Análise do lançamento de um novo produto farmacêutico: Um estudo correlacional com a teoria de gestão de desenvolvimento de Henrique Rosenfeld
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Data
2022-12-06
Tipo de documento
Estudo de Caso
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Engenharias
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Henrique Gallesco, André
Franco de Souza Minussi, Larissa
Do Nascimento Lima, Relaine
Orientador
Benatti Cassetari, Andreza
Coorientador
Resumo
Este artigo consistiu em uma pesquisa correlacional entre as estratégias realizadas por uma indústria farmacêutica, no
lançamento de novas marcas no mercado brasileiro, durante o ano de 2021, e a teoria de gestão de desenvolvimento do
produto, de Rosenfeld et al (2006). Este estudo possibilitou conhecer como pode ser aplicada essa teoria em um caso real
de lançamento de um produto. Utilizou-se como ferramenta a análise dos dados e resultados compartilhados pela empresa,
de forma sigilosa, e as biografias de Rosenfeld et al (2006) e outros autores pertinentes. Como resultado, percebeu-se que
a indústria apresentou algumas falhas durante o seu processo de planejamento de seus lançamentos, além de sofrer com
os impactos da nova variante da Covid-19, Ômicron, entretanto por se tratar de marcas ainda muito novas no mercado,
não foi possível afirmar se o lançamento foi um sucesso ou não. Frente a isso, ficou evidente que o planejamento
estratégico ainda na fase de pré-lançamento é imprescindível para o sucesso e consolidação de novas marcas no mercado
brasileiro
Palavras-chave
lançamento, medicamento, indústria farmacêutica, desenvolvimento do produto, marketing