Revoluções da linguagem estética: a escola Bauhaus (1919-1933)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2008

Tipo de documento

Dissertação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Área do conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Modalidade de acesso

Acesso aberto

Editora

Autores

Dolzan, Jorge Elias

Orientador

Litaiff, Aldo

Coorientador

Resumo

This work want to show that the history of design, understood here as language, was marked by revolutions. The origin of design occurs during the Industrial Revolution, meantime was in the epoch between the two heavy wars of the 20th century, that the Bahuaus School was define this area, allowing their understanding and action. Influenced by the Circle of Viena, Scholl of Frankfurt and Praga, this institution has define the design and aesthetics modern language. The objective of this work is to analyze the Bauhaus contributions for the “revolution” aesthetics of design and, consequently, of the modern aesthetic language. In addition to the acknowledgement of historical moment, this dissertation present the analysis of two chairs (one in Art Noveau and the other of the Bauhaus) and project of contemporary interior’s design, allowing understand that what has been developed in that school still remains symbol of modernity, aesthetic language inexistent before their time
Este trabalho pretende mostrar que a história do design, entendido aqui como linguagem, foi marcada por revoluções. A gênese do design ocorre durante a Revolução Industrial, entretanto foi no período entre as duas Grandes Guerras do Século XX, que a Escola Bauhaus definiu esta área, possibilitando sua compreensão e ação profissional. Influenciada pelo Círculo de Viena, Escola de Frankfurt e de Praga, esta instituição definiu o design e a linguagem estética moderna. O objetivo deste trabalho é o de analisar a contribuição da Bauhaus para a “revolução” da estética do design e, consequentemente, da linguagem estética moderna. Além da validação do momento histórico, esta dissertação apresenta a análise de duas cadeiras (um da Art Noveau e a outra da Bauhaus) e de projeto de design de interiores contemporâneos, possibilitando perceber que o que foi desenvolvido nessa Escola ainda continua sendo símbolo de modernidade, linguagem estética inexistente antes de sua época.

Palavras-chave

Design, Linguagem, Estética, Paradigma, Revolução

Citação