O endomarketing como fator motivacional no departamento acadêmico de linguagem, tecnologia, educação e ciência- DALTEC/IFSC
Carregando...
Data
2023-02-24
Tipo de documento
Dissertação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Área do conhecimento
Ciências Sociais Aplicadas
Modalidade de acesso
Acesso aberto
Editora
Autores
Ana Cristina de Faria
Orientador
Graziela Oste Graziano Cremonezi
Coorientador
Resumo
O endomarketing tem como objetivo criar um ambiente positivo e motivador para os
funcionários dentro das organizações, fomentando a cultura, valores e objetivos da empresa para melhorar a satisfação e o engajamento dos colaboradores. Pode ser utilizado em organizações de todos os tamanhos e segmentos, sendo uma ferramenta importante para aprimorar a performance das organizações e auxiliar na retenção de talentos. A pesquisa teve como objetivo analisar as práticas de endomarketing e de que modo atuam como fator motivacional no setor de Registro Acadêmico do DALTEC do Instituto Federal de Santa Catarina. Como método de coleta de dados foi utilizado a entrevista e como resultados do estudo, buscou-se apresentar a percepção dos servidores em relação à capacitação, interação com a instituição, correlacionando o Registro acadêmico, o uso das ferramentas de endomarketing e a motivação dos servidores. Chega-se à conclusão de que o Instituto Federal apresenta um relevante potencial para desenvolver um programa de endomarketing, por possuir qualidade na educação e credibilidade na sociedade, o que determina a permanência de seus Câmpus nas regiões em que foram implantados, mas não torna o endomarketing, de fato, um
meio de informação, comunicação e desenvolvimento perante seu público interno em especial seus servidores. A pesquisa foi relevante por possibilitar uma compreensão do endomarketing e sua relação com a motivação dos servidores do Registro Acadêmico do DALTEC do IFSC e ajudar esta instituição de ensino e outras a conhecer e implementar o endomarketing como forma de melhoria institucional.
Palavras-chave
Endomarketing, marketing interno, comunicação, motivação