As imagens de campanhas publicitárias de moda como dispositivos de docilização do corpo da mulher

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Data

2018

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

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Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Vaz, Jéssica

Orientador

Cernicchiaro, Ana Carolina

Coorientador

Resumo

This dissertation seeks to show how fashion images are used by biopower as a device to docilize female bodies in the control society. Through Giorgio Agamben and his conceptualization of the term device; of Michel Foucault and his writings on the disciplinary society, the concepts of power and biopolitics; Gilles Deleuze with his theory of control society, and Judith Butler (2016), with his theory about compulsory heterosexuality and a performative genre, we will discuss the constant search for disciplining women through patterns of beauty, pre-established gender and socially considered behavior acceptable.
A presente dissertação busca mostrar como as imagens de moda são utilizadas pelo biopoder como um dispositivo para docilizar os corpos femininos na sociedade de controle. Através de Giorgio Agamben e sua conceituação do termo dispositivo; de Michel Foucault e seus escritos sobre a sociedade disciplinar, os conceitos de poder e de biopolítica; Gilles Deleuze com sua teoria a respeito da sociedade de controle, e Judith Butler, com sua teoria a respeito de uma heterossexualidade compulsória e de um gênero performativo, discutir-se-á a questão da constante busca por disciplinar as mulheres através de padrões de beleza, gênero e comportamento pré-estabelecidos considerados socialmente aceitáveis.

Palavras-chave

Moda, Dispositivo, Corpo feminino

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