O papel da educação e da linguagem no processo de discriminação e atenuação do racismo no Brasil

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Data
2006
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
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Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Teixeira, Rozana
Orientador
Litaiff, Aldo
Coorientador
Resumo
The study presented in this dissertation is relative the image of Brazilian black in didatic and pardidactic book. Object if point the paper of visual language of the didactic and paradidactics books, in fundamental teaches, in that say about attenuation or perpetuation of racism in the Brazil. The presented theories search shows that the images that do part of daily school are basic to explain and reinforce our relation with the visual world, which is essential for the intellectual activity of the children in apprenticeship situation. For as much, start if of presuppose that a social development of individual passes, necessarily, for the images with which had contact long of life, particularly of school life. The research presented if serve of dice quality, which reply a question much particulars ,in this case, the image that children between 11 to 15 years old retain in your memories of black in the didactic book, and a that the one images transmit and as interfere in your life. The first phase of work understood a one lift of collections didactics and paradidactics book available and in use in the school chosen to a research, the register of images and text that carry a importance of diversity cultural Brazilian, those considered positive and negative images. The participant agents of field research, pupils of 5ª, 6ª and 7ª series, of state college Helios Antonio de Souza, had used the visual language, through drawings, to portray the image of Brazilian black in the didactic and paradidactic book. It was intended show, with this, the school life of descending pupils’ afro, as also contributed to modify inside of school space existing prejudiced relations of pupil for descending, aboriginal, aged, obese, pupils with necessities special, etc…
O estudo apresentado nesta dissertação é relativo à imagem do negro brasileiro no livro didático e paradidático. Objetivou-se apontar o papel da linguagem visual dos livros didáticos e paradidáticos, do ensino fundamental, no que diz respeito à atenuação ou à perpetuação do racismo no Brasil. As teorias apresentadas procuram mostrar que as imagens que fazem parte do cotidiano escolar são fundamentais para explicar e reforçar a nossa relação com o mundo visual, que é essencial para a atividade intelectual das crianças em situação de aprendizagem. Para tanto, partiu-se do pressuposto que o desenvolvimento social do indivíduo passa, necessariamente, pelas imagens com as quais teve contato ao longo da vida, particularmente da vida escolar. A pesquisa apresentada se serve de dados qualitativos, que respondem a questões muito particulares, neste caso, a imagem que crianças de 11 a 15 anos de idade retêm em suas memórias do negro no livro didático, o que essas imagens transmitem e como interferem em suas vidas. A primeira fase do trabalho compreende a um levantamento de coleções de livros didáticos e paradidáticos, disponíveis e em uso na escola escolhida para a pesquisa, registro de imagens e textos que levantam a importância da diversidade cultural brasileira; imagens estas consideradas positivas ou negativas. Os agentes participantes da pesquisa de campo, alunos de 5ª, 6ª e 7ª séries, do Colégio Estadual Hélio Antonio de Souza, utilizaram a linguagem visual, através de desenhos, para retratar a imagem do negro brasileiro no livro didático e paradidático. Pretendeu-se mostrar com isto a vida escolar de alunos afros descendentes, como também contribuir para modificar as relações preconceituosas existentes dentro do espaço escolar de aluno para aluno, em relação a afro-descendentes, indígenas, idosos, obesos, alunos com necessidades especiais etc

Palavras-chave
Linguagem visual, Educação, Imagem, Racismo, Livros didáticos
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