O uso de imagens para a apreensão da cultura: uma abordagem baseada na filosofia peirceana

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2017

Tipo de documento

Tese

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Hansen, Cynthia

Orientador

Neckel, Nádia Régia Maffi

Coorientador

Resumo

Society builds itself as a culture from the most prosaic attitudes of everyday life to the most complex problematizations that it puts on the agenda for its own reflection. Therefore, one cannot expect to be able to imprison culture in one concept. Culture is a context in which a profusion of significant possibilities (behaviors, artifacts, states of consciousness) intertwines. An apprehension of this context invariably demands a search for categories of analysis capable of encompassing it holistically, that is, by considering all their different - and even contradictory - aspects. In view of this context, the aim of this thesis is to show that it is possible to extract knowledge about the world from the phenomena that constitute this very world and that the semiotic analysis of images produced by people about their everyday experiences is a valid strategy for this. Given this interest, the first step of the work was to draw a relation between the contemporary moment, culture and images, in order to discuss images as cultural artifacts in their signic potentialities. After that, we sought to identify an object representative of the current time, for which it were possible to look at aiming the elaboration of a corpus of images. Then, a method based on Peircean philosophy was developed, including not only the relations of signification that the thinker proposes, but also his phenomenology and philosophical connections with Aesthetics, Ethics and Logic, to deal with this corpus in order to extract inferences about the contemporary. The findings of the research allow us to think how diligent attention to certain social actions and the use of a conceptual tool adapted to the holistic character of the cultural context are capable of providing inferences that can be considered valid because they emerge from the same group that negotiates the meanings there potentialized and because these inferences express, at different levels, their beliefs, desires and intentions.
A sociedade se constrói enquanto cultura desde as atitudes mais prosaicas do dia-a-dia até as problematizações mais complexas que coloca em pauta para sua própria reflexão. Não se pode esperar, portanto, que seja possível aprisionar a cultura em um conceito. A cultura é um contexto no qual uma profusão de possibilidades significantes (comportamentos, artefatos, estados de consciência) se entrelaça. Uma apreensão deste contexto invariavelmente demanda que se busque categorias de análise capazes de abarcá-lo de forma holista, ou seja, considerando todos os seus diferentes – e mesmo contraditórios – aspectos. Em vista deste contexto, o objetivo desta tese é mostrar que é possível extrair conhecimento sobre o mundo a partir dos fenômenos que constituem este próprio mundo e que a análise semiótica de imagens produzidas pelas pessoas a respeito de suas experiências cotidianas é uma estratégia válida para isso. Dado deste interesse, o primeiro passo do trabalho foi traçar uma relação entre o momento contemporâneo, a cultura e as imagens para, então, discutir as imagens, enquanto artefatos culturais, em suas potencialidades sígnicas. Isto feito, buscou-se identificar um objeto representativo do tempo atual, para o qual fosse possível olhar visando a elaboração de um corpus de imagens e se desenvolveu um método baseado na filosofia peirceana, incluindo não só as relações de significação que o pensador propõe, mas também sua fenomenologia e as conexões filosóficas com a Estética, a Ética e a Lógica, para lidar com este corpus a fim de extrair inferências a respeito do contemporâneo. Os achados da pesquisa permitem pensar como a atenção diligente a determinadas ações sociais e o uso de uma ferramenta conceitual adaptada ao caráter holista do contexto cultural são capazes de fornecer inferências que podem ser consideras válidas porque se dão a partir do grupo mesmo que negocia os significados ali potencializados expressando, em diferentes níveis, suas crenças, desejos e intenções.

Palavras-chave

Contemporâneo, Cultura, Imagem, Charles Sanders Peirce, Filosofia peirceana

Citação