O nu e o vestido: o corpo na fotografia de moda
Carregando...
Arquivos
Data
2015
Tipo de documento
DissertaĆ§Ć£o
TĆtulo da Revista
ISSN da Revista
TĆtulo de Volume
Ćrea do conhecimento
LinguĆstica, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Tisott, Camila Giusti
Orientador
Flores, Giovanna Benedetto
Coorientador
Resumo
From observing the naked female bodies presented in fashion shoots, and realizing the body not as something natural, but as something that is the product of culture, not questioning the body of fashion and not the fashion of the body rises hypotheses about the body as a symbol of the contemporary. Using as a conceptual base the notion of Maffesoli saturation for explanation of body modification and analysis of images phenomenology and semiotics theory Peirce. To the concept of contemporary, addressed the concept of modern and postmodern, as well as the comrades of time. Fashion as prosthesis is considered as a social function that assists in changing body shapes. Ending with a semiotic analysis, describing the first three layers of information, namely: the first linked the photo characteristics, the second relating photo information with itself (cause and effect) and the third relating to the context, demonstrating the hypotheses about the body as a symbol of the contemporary.
A partir da observaĆ§Ć£o dos corpos femininos nus apresentados em fotografias de moda, e percebendo o corpo nĆ£o como algo natural, mas como algo que Ć© produto da cultura, nĆ£o questionando o corpo da moda e nem a moda do corpo, levanta-se hipĆ³teses sobre o corpo como sĆmbolo do contemporĆ¢neo. Abordamos a noĆ§Ć£o de saturaĆ§Ć£o de Maffesoli (2010) para explicar o movimento de transformaĆ§Ć£o dos corpos e utilizamos para anĆ”lise das imagens a fenomenologia e a teoria semiĆ³tica de Peirce (2005). Para o conceito de contemporĆ¢neo, utilizamos o conceito de moderno e pĆ³s-moderno, bem como o de comrades of time de Goys (2010) e tambĆ©m o contemporĆ¢neo de Agamben (2011). Com o auxĆlio da teoria de gĆ³es e VillaƧa (2014), a moda como prĆ³tese Ć© abordada como funĆ§Ć£o social que auxilia na alteraĆ§Ć£o das formas do corpo. Finalizamos com uma anĆ”lise semiĆ³tica, descrevendo as trĆŖs primeiras camadas de informaĆ§Ć£o, sendo elas: a primeira ligada Ć s caracterĆsticas da foto, a segunda relacionando as informaƧƵes da fotografia com ela mesma (relaĆ§Ć£o de causa e efeito) e a terceira relacionando com o contexto, demonstrando as hipĆ³teses sobre o corpo como sĆmbolo do contemporĆ¢neo.
A partir da observaĆ§Ć£o dos corpos femininos nus apresentados em fotografias de moda, e percebendo o corpo nĆ£o como algo natural, mas como algo que Ć© produto da cultura, nĆ£o questionando o corpo da moda e nem a moda do corpo, levanta-se hipĆ³teses sobre o corpo como sĆmbolo do contemporĆ¢neo. Abordamos a noĆ§Ć£o de saturaĆ§Ć£o de Maffesoli (2010) para explicar o movimento de transformaĆ§Ć£o dos corpos e utilizamos para anĆ”lise das imagens a fenomenologia e a teoria semiĆ³tica de Peirce (2005). Para o conceito de contemporĆ¢neo, utilizamos o conceito de moderno e pĆ³s-moderno, bem como o de comrades of time de Goys (2010) e tambĆ©m o contemporĆ¢neo de Agamben (2011). Com o auxĆlio da teoria de gĆ³es e VillaƧa (2014), a moda como prĆ³tese Ć© abordada como funĆ§Ć£o social que auxilia na alteraĆ§Ć£o das formas do corpo. Finalizamos com uma anĆ”lise semiĆ³tica, descrevendo as trĆŖs primeiras camadas de informaĆ§Ć£o, sendo elas: a primeira ligada Ć s caracterĆsticas da foto, a segunda relacionando as informaƧƵes da fotografia com ela mesma (relaĆ§Ć£o de causa e efeito) e a terceira relacionando com o contexto, demonstrando as hipĆ³teses sobre o corpo como sĆmbolo do contemporĆ¢neo.
Palavras-chave
Corpo, Fotografia, Moda, SemiĆ³tica