O texto publicitário em sala de aula: modos de produção de sentido na formação do sujeito leitor

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Data
2012
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Casagrande, Jucirlei Pereira
Orientador
Braga, Sandro
Coorientador
Resumo
This paper aims to propose a reflection about the production process of reading the text in advertising textbook Portuguese Languages William Robert Cherry and Thereza strand Magellan, the first year of high school and analyze the functionality of these texts in the formation of subject-reader, since reading the advertising copy used to enlarge the repertoire of the learner beyond the purely verbal text, greatly expanding the discursive competence. Furthermore, advertising is part of the everyday student, is a text of great social movement and therefore, according to the guidelines of Curriculum Proposal of Santa Catarina and the National Curriculum, should be part of the Portuguese language classes to a production job read. The research is guided by the concepts of Discourse Analysis of French orientation, as Pecheux and Orlandi, who brings the historical framework as the constitution of the subject, ideology as a determinant in the production of meaning and reading as the critical moment in the relationship between author / text / reader. And, within this perspective of reading as a discursive practice, in which the reader is challenged by the subject-position that affects (dis) builds the text read and gives directions that are not always as expected by the author. The research investigates the posture of the textbook on the recommendations of working with textual diversity and increase the capacity of the student reader through new readings, besides those common to textbooks, namely the advertising text.
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de reflexão acerca do processo de produção de leitura do texto publicitário no livro didático Português Linguagens de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, do primeiro ano do Ensino Médio e analisar a funcionalidade desses textos na formação do sujeito-leitor, uma vez que a leitura do texto publicitário permite ampliar o repertório do aluno para além do texto puramente verbal, ampliando sobremaneira a competência discursiva. Além disso, a publicidade faz parte do cotidiano do aluno, é um texto de grande circulação social e por isso, segundo as orientações da Proposta Curricular de Santa Catarina e dos Parâmetros Curriculares Nacionais, deve fazer parte das aulas de língua portuguesa a fim de um trabalho de produção de leitura. A pesquisa está pautada pelos conceitos da Análise do Discurso de orientação francesa, conforme Pêcheux e Orlandi, que traz como arcabouço a historicidade na constituição do sujeito, a ideologia como determinante na produção de sentidos e a leitura como o momento crítico da relação entre autor/texto/leitor. E, dentro dessa perspectiva de leitura como prática discursiva, em que o leitor é interpelado pela posição-sujeito que o afeta, (des) constrói o texto lido e atribui-lhe sentidos que nem sempre são os esperados pelo autor. A pesquisa busca investigar postura do livro didático diante das recomendações do trabalho com a diversidade textual e da ampliação da capacidade leitora do aluno por meio de novas leituras, além daquelas comuns aos livros didáticos, a saber, o texto publicitário.

Palavras-chave
Texto publicitário, Livro Didático, Leitura, Produção de sentidos
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