Efeitos do uso de metilfenidato no desempenho escolar de crianças e adolescentes com tdah: uma revisão sistemática da literatura
Carregando...
Data
2022-09-23
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências da Saúde
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Maurilio, Maria
Orientador
de Bitencourt, Rafael Mariano
Coorientador
Resumo
Resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas ou ambientais, que aparece na primeira infância e se estende ao longo da vida do indivíduo, se caracterizando por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. O baixo desempenho escolar está intimamente relacionado ao TDAH, sendo este um dos principais motivos para o uso. Nesse sentido, o principal medicamento utilizado é o metilfenidato, o qual possui efeitos questionáveis em relação aos eventuais benefícios ou malefícios acerca do desempenho escolar em crianças e adolescentes com TDAH. Objetivo: Analisar, através de uma revisão sistemática da literatura, o desempenho acadêmico das crianças e adolescentes com TDAH que fazem uso do Metilfenidato (MPH) em comparação com crianças e adolescentes que não usam MPH. Métodos: Revisão sistemática de artigos nas bases de dados do MEDLINE/PubMed, EMBASE (Elsevier), CENTRAL (The Cochrane Central Register of Controlled Trials The Cochrane Library), LILACS (Literatura científica e técnica da América Latina e Caribe / BVS - Biblioteca Virtual em Saúde). Considerações finais: Embora haja efeitos adversos relevantes a serem considerados, o uso do MPH nos estudos selecionados para esta revisão parece demonstrar efeitos benéficos no que diz respeito ao desempenho escolar, provavelmente devido à ação do medicamento sobre a diminuição da hiperatividade, impulsividade e aumentando o tempo de atenção. Contudo, é importante salientar que estes estudos apresentam limitações importantes, como o fato de não mostrarem resultados a longo prazo, sejam relacionados ao desempenho escolar ou possíveis efeitos adversos oriundos de um tratamento contínuo.
Palavras-chave
TDAH, Metilfenidato, Desempenho Escolar