A fotografia de Pierre Fatumbi Verger: método-Experiência-Afeto

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Data
2019
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
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Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Martins, Daniela Cristiane
Orientador
Santos, Antônio Carlos Gonçalves dos
Coorientador
Resumo
The present study proposes to analyze Pierre Fatumbi Verger's method-experience-affect, from his photographs and, later, by his research in the field of ethnography and anthropology. This method-experience-affect definition was observed after extensive analysis of his personal and visual biography. Verger often argues that he has no preformatted working method and is guided by the “unconscious”. It was this “unconscious” that led us to look more closely at his work and to realize that much of the method-experience-affect is born because of its “tortuous path” and contrary to its Cartesian method. This study was based on the question of portrait, defended by Stella Senra, rostidade, by Gilles Deleuze and Félix Guattari and theory of affection, thought by Baruch de Espinosa.
Pierre Fatumbi Verger afirma que sua atuação profissional não é pautada por um método de trabalho pré-formatado e que é guiado pelo “inconsciente”. Este inconsciente nos leva a olhar com atenção o fotógrafo por vários ângulos – biografia pessoal, produção imagética e pesquisas nos campos da etnografia e antropologia – para perceber que esse não-método de trabalho nasce por conta de um caminho tortuoso e contrário ao método cartesiano. O presente estudo tem como objetivo analisar o que conveniamos chamar aqui “método-experiência-afeto” de Verger em sua produção visual sobre o candomblé – um marco fundamental na trajetória pessoal e profissional do fotógrafo francês. A pesquisa foi pautada nas questões de retrato, defendida por Stella Senra; rostidade, de Gilles Deleuze e Félix Guattari; e Teoria do Afeto, proposta por Baruch de Espinosa.

Palavras-chave
Fotografia, Método Afeto Pierre Fatumbi Verger
Citação