se torna relevante uma explicação sobre a importância das informações cientificas e como são estabelecidas, ao mesmo tempo em que se destaca os impactos negativos provenientes das fake news na população, sobretudo quando relacionadas à pandemia da Covid-19. O trabalho de monografia realizado visou justamente comparar dados científicos com informações contidas em fake news, trazendo também algumas das principais fake news que circularam nos primeiros meses de pandemia, buscando desmistificar os conteúdos inverídicos, através de dados científicos.
  • Monografia Acesso aberto
    A história da COVID-19 no Brasil e no mundo, e o tratamento alternativo com veneno da serpente Bothrops jararacuçu
    (2021-12-15) Santos, Glediston Oliveira
    A COVID-19 é uma doença infecciosa que provoca febre, cansaço, tosse seca, em casos mais graves, falta de ar, e é causada pelo novo coronavírus, o SARS-CoV-2, potencialmente grave e com elevada transmissibilidade e de distribuição global. Se tornou pandemia em março de 2020, mas surgiu em dezembro de 2019 na China. À medida que a doença avançava, novas orientações eram vinculadas, visando a prevenção e um número menor de internações, e mortes. Entretanto, muita gente resistiu e ainda resiste às orientações, acabando indo contra as instruções dos especialistas, piorando assim, o quadro sanitário de determinados locais. Enquanto o vírus SARS-CoV-2 se disseminava, os cientistas testaram vários medicamentos para desacelerar a mortalidade global, alguns mostraram bons resultados in vitro, no entanto, não obtiveram resultados promissores quando testados in vivo ou em testes com seres humanos. Um peptídeo presente no veneno da serpente brasileira Bothrops jararacuçu (LACERDA, 1884), surgiu como uma alternativa promissora de tratamento em pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2. Esta inibiu em 75% a replicação do SARS-CoV-2 em células de macaco, ou seja, in vivo. Esse estudo visa a criação de um possível medicamento que iniba a replicação viral e que, ao mesmo tempo, não tenha efeitos adversos graves. Este trabalho trata-se de uma Revisão Bibliográfica Sistemática, que teve objetivo central entender a dinâmica da COVID-19 no Brasil e no mundo, assim como, compreender os resultados já obtidos e as perspectivas futuras em relação ao tratamento da doença através do peptídeo encontrado no veneno da serpente B. jararacuçu.