Cultura escolar e identidades: pesquisa com alunos e professores do ensino médio inovador da escola de ensino médio Annes Gualberto, Imbituba SC

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2015
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Alves, Luana
Orientador
Farias, Deisi Scunderlick Eloy de
Coorientador
Resumo
A presente pesquisa refere-se ao estudo realizado com professores e alunos do ensino Médio Inovador da Escola de Ensino Médio Engenheiro Annes Gualberto, localizada no município de Imbituba SC. A investigação envolve analisar a relação entre memória, identidade social e cultura local em duas turmas de 1° e 2° ano do ensino Médio Inovador. O estudo foi realizado por meio de fontes bibliográficas, documentais e aplicação de questionários com educandos e educadores, além do levantamento do patrimônio cultural de Imbituba. O estudo mostra que o diálogo entre a sociedade e o patrimônio cultural garante a preservação de princípios culturais formadores da identidade social de um povo, articulando-o como agente transformador da sociedade, e responsável pela formação cidadã.
This research refers to the study performed with teachers and students of Innovative High School (EMI [Ensino Medio Inovador], in brazilian portuguese) from the Escola de Ensino Medio Engenheiro Annes Gualberto, located in Imbituba, estate of Santa Catarina. The research involves analyzing the relationship between memory, social indentity and local culture in two groups of 1¡Æ and 2¨¬ year of inn vative High School. The study analyzed the relation between memory, social identity, and local culture through bibliographic and documentary sources with an application of questionnaire involving teachers and students, besides the gathering of Imbituba.s cultural patrimony. Thereat, the study shows that the dialog between the society and the cultural patrimony ensures the preservation of cultural principles, which form the social identity of a people, articulating it as a transformer agent of society, and responsible for the citizen formation.

Palavras-chave
Cultura de massa, Patrimônio cultural, Ensino médio
Citação